quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ VIII ]

 Rua Alfredo Pimenta - (194_)? - ("Alfredo Pimenta" possivelmente  nos anos quarenta) in                  O REACCIONÁRIO
 Rua Alfredo Pimenta - (2000) - (A "RUA ALFREDO PIMENTA" na antiga "RUA 1" do "Bairro de Santa Cruz") in A CAPITAL
 Rua Alfredo Pimenta - (1940)? - (Fotografia de "Alfredo Pimenta" in O PORTAL DA HISTÓRIA
Rua Alfredo Pimenta - (2007) - (Uma panorâmica do "Bairro de Santa Cruz" onde podemos observar a "Rua Alfredo Pimenta" com um "X") in GOOGLE EARTH

(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ VIII ]

«A RUA ALFREDO PIMENTA ( 2)»

«ALFREDO PIMENTA» começou por ser militante anarquista, mas em breve aderia ao evolucionismo republicano, aproximando-se assim do futuro presidente «ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA» e tornando-se, por isso, colaborador assíduo do jornal «REPÚBLICA», fundado por aquele político.
Depois, utilizando o pseudónimo de "LORD HENRY", passou a escrever no jornal «A RESTAURAÇÃO», de "Homem Cristo filho", personalidade também controversa, com começos no anarquismo e mudança para ideias monárquicas e mais tarde para o fascismo. 
O seu feitio irrequieto e a "VERVE" ( 1 ) espontânea predestinavam-no para a polémica. Ficou célebre, por exemplo, a disputa que travou no jornal «O DIA», com o respectivo director, o jornalista «José Augusto Moreira de Almeida». Aí garantia "PIMENTA" que a «REPÚBLICA» tinha todas as condições para ser um regime de tranquilidade e ordem.
Tal convicção não o impediu, porém, de acabar por aderir ao "INTEGRALISMO LUSITANO" e através deste, ao "PARTIDO MONÁRQUICO". Extremista começou e assim foi sempre.
Conta-se que uma vez quis ZURZIR ( 2 ) num então jovem escritor que usava o apelido de seu pai, um dos maiores vultos da Literatura Portuguesa. Escreveu "ALFREDO PIMENTA" que certos nomes deveriam morrer com as pessoas, para evitar o despudor dos descendentes. O ofendido reagiu e, numa tarde no "CHIADO", agrediu o polemista.  Veio a polícia de giro, que tentou apaziguar as coisas, censurando o facto de "dois Cavalheiros andarem ali em zaragata". Perguntou então a ambos se tudo podia ficar por ali ou se queriam alguma coisa um do outro. O candidato a escritor respondeu desdenhosamente que nada pretendia; "ALFREDO PIMENTA", limpando o chapéu que caíra da refrega, resmungou: "Se quero alguma coisa desse senhor? Só queria que ele aprendesse a escrever... Mas não consigo!"
A par da actividade literária (foi poeta e historiador), exerceu cargos públicos (esteve na TORRE DO TOMBO em 1913 e no ARQUIVO MUNICIPAL DE GUIMARÃES no ano de 1931).
A sua obra perdurável situa-se no campo da HISTÓRIA, sobretudo na "IDADE MÉDIA".
Obras principais: "HISTÓRIA DE PORTUGAL", 1934; "D. JOÃO III, 1936; "SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DE PORTUGAL", 1937 e "ESTUDOS HISTÓRICOS", 1937-1948 (série de 25 pequenos ensaios).
Os jornais e as polémicas estavam-lhe, contudo na massa do sangue.
No ano da sua morte (1950), ainda mantinha uma coluna regular no jornal "DIÁRIO DE NOTÍCIAS", sobre "CULTURAS ESTRANGEIRAS E CULTURA PORTUGUESA".
LISBOA acabou por consagrar o seu nome numa RUA, na freguesia de BENFICA.

( 1 ) - "VERVE" - (do Francês verve) - imaginação ardente; vivacidade no escrever e no falar; vigor de expressão; facúndia.

( 2 ) - "ZURZIR" -Açoitar; afligir; azorragar; bater; castigar; chicotear; coçar; criticar; desancar; escovar; espancar; flagelar; fustigar; injuriar; magoar; maltratar; molestar; verberar; verdascar; vergastar; zimbar e zunir. (Dicionário de Sinónimos - Ex-Tertúlia Edípica - Porto Editora - 1977.

Apalear; atormentar; azurzir; chicotar; criticar severamente; dizer ou escrever asperamente; exprobar; fazer mal a; malhar; maltratar com chibata, vara ou pancada; maltratar com palavras ásperas; punir; responder com aspereza; zumbar. (Dicionário de Sinónimos e Locuções da Língua Portuguesa de AGENOR COSTA - 1959.

Açoutar; bater em, espancar; afugentar fustigando; dizer ou escrever palavras ásperas contra alguém.(Dicionário da Língua Portuguesa - Coordenação de JOSÉ PEDRO MACHADO - Soc. de Língua Portuguesa - 1958 - LISBOA.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)-«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS [ IX ]-RUA AGOSTINHO DE CAMPOS».

2 comentários:

Casa Canadá disse...

Procurei a Rua da Beneficência mas sem sucesso...gostava de fazer uma surpresa ao meu pai que foi um membro muito activo do Larangeiras.
Parabéns pelo Blog.
Bem haja,
GN

APS disse...

Caro GN (Casa Canadá)
Obrigado pelas suas palavras a este Blogue.
Realmente ainda não escrevi sobre a «RUA DA BENEFICÊNCIA» embora a conheça muito superficialmente.
Quanto à "CASA CANADÁ", vi o blogue com este nome e deduzo estar relacionado com a sua pessoa. Lamento não ter conhecido antes, quando escrevi a «RUA AUGUSTA» e falei de várias casas ali instaladas.
Cumprimentos
APS