terça-feira, 12 de março de 2013

RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ VI ]

 Rua de Dona Estefânia - (2012) -(O edifício construído no local onde tinha existido um cinema de bairro nos anos 30 do século passado, de nome -"TRIANON",  "PALÁCIO"  e "AVIS") in GOOGLE EARTH 
 Rua de Dona Estefânia - (2010) Foto de Luís Aguiar (Edifício no local do antigo cinema, na esquina da "Avenida Duque D'ÁVILA" com a "Rua de Dona Estefânia") in PANORAMIO
 Rua de Dona Estefânia - (anos 50) (Planta do "Cinema Palácio" no início dos anos cinquenta do século passado) in AFML
 Rua de Dona Estefânia - ( c. 1960) foto de Arnaldo Madureira (Cinema Avis, antes Palácio na "Avenida Duque d'Ávila", 45 esquina para a "Rua de Dona Estefânia") in AFML
 Rua de Dona Estefânia - (1956) - (O interior do cinema AVIS nos anos cinquenta) in AFML
Rua de Dona Estefânia - (1932) (Anúncio da programação no cinema "TRIANON-PALÁCIO" nos anos trinta) in LISBOA 
 Rua de Dona Estefânia - (1930) (Notícia num jornal da época, da inauguração do novo cinema "TRIANON-PALACE", publicado no dia 2 de Janeiro de 1930) in LISBOA
Rua de Dona Estefânia - (1956) (Anúncio do Cinema AVIS na estreia de "A TIRANA" com a espanhola "Paquita Rico" e o actor português "Virgílio Teixeira". A vida, os amores e a glória da "Severa" espanhola) in RESTOS DE COLECÇÃO

(CONTINUAÇÃO) - RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ VI ]

«O CINEMA - TRIANON - PALÁCIO - AVIS»

O edifício grande na esquina da «RUA DE DONA ESTEFÂNIA» mas com entrada principal já na «AVENIDA DUQUE DE ÁVILA» no número 45,  ficava o cinema uma casa de espectáculos que foi mudando de nome com os anos, mas se manteve até à década de 80 como atracção do «BAIRRO ESTEFÂNIA» e seus vizinhos.
Hoje, bem se pode olhar à procura... Os prédios foram todos substituídos, e é preciso uma imaginação a toda à prova para lembrar que, sensivelmente no sítio onde agora está um super mercado de uma conhecida cadeia, existiu o «AVIS», que também foi «PALÁCIO» e que até foi «TRIANON».
Olhe o leitor para o super mercado que se abre para a «AVENIDA DUQUE DE ÁVILA», parte integrante de um prédio janota, com torre e tudo, e imagine-se em 1930.
Se o conseguir, saberá que naquele local, no dia 1 de Janeiro, era inaugurado o «TRIANON», o primeiro cinema das «AVENIDAS NOVAS».
Tinha 500 lugares, divididos por duas plateias e umas tantas frisas. Foi um projecto arrojado do empresário «AUGUSTO DE ORNELAS BRUGES» que comprou o terreno mesmo em frente da antiga estação de recolha de eléctricos do «ARCO DO CEGO».
Não durou muito tempo com este nome. Dois anos depois, houve alterações na casa, novos donos, foi acrescentado um balcão, e o cinema passou a chamar-se «PALÁCIO».
O empresário «VICENTE ALCÂNTARA», que também era dono do cinema «ODEON» (na "Rua dos Condes"), explorava a sala, pelo que os filmes se alternavam entre as duas salas.
No dia 29 de Novembro de 1956 surgiam novos donos e novo nome: o «PALÁCIO» morreu e nasceu o «AVIS».
Aproximada três décadas o «AVIS» terá sido a sala de cinema de referência em LISBOA, em finais de oitenta encerrava, e nos anos  90 do século passado, acabaria por ser demolido para dar lugar a prédios de habitação e comércio.
Como curiosidade o filme «TRINITÁ, COWBOY INSOLENTE» terá sido o último grande êxito ali exibido, pelo menos a avaliar pelo tempo que esteve em cartaz, dizem que a permanência foi dois anos.
Nada resta do CINEMA. Nem a memória do prédio, arrasado que foi o interior: O «TRIANON - PALÁCIO - AVIS» passou à categoria de documento histórico. 
EPÍLOGO - Esta casa de espectáculos estava situada na «AVENIDA DUQUE DE ÁVILA», 45 cujo edifício fazia esquina com a «RUA DE DONA ESTEFÂNIA».

(CONTINUA)-(PRÓXIMO) «RUA DE DOMA ESTEFÂNIA [ VII ] O LARGO DE DONA ESTEFÂNIA»  

Sem comentários: