sábado, 3 de dezembro de 2016

RUA LUÍS PIÇARRA [ I ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA( 1 )»
 Rua Luís Piçarra - (2016)  - (Panorama de parte da freguesia do "LUMIAR" onde se insere a "RUA LUÍS PIÇARRA", antiga Quinta da MUSGUEIRA)  in   GOOGLE EARTH
 Rua Luís Piçarra - (2016) - (A "RUA LUÍS PIÇARRA" vista de cima, na freguesia do LUMIAR no sítio do "ALTO DO LUMIAR")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Luís Piçarra - (1945) - (Em 1945 LUÍS PIÇARRA parte para o BRASIL, onde inicia uma ascensão magnifica. Actua igualmente no famoso COLON de BUENOS AIRES. Interpretando várias Óperas e diversas Operetas)  in  PORTUGAL ATRAVÉS DO MUNDO 
Rua Luís Piçarra - ( 1940 ) - ("LUÍS PIÇARRA" é o interprete do HINO do "SPORT LISBOA e BENFICA", que  no seu Estádio quando a equipa entra, pode ouvir-se no sistema sonoro. A letra pertence a Manuel Paulino Gomes) (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  BLOGUETOMAR


RUA LUÍS PIÇARRA [ I ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA ( 1 )»

A «RUA LUÍS PIÇARRA" pertence à freguesia do «LUMIAR».
Começa na "RUA JOSÉ CARDOSO PIRES" e termina na "RUA HELENA VAZ DA SILVA", sendo-lhe convergente a "ALAMEDA DA MÚSICA" no seu lado esquerdo.


Por "EDITAL" Nº. 77/2003 fez saber que, por deliberação da C.M.L. foi aprovado por unanimidade na sua reunião de 26.11.2003, o arruamento acima indicado, sendo atribuído à "RUA 3.1" da MALHA 15 do ALTO DO LUMIAR, antes era o espaço da "QUINTA DA MUSGUEIRA", o topónimo de "RUA LUÍS PIÇARRA" - CANTOR - (1917-1999). Foi inaugurada no dia 1 de Outubro de 2004, juntamente com mais seis arruamentos com nomes de maestros, instrumentistas e cantores.
De seu nome completo; "LUÍS RAUL JANEIRO CAEIRO BARBOSA PIÇARRA VALDETERRAZO e RIBADANAYRA" nasceu em MOURA, no ALENTEJO a 23 de Junho de 1917, tendo falecido em LISBOA a 23 de Setembro de 1999. Embora mais conhecido por "LUÍS PIÇARRA". Filho de "LUIZ DA COSTA DE AGUILAR BARBOSA PIÇARRA e de D. LUÍSA MARIA CAEIRO, seu pai terá sido um grande proprietário, possuindo terras em MOURA e em CARCAVELOS. Seu avô materno "MANUEL CAEIRO GONZALES" descendia do irmão do 1.º MARQUÊS DE VALDETERRAZO, 1.º MINISTRO DE ESPANHA no período de (1840-1841).
Sua mãe era pianista, o avô tocava guitarra, talvez esta influencia terá atraído o jovem LUÍS para a música e em particular para o canto.
Ainda estudante de LICEU, frequentava os "COROS DA ÓPERA NACIONAL" e certo dia foi notado pelo maestro italiano "ALFREDO PODOVANI" que o terá aconselhado a seguir a arte do "BELO CANTO". No entanto, frequentou as faculdades de DIREITO (em COIMBRA) e de LETRAS, bem como a ESCOLA NACIONAL DE BELAS-ARTES (onde cursou ARQUITECTURA e ESCULTURA até ao 3º ano), fazendo esporadicamente algumas apresentações na "CASA DO ALENTEJO", com o igualmente jovem "NOBREGA E SOUSA" ao piano, antes de se decidir a envergar profissionalmente pelo canto, tendo já frequentado aulas de música na escola de "FERNANDO DE ALMEIDA" e aulas de canto com a professora "HERMÍNIA ALAGARIM" ( que no seu tempo havia conseguido tornar-se vedeta do TEATRO SCALA, em MILÃO). "LUÍS PIÇARRA" mais tarde seria discípulo do grande tenor "TITO SCHIPPA".

Possuidor de uma voz ímpar, com um timbre bastante melodioso, acrescido de boa extensão de agudos e de incontornáveis pianíssimos que o caracterizavam.
A sua estreia em público ocorreu numa récita do "BARBEIRO DE SEVILHA" de ROSSINI, dirigida pelo maestro "PEDRO BLANCH".
Numa crónica publicada no jornal "O SÉCULO", a propósito da estreia de "O BARBEIRO DE SEVILHA" escrevia "LUÍS DE FREITAS BRANCO" que: "temos em LUÍS PIÇARRA o interprete ideal  do "CONDE DE ALMAVIVA". ROSSINI teria encontrado no nosso compatriota a voz modelada e maleável com que sonhou ao escrever a difícil partitura".

Tinha começado então as suas actuações em festivais e saraus artísticos. Actuou em todas as estações de rádio existentes na época, e, mais tarde a EMISSORA NACIONAL contrata-o por três anos como tenor oficial, tendo nesse espaço de tempo efectuado cerca de 350 emissões em directo, acompanhado por todas as orquestras, e sob a direcção dos principais maestros portugueses da altura.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA LUÍS PIÇARRA [ II ] -A RUA LUÍS PIÇARRA ( 2 )».

1 comentário:

somente eu disse...

Boa tarde,
Cheguei ao seu blogue quando procurava informação sobre as antigas lojas da baixa lisboeta, passo a explicar.
Há uns tempos comprei uma mala de senhora, que julgo ser da década de 50 do século passado, na Feira da Ladra e hoje por um feliz acaso, descobri uma etiqueta onde ainda se consegue ler "R. de Santa Justa, 84".
Já vi que é um estudioso das ruas de Lisboa. Por acaso não tem informação ou saberá onde posso encontrar informação sobre a loja existente no nº 84 da rua de Santa Justa, pelo que consegui apurar seria a loja que se encontrava em frente à Sapataria Ratinho.
Melhores cumprimentos e desde já agradecida pela ajuda.
Ana Domingos