sábado, 9 de setembro de 2017

RUA BARATA SALGUEIRO [ III ]

«A RUA BARATA SALGUEIRO ( 3 )
 Rua Barata Salgueiro - (2008)  -  Edifício da "CINEMATECA PORTUGUESA" na RUA BARATA SALGUEIRO desde 1979, numa moradia de 1887)  in   LUMINESCENCIAS
 Rua Barata Salgueiro  -  (2013)  -  (Fachada do Edifício da "CINEMATECA PORTUGUESA", numa noite de apresentação cinematográfica)   in  TARDES CINÉFILAS
 Rua Barata Salgueiro  -  (2016)  -  (Panorâmica mais aproximada da "RUA BARATA SALGUEIRO")    in     GOOGLE EARTH 
 Rua Barata Salgueiro  -  (ant. 1996) - Foto de autor não identificado  - (Sede da Companhia de Seguros ZURIQUE, - ao lado da CINEMATECA -  na Rua Barata Salgueiro, num edifício distinguido com uma Menção Honrosa do Prémio VALMOR em 1996)  in   CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 
 Rua Barata Salgueiro -  (2000)  -  Foto de Luís Pavão  -  (Edifício do antigo "BANCO FONSECAS & BURNAY, situado na RUA JOSÉ CASTILHO e esquina com a RUA BARATA SALGUEIRO. Foi prémio VALMOR relativo ao ano de 1984)   in   AML 
 Rua Barata Salgueiro -  (2000)  -  (Fachada do "HOTEL BIS-LISBOA - AVENIDA" na "RUA BARATA SALGUEIRO", 53)    in     AML 
Rua Barata Salgueiro  -  (2000)  Foto de Luís Pavão  -  ( A "RUA BARATA SALGUEIRO" no lado esquerdo podemos ver o edifício do antigo "BES", hoje "NOVO BANCO")    in     AML 

(CONTINUAÇÃO)  - RUA BARATA SALGUEIRO  [ III ]

«A RUA BARATA SALGUEIRO ( 3 )»

A outra abordagem que nos merece também referência por ser bastante antiga é a "CINEMATECA NACIONAL" criada em 1948, graças à pertinácia de um médico que gostava mais de cinema do que de Medicina; "MANUEL FÉLIX RIBEIRO" de seu nome.
Na sequência de uma grande quantidade documental que existia no antigo "SECRETARIADO DE PROPAGANDA NACIONAL", mais tarde o SNI-SECRETARIADO NACIONAL DE INFORMAÇÃO, à guarda do respectivo funcionário deste organismo, sendo o primeiro DIRECTOR da então "CINEMATECA NACIONAL", e teve lugar no "PALÁCIO FOZ" a sua primeira sessão pública e autónoma.
Esta "CINEMATECA" torna-se uma repartição do "INSTITUTO PORTUGUÊS DE CINEMA" em 1973 e 1979, ainda sob a Direcção de FÉLIX RIBEIRO, passando depois para "LUÍS DE PINA".
No ano de 1979 o GOVERNO PORTUGUÊS comprou uma moradia edificada na "RUA BARATA SALGUEIRO" no ano de 1887, para ali instalar a "CINEMATECA PORTUGUESA", agora sob a tutela da "DIRECÇÃO GERAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA".
"JOÃO BÉNARD DA COSTA" em 1991 assume o cargo de Director da "CINEMATECA". Entre 2001 e 2002 o edifício entra em obras de restauração, a cargo dos Arquitectos; "ALBERTO CASTRO NUNES" e " ANTÓNIO MARIA BRAGA". Em Dezembro de 2002 voltaram a funcionar as instalações da "RUA BARATA SALGUEIRO" com um espaço "MUSEOGRÁFICO" e salas de Cinema renovadas.  "MARIA JOÃO SEIXAS", foi a sucessora de "BÉNARD DA COSTA" que assumirá em Janeiro de 2010. No ano de 2014 é nomeado novo director "JOSÉ MANUEL COSTA" de seu nome.
O "MUSEU", espaço dedicado à exposição de vasta e rica colecção relacionada com o tema do cinema, distribui-se por três salas.
E em contínuo desenvolvimento, a CINEMATECA torna-se simultaneamente num precioso arquivo fílmico e no local de exibição das grandes obras do cinema NACIONAL e Estrangeiro. 

Exista ainda nesta artéria um "PRÉMIO VALMOR" e outro "MUNICIPAL DE ARQUITECTURA". Relativo ao ano de 1984, ao edifício construído para o "BANCO FONSECAS & BURNAY" situado na "RUA JOSÉ CASTILHO" com esquina para a RUA BARATA SALGUEIRO, sendo a sua equipa de autores composta por sete Arquitectos, chefiada pelo Arq. CARLOS MOREIRA TOJAL. Trata-se de um edifício com um projecto bem desenhado e bem concebido, uma peça que marca uma época. Hoje engloba vários serviços e balcões.

Um outro edifício construído para a "COMPANHIA DE SEGUROS METROPOLE, SA, situado nesta RUA, no número 41, é distinguido com um prémio, desta vez uma "MENÇÃO HONROSA" do "PRÉMIO VALMOR DE 1996". O júri justificou a sua decisão pela qualidade de intervenção de renovação do edifício, ao qual foi recuperada a fachada do início do século XX e acrescentando um novo volume, adaptando-o a uma nova utilização. O projecto pertence ao Arquitecto "HENRIQUE LAMI TAVARES CHICO", hoje o edifício é sede em PORTUGAL da "COMPANHIA DE SEGUROS ZURICH".

Nesta Rua existe ainda o edifício do "DEUTSCHE  BANK" no número 43 esquina para a "RUA JOSÉ CASTILHO"; o antigo edifício do "BES" hoje "NOVO BANCO" esquina com a "AVENIDA DA LIBERDADE" sensivelmente no mesmo lugar onde o advogado e capitalista "DR. ANTÓNIO ANTÃO BARATA SALGUEIRO" tinha o seu Palácio.
Temos ainda no número 53 o "HOTEL IBIS LISBOA-LIBERDADE"; O "ALTIS PRIME HOTEL" na esquina com a "RUA RODRIGO DA FONSECA" e o "ALTIS GRAND HOTEL" na esquina com a "RUA JOSÉ CASTILHO".
Como é de supor, depois da abertura da "AVENIDA DA LIBERDADE" as artérias que lhe são vizinhas vão mudando também a sua fisionomia, (nomeadamente em edifícios novos ou adaptados) esta com 135 anos, não podia fugir à regra. [ FINAL]

BIBLIOGRAFIA

- ARAÚJO, Norberto de, - PEREGRINAÇÕES EM LISBOA- LIVRO IV-1993 - LISBOA.
- DICIONÁRIO DA HISTÓRIA DE LISBOA - Direcção de Francisco Santana e Eduardo Sucena - 1994 - LISBOA.
- DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA de JOSÉ PEDRO MACHADO - SOCIEDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA - VOL. II - 1960 - LISBOA.

INTERNET


(PRÓXIMO)«RUA TOMÁS ALCAIDE [ I ]-A RUA TOMÁS ALCAIDE E SEU ENQUADRAMENTO»

Sem comentários: