quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE [VI]

Avenida Mouzinho de Albuquerque - (2008) - Foto gentilmente cedida por Rafael Santos - (A Av. Mouz. de Albuquerque, vendo-se a Praça João Azevedo Coutinho e mais à frente a Praça Aires de Ornelas).
Avenida Mouzinho de Albuquerque - (2008) - (Os Heróis das Campanhas de África junto ao Vale Escuro) - (A)-Av. Mouz. de Albuquerque - (B)-PRAÇA AIRES DE ORNELAS - (C)-PRAÇA PAIVA COUCEIRO - (D)-AV. CORONEL EDUARDO GALHARDO - (E)-AVENIDA GENERAL ROÇADAS - in http://Wikimapia.org/

Avenida Mouzinho de Albuquerque - (2008) - (Panorama do envolvente na Av. Mouz. de Albuquerque - (A)-Av. Mouzinho de Albuquerque - (1)-Convento de Santos-o-Novo - (2)-Escola Patrício Prazeres in http://Wikimapia.org/


(CONTINUAÇÃO)
AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE
«EPISÓDIOS SOBRE "AS CAMPANHAS DE ÁFRICA" DE MOUZINHO E SEUS COMPANHEIROS DE ARMAS (2)»
Sem a bravura destes brilhantes oficiais portugueses, não seria possível voltar à normalidade na Província de Moçambique.
Os nomes atrás destacados foram companheiros de armas nas "CAMPANHAS DE ÁFRICA" por isso, os seus nomes foram perpetuados em ruas do antigo «VALE ESCURO». A uma das Avenidas foi dado o nome de «AVENIDA GENERAL ROÇADAS» (José Augusto Alves ROÇADAS), também um notável nessa altura, mas em Angola.
Quanto ao major Alfredo Augusto CALDAS XAVIER, que tinha uma designação no prolongamento Sul da Avenida Mouzinho de Albuquerque, neste momento a informação de nova localização encontra-se em análise pelos serviços da C.M.L..
Um outro companheiro de armas EDUARDO Augusto Rodrigues GALHARDO tem assim, perpetuada a sua memória com a «AVENIDA CORONEL EDUARDO GALHARDO» ligada à Avenida de Mouzinho. AIRES DE ORNELAS e Vasconcelos também oficial da Campanha e jornalista, ficou bem juntinho a Mouzinho numa «PRAÇA» que já foi «PRACETA». João Azevedo Coutinho oficial da Marinha Portuguesa, um dos companheiros e émulo de Mouzinho de Albuquerque, que prestou em África relevantes serviços, tem também uma Praça com seu nome junto desta avenida. Henrique Mitchell de PAIVA COUCEIRO ficou no início da «AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE», abrangida por duas freguesias; «PENHA DE FRANÇA e SÃO JOÃO», com a designação de «PRAÇA PAIVA COUCEIRO».
Na realidade, são quase todos homens feitos de coragem, de abnegação, de alheamento dos próprios interesses, de alto sonho nacionalista e imperial. Nestas «CAMPANHAS DE ÁFRICA», provaram o seu extraordinário valor e fervor patriótico nessa notável época.
Mouzinho! O maior de todos! Diz-nos AIRES DE ORNELAS: «Português completo paladino, governado, intelectual, tão bravo na guerra como esclarecido no gabinete e incisivo, fulgurante na expressão de um pensamento de águia. Perante a podridão liberal que lhe desfigura a imagem da Pátria, a sua reacção só pode ser uma: colérico protesto. Recusa-se a aceitar e a acatar as misérias do Século XIX. Gente mesquinha enredada em intrigas sórdidas, receiam-no, suspeitam-no, detestam-no.
Mouzinho suicida-se com um tiro dentro de um carro de praça. Epílogo sombrio, para o qual se ensaiam explicações diversas. Um parente seu - PEDRO GAIVÃO - encontra decerto a chave do enigma ao escrever: «incompatibilidade quase instintiva dum homem e duma época, que não era a sua época moral». Mouzinho, paladino medievo, é incompatível com a triste feira de vaidades e hipocrisias do LIBERALISMO de 1900.(1)
(1) - Ameal, João - História de Portugal - Porto - 1962 - páginas 660-668.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «A PRAÇA MOUZINHO E O TÚNEL COM LIGAÇÃO À AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE»

Sem comentários: