quarta-feira, 24 de abril de 2013

RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XVIII ]

 Rua de dona Estefânia - (2008) Foto de Getty (Livro dedicado a "D. CATARINA DE BRAGANÇA" da autora "ISABEL STILWELL" Edição da Esfera dos Livros) in ARQUIVO/APS
 Rua de dona Estefânia - (1998)- Foto de autor não identificado (A estátua de "Catarina de Bragança" colocada no "Parque das Nações" no "Jardim do Passeio dos Heróis do Mar", é uma réplica da autoria do Norte-Americano "AUDREY FLACK") in PORTAL DAS NAÇÕES
 Rua de dona Estefânia - (1998) Foto de autor não identificado ((Réplica da estátua de "D. Catarina de Bragança" com destino ao bairro "QUEENS" em New York, da autoria de "AUDREY FLACK") in PORTAL DAS NAÇÕES
 Rua de dona Estefânia - (1998) Foto de autor não identificado (Palácio mandado construir por "D. Catarina de Bragança", onde viveu quando regressou a Portugal) in FACTOS E FIGURAS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL
 Rua de dona Estefânia - (depois de 1693) Desenho de autor não identificado ("Palácio da Bemposta" ou "Palácio da Rainha" mandado construir por "D. Catarina de Bragança" rainha da Inglaterra, depois de regressar a Portugal) in PALÁCIO BEMPOSTA
Rua de dona Estefânia - (Século XVII) ("Carlos II" rei da Inglaterra num quadro a cavalo, propriedade da Embaixada Britânica de Lisboa) in FACTOS E FIGURAS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL

(CONTINUAÇÃO)- RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XVIII ]

«A RAINHA DONA CATARINA DE BRAGANÇA (4)»

Embora as diferenças de costumes entre PORTUGAL e a INGLATERRA tivessem criado alguns dissabores iniciais a "D. CATARINA", a verdade é que a princesa portuguesa se adaptou à etiqueta a as modas inglesas, passando a apreciar os passeios públicos, os jogos de cartas, as danças e os espectáculos. Aliás, "D. CATARINA" não deixou de exercer alguma influencia na sua nova pátria. Poucos saberão, por exemplo, que o hábito de consumir CHÁ, até então pouco conhecido na Ilha, foi ali introduzido pela portuguesa, que era grande apreciadora, até se tornar hoje a bebida nacional inglesa. Poucos saberão igualmente que a rainha incentivou o gosto pelo Teatro e que foi graças a si que, pela primeira vez, se cantou ópera italiana em Londres, em Janeiro de 1675.
"D. Catarina" ficaria célebre pela sua bondade, paciência e prudência.
Ninguém a poderia, no fundo considerar capaz de qualquer acção menos digna ou lesiva para o Rei ou os interesses do Reino. Até os seus inimigos e rivais a ela recorreram. Um dos casos mais célebres foi a de "Lady Frances Stuart", amante do Rei que após cair em desgraça apelou à Rainha que a perdoasse e protegesse, ao que "D. Catarina" acedeu.
Também "Lord Monmouth", filho ilegítimo de "Carlos II" e chefe protestante, que se manifestara hostil à Rainha, viria a apelar para que lhe salvasse a vida, no que "D. Catarina" se empenhou, intercedendo junto do seu cunhado, que então reinava como "Jaime II".

A vida de "D. CATARINA DE BRAGANÇA" parece ter causado alguma impressão junto do público Norte-Americano. De facto, existe hoje em dia um interesse crescente pela vida e personalidade da Rainha, sobretudo em NEW YORK. A sua ligação a esta cidade é curiosa: tendo o local sido tomado aos Holandeses, os Ingleses mudaram o seu nome de «NOVA AMESTERDÃO» para «NOVA YORK», em homenagem ao "Duque de York", irmão de "Carlos II", autor da conquista. O monarca baptizou então uma das áreas de «KING'S COUNTY» e outra de «QUEEN'S COUNTY», em homenagem a "D.CATARINA".
Hoje em dia, o Bairro de "QUEEN'S" é uma das zonas mais florescentes de "NEW YORK".
Desde 1986, por ocasião do 360º aniversário do nascimento de "D. CATARINA", que tem crescido o interesse local por esta personagem. Foi criada uma associação com o nome de «FRIENDS OF QUEEN CATHERINE», com o objectivo de erguer uma estátua a «D. CATARINA» cuja organização de fundos começou imediatamente, assim como a escolha do projecto da estátua.

A ideia da estátua de «D. CATARINA» que o bairro «QUEEN'S» ia receber não chegou a ser concretizada. E assim se perdeu uma boa oportunidade de homenagear aquela Rainha, cuja maioria das pessoas desconhecem a sua verdadeira importância na história de um país. 
Foi esta portuguesa que introduziu no Reino Unido o famoso costume do "CHÁ DAS CINCO", o uso de "LEQUES" e a "LOIÇA DE PORCELANA" (até aí desconhecida na sociedade inglesa).
Com a infanta foram também importantes bastiões de Portugal e do seu Império, como as cidades de TANGER e BOMBAIM; esta última viria a ser um dos baluartes do «IMPÉRIO BRITÂNICO».
Pensamos que esta estátua, seria uma merecida homenagem a esta princesa portuguesa. Para tristeza de todos aqueles que acreditam que «D. CATARINA» foi uma grande mulher e Rainha, a colocação da estátua não foi autorizada, por um grupo de moradores, principalmente afro-americanos, acreditavam que o simbolismo da estátua provinha de uma família que tinha lucrado com o comércio de escravos.
Presentemente encontra-se uma réplica dessa estátua - da autoria do Norte-Americano "AUDREY FLACK" - colocada no «PARQUE DAS NAÇÕES» no local do «JARDIM DO PASSEIO DOS HERÓIS DO MAR» em LISBOA, na zona Oriental desta cidade, desde o ano de 1998.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DE DONA ESTEFÂNIA [ XIX ] - O PAÇO E CAPELA DA BEMPOSTA».

Sem comentários: