sábado, 2 de agosto de 2014

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XII ]

RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA (2)
 Rua Actor António Silva - (2014) - (A "RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA" vista da "RUA CIPRIANO DOURADO" na freguesia do LUMIAR) in  GOOGLE EARTH
 Rua Actor António Silva - (2014) - (Um troço da "RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA" ao fundo a "ALAMEDA DAS LINHAS DE TORRES")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Actor António Silva - (2007) - (A "RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA" e a vista superior do viaduto da Estação do Metro do "CAMPO GRANDE")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Actor António Silva - (1943) Autor do cartaz PACHECO (Cartaz do filme "O COSTA DO CASTELO" de Artur Duarte, segundo a peça do mesmo nome de JOÃO BASTOS. No elenco: Maria Matos, António Silva, Milú, Fernando Courado Ribeiro e Teresa Casal) in  RESTOS DE COLECÇÃO
 Rua Actor António Silva - (1944) - (Cartaz do filme "A MENINA DA RÁDIO" de Artur Duarte. No elenco: Maria Matos, António Silva, Teresa Casal, Óscar de Lemos, Maria Eugénia, Fernando Courado Ribeiro, Maria Gabriela, Maria Olguim e Ribeirinho)  in  RESTOS DE COLECÇÃO
Rua Actor António Silva - (1947) (Cartaz do filme "O LEÃO DA ESTRELA" de Artur Duarte. No elenco: ANTÓNIO SILVA, Milú, Laura Alves, Artur Agostinho, Maria Olguim, Cremilda de Oliveira, Óscar Acúrcio e Erico Braga) in  RESTOS DE COLECÇÃO


(CONTINUAÇÃO) -RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XII ]

«RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA ( 2 )»

Em 1940, ANTÓNIO SILVA desempenha o papel de ferrador "TEOTÓNIO" no filme "JOÃO RATÃO" de Jorge Brum do Canto, com alguns outros populares actores como; SANTOS CARVALHO, o "tendeiro",  "ÁLVARO DE ALMEIDA" o "farmacêutico", e "COSTINHA" o "ervanário" um elenco humorístico, precioso do filme, dizia "EUGÉNIO NAVARRO" o cronista do jornal "A VOZ" nessa época.
O "FEITIÇO DO IMPÉRIO" (1940) de António Lopes Ribeiro, dizia o "DIÁRIO DE LISBOA" que ANTÓNIO SILVA sempre natural, no seu processo cómico.
Em 1941, como "Evaristo" em  "O PÁTIO DAS CANTIGAS" de Francisco Ribeiro (Ribeirinho), no ano de 1942 fez uma intervenção especial no filme "LOBOS DA SERRA" de Jorge Brum do Canto, "Fernando Fragoso" em "ANIMATÓGRAFO" diz: "que gostou de ver ANTÓNIO SILVA fora dos papeis caricaturais que ultimamente vem desempenhado".
Em 1943, ANTÓNIO SILVA compôs a figura de "Simplício Costa" como um dos elementos decisivos para o sucesso de "O COSTA DO CASTELO", de Artur Duarte, tendo RAUL FARIA DA FONSECA no "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" reconhecido que "demonstra agora conhecer muito melhor as características da interpretação cinematográfica. Progrediu muito e, à parte o seu "COSTA" optimista, representa uma bela vitória".
Por esta altura, ANTÓNIO LOPES RIBEIRO desafia-o para o seu primeiro papel dramático.
O "JOÃO DA CRUZ" em "AMOR DE PERDIÇÃO"(1943). Vinte anos depois confidenciava "ANTÓNIO SILVA": "Aquele ferrador fez-me recear... E saiu como pôde ver. Gosto bastante daquela interpretação. Passado tanto tempo, ainda sinto um especial carinho pela figura". Em 1944 ganha o prémio ACTOR DO ANO, do SNI-Secretariado Nacional da Informação, pelo seu desempenho em "A MENINA DA RÁDIO"(1944) de Artur Duarte, no papel do pasteleiro "CIPRIANO".
É nesse ano que faz a sua entrada para a COMPANHIA DE ANTÓNIO E FRANCISCO LOPES RIBEIRO, COMEDIANTES DE LISBOA, em cujo elenco inicial figuraram: LUCÍLIA SIMÕES; MARIA LALANDE; ASSIS PACHECO; JOÃO VILLARET e ANTÓNIO SILVA, que nele permaneceu até 1946.
No primeiro ano, participa "NÃO O LEVARÁS CONTIGO"; "O JOGO DAS ESCONDIDAS", de Ruy Correia Leite, "MISSE BA", de Rudolf Besier e "A ROSA ENJEITADA" de D. João da Câmara.
Em 1945 com os COMEDIANTES DE LISBOA: "O REI" de Robert de Flers, "FANNY"; "A MENSAGEIRA DE DEUS"; "PIGMALIÃO", de Bernard Shaw, em que atinge o ponto mais alto da sua carreira com a interpretação da personagem de "ALFRED DOOLIRTE".
No ano de 1950 forma uma SOCIEDADE ARTÍSTICA que explorou o TEATRO APOLO durante dois anos, em que participaram actores como: IRENE ISIDRO; LAURA ALVES; RIBEIRINHO; BARROSO LOPES e CARLOS ALVES. Trabalhou com LEITÃO DE BARROS, JORGE BRUM DO CANTO, ANTÓNIO LOPES RIBEIRO, ARTUR DUARTE, CONSTANTINO ESTEVES e PERDIGÃO QUEIROGA, alguns dos realizadores com que se cruzou durante mais de 30 anos de cinema. 
 "O LEÃO DA ESTRELA"(1947) de Artur Duarte, "O FADO-HISTÓRIA DE UMA CANTADEIRA"(1947) de Perdigão Queiroga, são alguns dos filmes onde a sua interpretação é notável. O seu último filme terá sido "O SARILHO DE FRALDAS" de Constantino Esteves com ANTÓNIO CALVÁRIO e MADALENA IGLESIAS. Trabalhou ainda até ao ano de 1966 no TEATRO ABC" na revista "ADÃO E ELA" de Rogério Bracinha, José Augusto Ramos, e Badaró, terá sido a última aparição teatral de ANTÓNIO SILVA, que nesse ano - em que completava 80 anos de idade - se reformou. Faleceu no dia 3 de Março de 1970. Um dos segredos de ANTÓNIO SILVA consiste em dizer os maiores disparates com ar sério e natural deste mundo. Nunca se descompunha e, por isso, tornava o riso mais fácil.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [XIII]-RUA ACTOR EPIFÂNIO»

2 comentários:

José Leite disse...

Amigo Agostinho

Muito bem, e merecidamente, recordado nesta sua resenha histórica, o grande actor de teatro e cinema António Silva.

Apenas faltou referir um facto, igualmente importante, o de ter pertencido aos quadros dos "Bombeiros Voluntários da Ajuda" desde 1905.

Começou por bombeiro de 3ª classe em 1 de Dezembro de 1905, atingindo o posto de Comandante da corporação em 7 de Maio de 1932, terminando como Comandante Honorário em 1941.

Um abraço

José Leite

APS disse...

Amigo José Leite

Agradeço o seu comentário oportuno.

Já agora acrescento que era o Nº 11 a folha de matrícula da sua inscrição.

Uma abraço de amizade
APS-Agostinho Paiva Sobreira