quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PRAÇA DO CHILE [ IX ]

 Praça do Chile - (2012) - Foto de Sammy (Antiga entrada do "Hospital de Arroios" pela "Rua António Pereira Carrilho" in CAIS DO OLHAR
 Praça do Chile - (2000)- (O antigo "Hospital de Arroios" visto da "Praça do Chile" ao entardecer) in SKYSCRAPERCITY
 Praça do Chile - (2000) - ("Praça do Chile", estátua de "Fernão de Magalhães" em segundo plano o "Hospital de Arroios") in SKYSCRAPERCITY
 Praça do Chile - (1960) Foto de Armando Serôdio ("Santa Teresinha do menino Jesus", painel de azulejos fabricado na "Fábrica de Cerâmica de Constância" e pintado por "Leopoldo Battistini". "Aníbal de Castro" que dirigiu este serviço de 1925 a 1950, doou à clínica de Cardiologia o painel que lhe fora ofertado pelo artista. Estava colocado no claustro do antigo "Hospital de Arroios") in AFML 
Praça do Chile -(1961) Foto de Artur Goulart (Entrada do "Hospital de Arroios" pela "Rua António Pereira Carrilho) in AFML

(CONTINUAÇÃO) - PRAÇA DO CHILE [ IX ]

«O HOSPITAL DE ARROIOS ( 2 )»

Com a nomeação de «REYNALDO DOS SANTOS» para o cargo de Director do "Serviço de Cirurgia", em 1925, o «HOSPITAL DE ARROIOS» atingiu a sua época áurea, tendo ficado conhecido na história dos «HOSPITAIS CIVIS DE LISBOA» e dando origem à designação espontânea e carinhosa de "UNIVERSIDADE DE ARROIOS".
«REYNALDO DOS SANTOS», juntamente com «ANÍBAL DE CASTRO», ambos rodeados de excelentes colaboradores, organizaram ali uma "Unidade Médica-Cirúrgica" com estreita ligação ao "Laboratório" e à "Radiologia", que lhes permitiu realizar trabalho cientifico de alto nível, dos quais se destacam as primeiras «AORTOGRAFIAS» e «ARTERIOGRAFIAS» dos membros feitas em todo o mundo.
Posteriormente o «HOSPITAL DE ARROIOS» entrou em progressiva decadência à qual não foi estranha a degradação do edifício. Por fim possuía apenas uma enfermaria de "Medicina Interna" que funcionava sem apoio local de meios complementares de diagnóstico.
Depois de várias hesitações, o «HOSPITAL DE ARROIOS» foi encerrado em 1992, tendo os médicos e os doentes do "Serviço de Medicina" sido distribuídos por vários hospitais de LISBOA.
Em 1995 foi realizado um acordo entre a «SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA» e os «HOSPITAIS CIVIS DE LISBOA», com o objectivo de transformar o «HOSPITAL DE ARROIOS» em retaguarda dos outros hospitais, tendo sido posteriormente anulado.
"No início de 2004 o espaço foi adquirido por uma imobiliária do "Grupo FIBEIRA", que apresentou na CML um projecto de construção nova - para um "condomínio com habitação e comércio" - reprovado por não salvaguardar os valores patrimoniais. Em Novembro de 2004 o projecto era aprovado e previa a construção de 150 apartamentos e 17 lojas, em nove blocos de seis a oito pisos, e só a "IGREJA" e os "CLAUSTROS" se manteriam.
Em Fevereiro de 2005, a demolição foi aprovada, mas em 2008 o futuro era incerto"( 1 ).
Em 29 de Outubro de 2011 noticiava o "Jornal SOL" que: "Hospital vendido por 11 milhões e comprado por 21 milhões minutos depois".
Presentemente e apesar de algumas limpezas no exterior a nível do solo, o edifício ainda se encontra degradado e o seu espaço térreo serve de parque de estacionamento para carros.
E assim aquele que foi o antigo "Noviciado da Companhia de Jesus", mais tarde o "Convento das Freiras da  Imaculada Conceição" depois "Hospital Rainha D. Amélia", e finalmente "Hospital de Arroios", continua a aguardar que seja tomada uma decisão sobre o seu destino final.

- ( 1 ) - CIDADANIA LX

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «PRAÇA DO CHILE [ X ] -O COLÉGIO DO NOVICIADO DA COMPANHIA DE JESUS» 

Sem comentários: