sábado, 10 de setembro de 2016

LARGO TRINDADE COELHO [ I ]

«O SÍTIO DE SÃO ROQUE»
Largo Trindade Coelho - (Século XIV) - (Desenho adaptado do "LARGO TRINDADE COELHO" e seu envolvente, sem escala - APS - LEGENDA : 1- Largo Trindade Coelho; 2- Igreja de S. Roque; 3-Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; 4-Museu de São Roque; 5-Palácio Brito Freire-Tomar. A-Torre de ÁLVARO PAIS; B-POSTIGO DE S. ROQUE - (Adaptação do "Postigo de S. Roque" do Livro "A CERCA FERNANDINA DE LISBOA- Engº A. VIEIRA DA SILVA- 1948)   in  ARQUIVO/APS
Largo Trindade Coelho - (2014) - (Panorâmica da antiga freguesia da "ENCARNAÇÃO" hoje "FREGUESIA DA MISERICÓRDIA", onde se insere o "LARGO TRINDADE COELHO" que se chamou de S. ROQUE, embora lhe chamem também "Largo da Misericórdia" in  GOOGLE EARTH
Largo Trindade Coelho - (1650) Desenho de Martins Barata, baseado no Mapa de TINOCO - Gráfico I - Nota-se a "Muralha Fernandina" no lanço que vinha de "S. ROQUE" às "PORTAS DE SANTA CATARINA", e o "BAIRRO ALTO" construído fora das muralhas) in PEREGRINAÇÕES EM LISBOA LIVRO VI
Largo Trindade Coelho - (1938) - Desenho de Martins Barata - GRÁFICO II - do BAIRRO ALTO e SÍTIO DE SÃO ROQUE em meados do  século XX, vendo-se o seu desenvolvimento em relação ao GRÁFICO I)   in PEREGRINAÇÕES EM LISBOA - LIVRO VI

[INÍCIO] - LARGO TRINDADE COELHO [ I ]

«O SÍTIO DE SÃO ROQUE»


LISBOA no ano de 1506 era afectada por uma grande peste, tendo havido necessidade de se construir um Cemitério fora da  cidade.  
Existia um ermo de olivais, muito próximo do "CONVENTO DA TRINDADE" a Norte da «TORRE DE ÁLVARO PAIS». Esse chão, será eventualmente onde mais tarde existiram ( o TEATRO DO BAIRRO ALTO ; o TEATRO DE SÃO ROQUE e o TEATRO DOM ROBERTO ) e ainda a "CASA DAS LOTARIAS" propriedade da SANTA CASA DA MISERICÓRDIA e, onde hoje está instalado o "MUSEU DE SÃO ROQUE".

A compaixão REAL fez erguer junto do CEMITÉRIO a "ERMIDA DE SÃO ROQUE" (padroeiro contra as pestes) para a qual foi doado de VENEZA, uma relíquia do SANTO no reinado de D. MANUEL I, pelo ano de 1509.
Podemos conjecturar e acompanhando o espírito da época, seria uma procissão de "RELÍQUIAS" com pompa solene, as romagens piedosas dos Reis, príncipes, nobres, fidalgos, burgueses e povo.

No tempo de D. JOÃO III, os padres da "COMPANHIA DE JESUS"( 1 ) instalaram-se em "SÃO ROQUE" e de ERMIDA a casa pequena que já lhe encostara, no ano de 1555 foi construído pelo "JESUÍTAS" uma magnifica IGREJA. O TEMPLO só ficou concluído aproximadamente pelo ano de 1580. Ano de má memória para PORTUGAL; com a morte do nosso grande poeta "LUÍS VAZ DE CAMÕES" e a perda da nossa INDEPENDÊNCIA.

Foram tais as ostentações e riquezas da IGREJA que logo fez sombra ao opulento "CONVENTO DA TRINDADE", mais velho século e leio, cuja ORDEM, para fora dos muros e, pelo menos, na orla exterior Nascente também possuía muito chão, para doar ou para vender. 

E "SÃO ROQUE" começou a ter prestígio. nomeadamente a "VILA NOVA DE ANDRADE" onde já se viam construídas algumas casas e delineadas as suas ruas, embora numa definição rudimentar, mas suficientemente cativante para atrair os Nobres, os Burgueses e endinheirados vindos da "ÍNDIA"; aos primitivos marítimos compradores dos primeiros terrenos eram oferecidos trespasses para edificações de solares e de PALÁCIOS.
E assim a "VILA NOVA DE ANDRADE", do "ALTO", entrou a confundir-se com "SÃO ROQUE".
No século XVI terá sido o início feliz desse "BAIRRO", que ainda hoje tem expressão, mas o século XVII foi o grande ciclo criador do "BAIRRO ALTO DE S. ROQUE", e depois "BAIRRO ALTO". Desta associação de nomes, nasceu o topónimo "LARGO DE SÃO ROQUE" que se manteve até ao ano de 1913.

- ( 1 ) - A "COMPANHIA DE JESUS" fundada por SANTO INÁCIO DE LOYOLA em 15 de Agosto de 1534. Nela "militaram" dos grandes nomes da nossa história, os missionários; São Francisco Xavier e o Padre António Vieira.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO TRINDADE COELHO [ II ] O LARGO DE S. ROQUE E SEU ENVOLVIMENTO ( 1 )».

Sem comentários: