quarta-feira, 14 de novembro de 2018

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (5.ª SÉRIE) [ XII ]

«RUA DR. ANTÓNIO GRANJO»
 Rua Dr. António Granjo  - (2018)   -  (A "RUA DR. ANTÓNIO GRANJO" dividida por duas freguesias de LISBOA, vendo-se no lado esquerdo da foto, a placa Tipo II assinalando o arruamento)  in  GOOGLE EARTH

 Rua Dr. António Granjo -  (2018)   -  (Panorâmica de parte das freguesias de SÃO DOMINGOS DE BENFICA e CAMPOLIDE, onde se insere a "RUA DR. ANTÓNIO GRANJO)  in  GOOGLE EARTH

 Rua Dr. António Granjo  -  (2018)   - (Vista mais aproximada da "RUA DR. ANTÓNIO GRANJO" perto do "I. P. O" de LISBOA e foto virada a SUL)   in   GOOGLE EARTH

Rua Dr. António Granjo  -  (2014)  Foto de José Carlos Baptista  -  (Um troço da "RUA DR. ANTÓNIO GRANJO" nas freguesias de "SÃO DOMINGOS DE BENFICA" e "CAMPOLIDE") in  TOPONÍMIA DE LISBOA 

Rua Dr. António Granjo  -  (2014) Foto de José Carlos Baptista  -  ("PLACA TIPO II" assinalando a "RUA DR. ANTÓNIO GRANJO" , na parte SUL)  in  TOPONÍMIA DE LISBOA

(CONTINUAÇÃO)-RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (5.ª SÉRIE) [ XII ]

«RUA DR. ANTÓNIO GRANJO»

A "RUA DR. ANTÓNIO GRANJO" pertence a duas freguesias. À freguesia de "SÃO DOMINGOS DE BENFICA" e "CAMPOLIDE".  Começa na "RUA PROFESSOR LIMA BASTOS", 125-B e termina na "AVENIDA COLUMBANO BORDALO PINHEIRO", 94-C, sendo atravessada pela "RUA DR. ANTÓNIO MARTINS" (Um MESTRE de esgrima portuguesa de então).

A "COMISSÃO ADMINISTRATIVA DA C.M.L"., na sua sessão de 25 de Fevereiro de 1932, tinha deliberado, que o arruamento constante do projecto aprovado em sessão de 15 de Maio de 1930, situado entra a "ESTRADA DE BENFICA", "RUA MARQUÊS DE FRONTEIRA" e a "ESTRADA DE CAMPOLIDE", fosse dada uma denominação. Assim pelo EDITAL MUNICIPAL de 12 de Março de 1932, foi atribuída com o título abreviado de "DOUTOR" "DR", à "RUA-F" designada por "RUA DR. ANTÓNIO GRANJO", este político que também andou pelos JORNAIS.

O Jornalismo de mãos dadas com a política constituem práticas de muitos anos. Se dúvida houvesse, a nossa série de gente que trabalhou em JORNAIS, com nome nas "RUAS DE LISBOA", que temos vindo a recordar, bastaria para as desfazer.
Hoje não é bem assim, existe uma nítida tendência para as separarem. Senão vejamos; a deontologia exige, por exemplo, que o JORNALISTA profissional que se decida por qualquer cargo politico, devolva a sua carteira profissional. Noutros tempos, a mistura seria mais densa. O certo é que se perpetua este "NAMORO" entre dois mundos, que passam a vida em amuos e queixas reciprocas como se fosse apenas de ódio os laços que os unem. 

"ANTÓNIO JOAQUIM GRANJO" natural de CHAVES nasceu em 27 de Dezembro de 1881, tendo falecido em LISBOA a 20 de Outubro de 1921, (assassinado). Licenciado em DIREITO pela Universidade de COIMBRA, era REPUBLICANO desde a mocidade. Fez parte da "ASSEMBLEIA CONSTITUINTE" de 1911 e não deixou mais de ser deputado. No ano 1919 entre Fevereiro a Julho, foi PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CHAVES e, insurgiu-se contra a MONARQUIA DO NORTE, na tentativa de instauração de um regime monárquico. Foi eleito pelo partido REPUBLICANO EVOLUCIONISTA para a CÂMARA DOS DEPUTADOS. Com naturalidade, ascendeu a MINISTRO, não tendo contudo chegado a dar mostras das suas qualidades, tão rápido foram os MINISTÉRIOS por onde passou. Quando foi assassinado, era nessa altura CHEFE DO GOVERNO.
Conhecida por "NOITE SANGRENTA" foi o cruel assassinato de "ANTÓNIO GRANJO" na noite de 19 para 20 de Outubro de 1921.
Na sequência da revolução de cariz radical, levou-o a pedir a demissão do cargo de "PRESIDENTE DO MINISTÉRIO" que então desempenhava.
Os seus biólogos apontam-no como homem de saber, notável pela honestidade e simplicidade. Desta última qualidade dá  mostras um dito que lhe é atribuído:  ao que parece, o seu tormento maior era ter de envergar traje de cerimónia quando a política lhe exigia: assim, ao provar uma vez uma casaca, "ANTÓNIO GRANJO" exigiu ao alfaiate: "faça-me isso o mais parecido possível com um jaquetão!.
"ANTÓNIO GRANJO" foi essencialmente político e episodicamente "JORNALISTA". Ficou conhecido pela sua passagem pela Direcção do Jornal "REPÚBLICA", diário fundado por "ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS ( 5.ª SÉRIE) [ XIII ]-RUA EÇA DE QUEIROZ ( 1 )».

Sem comentários: