quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

RUA DA PALMA [ IX ]

«O REAL COLISEU DE LISBOA»
 Rua da Palma - (19__ ) Foto de Alexandre Cunha - (Fachada do "REAL COLISEU DE LISBOA" na "RUA DA PALMA" próximo do Hospital do DESTERRO) (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  AML
 Rua da Palma - ( 1887) - ( O "REAL COLISEU DE LISBOA" começou a funcionar na RUA DA PALMA desde finais do século XIX. No interior deste recinto de tão grande significado histórico, realizaram-se em Portugal a partir de Junho de 1896, as primeiras projecções cinematográficas. Relata-nos FELIZ RODRIGUES no seu livro "OS MAIS ANTIGOS CINEMAS DE LISBOA (1896-1939)  in   RESTOS DE COLECÇÃO
 Rua da Palma - (1896) - (Programa do "REAL COLISEU DE LISBOA" na RUA DA PALMA, em 26 de Junho de 1896, apresentava a sua programação, sendo a maior novidade da época "O ANIMATÓGRAFO"  in   FACE BOOK - RUI GONÇALVES
 Rua da Palma - (ant. a 1926) - Foto de José Artur Leitão Bárcia - (Panorâmica onde podemos observar a cúpula do "REAL COLISEU DE LISBOA" na RUA DA PALMA)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  AML 
 Rua da Palma - (1890) - (O "REAL COLISEU DE LISBOA", na RUA DA PALMA. publicava a extraordinária novidade do CIRCO DE BERLIM)  in  RESTOS DE COLECÇÃO 
Rua da Palma - (2016) - (A "RUA DA PALMA" vista da Avenida Almirante Reis à esquerda a entrada para o LARGO DO INTENDENTE, à direita o "CHAFARIZ DO DESTERRO" ou do "INTENDENTE", a GARAGEM LIZ no espaço onde existiu o "REAL COLISEU DE LISBOA" até 1926 do século passado)  in   GOOGLE EARTH   

(CONTINUAÇÃO) - RUA DA PALMA [ IX ]

«O REAL COLISEU DE LISBOA»

No espaço onde hoje se encontra o edifício da "GARAGEM LIZ" foi ali construído o "REAL COLISEU DE LISBOA" em 1887, em terrenos que pertenciam à "CONDESSA de "GERAZ DE LIMA" e depois ao seu viúvo "CONDE DA FOLGOSA".

O "REAL COLISEU DE LISBOA" foi um local de diversão multifuncional, que tanto recebia ópera cómica como circo e espectáculos equestres.Foi neste lugar que se realizou a primeira projecção de "ANIMATÓGRAFO" em PORTUGAL, no dia 18 de Junho de 1896, apenas meio ano depois da estreia MUNDIAL em PARIS.

Inicialmente o "REAL COLISEU DE LISBOA" era um barracão desprovido de certas comodidades, com paredes de madeira e cobertura assente em pilares de ferro que não lhe conferiam o aspecto que o fizesse distinguir de outros recintos, como também a sua localização (na época), numa zona pouco central. Recordamos, que nessa altura o "CHIADO", "ROSSIO" e o "CAIS DO SODRÉ", eram zonas mais habitadas de LISBOA nos finais do século XIX.

O "CONDE DE FOLGOSA" que nomeou administrador "ANTÓNIO SANTOS", um homem com especial talento para a exploração teatral. Foi sem dúvida o responsável pela iniciativa o empresário do "REAL COLISEU DE LISBOA","ANTÓNIO SANTOS", que tendo assistido à espantosa novidade em MADRID, decidiu divulgá-la entre nós, chamando EDWIN ROUSBY, um projeccionista possivelmente de origem Húngara. 
Chegou a LISBOA a 15 de Julho, sendo a máquina projectora usada na primeira sessão pública de cinema em LISBOA, e no nosso país, não foi o "CINEMATÓGRAFO" dos "LÚMIERES", mas sim o "TEATRÓGRAFO", sua concorrente, concebida pelo inglês "ROBERT W. PAUL" electricista e fabricante de instrumentos ópticos, e pioneiro do cinema em INGLATERRA, e aqui em LISBOA anunciando como "ANIMATÓGRAFO" 
A sessão estava para ter lugar a 17 de Junho, mas como o "REAL COLISEU DE LISBOA" não possuía electricidade, foi alugado um gerador, que infelizmente teve uma avaria. Pedidas as devidas desculpas aos 200 convidados, a sessão foi adiada para o dia seguinte, que com sucesso foi apresentada, tratava-se de um pequeno filme do inglês "ROBERT W. PAUL", imagens captadas na  "BOCA DO INFERNO", em CASCAIS no ano de 1896.
Nessa altura, estava em cena uma opereta no "REAL COLISEU DE LISBOA", " O COMENDADOR VENTOINHA", em três actos. O "ANIMATÓGRAFO" ou "TEATRÓGRAFO" foi apresentado num dos intervalos, sem encarecer o preço dos bilhetes: 100 réis na geral. Havia um ecrã de tela branca, com dimensão de três por dois e meio metros, com projecção feita nas costas do ecrã, humedecido para aumentar a transparência, na escuridão da sala.
O "REAL COLISEU DE LISBOA" teve sempre vida precária, e como em 14 de Agosto de 1890 se inaugurou o «COLISEU DOS RECREIOS» na RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO, para onde "ANTÓNIO DOS SANTOS" não tardou a passar na qualidade de empresário, este pequeno "teatro-circo" estava quase sempre fechado.
Em 1917 é alugado à ADMINISTRAÇÃO DOS CORREIOS E TELEGRAFOS para serviço de encomendas postais, até este serviço passar para edifício próprio no lado oposta na RUA DA PALMA. O "REAL COLISEU DE LISBOA" manteve-se ainda de pé, até que em 1926 recebeu a condenação e logo demolição. Foi a época da rectificação do alinhamento da RUA DA PALMA, havendo então sido  encurtado  o "PALÁCIO FOLGOSA", que datava da penúltima década do século XIX.
Praticamente quase todos os terrenos naquela zona pertenciam à herança "GERAZ DE LIMA(FOLGOSA)".
Na confluência da "CALÇADA DO DESTERRO" e próximo do "REAL COLISEU DE LISBOA" em 1917, foi para ali transferido o grande "CHAFARIZ DO DESTERRO", que se encontrava no "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" desde 1824, para fluidez do transito. 

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA PALMA [ X ] -O PARAÍSO DE LISBOA ( 1 )»

Sem comentários: