domingo, 18 de janeiro de 2009

AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE [VII]

Avenida Mouzinho de Albuquerque - (195_) Foto de Artur Goulart (Entrada do referido TÚNEL na Praça Olegário Mariano, freguesia de São Jorge de Arroios) in AFML.
Avenida Mouzinho de Albuquerque - (196_) Foto Artur Goulart (Obras de prolongamento da Avenida) in AFML.

Avenida Mouzinho de Albuquerque - (s/d) Foto de Artur Goulart (Caminho de acesso ao Alto Varejão, no vale seria implantada a Avenida Mouzinho de Albuquerque) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa.
(CONTINUAÇÃO)
AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE
«A PRAÇA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE»
Mouzinho de Albuquerque também foi referenciado numa Praça de Lisboa (hoje bastante central).
Numa referencia do mestre e olisipógrafo Alfredo Mesquita, no seu livro «LISBOA» do inicio do século XX na página 507 dizia: "A Avenida Ressano Garcia pertencia à 2ª zona, por começar já fora da circunvalação.(...) Na planta, o grande ângulo formado pela Estrada da Circunvalação com o Arco do Cego era o que tinha de seguir-se antes da Avenida Ressano Garcia, para ir por exemplo à Praça do Duque de Saldanha, (antiga PRAÇA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE), à entrada do Campo Grande».
A designação de Praça Mouzinho de Albuquerque foi alterada como consta na Acta Número 39 de vinte de Junho de mil novecentos e cinquenta e três (1953) "a Comissão manteve o parecer de que seja integrada no Campo Grande a Praça Mouzinho de Albuquerque" (1).
Por informação da Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da C.M.L., concluímos que a actual Praça Duque de Saldanha, anteriormente designada «PRAÇA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE» antes tinha sido a Rotunda das Picoas 3º Bairro.
TÚNEL COM LIGAÇÃO À AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE
Foi abordado no ano de 2001 pela Câmara de Lisboa, a construção de um túnel sob a colina da Penha da França, com 670 metros de extensão e 14 de largura (duas vias e duas faixas em cada sentido). Iria ligar a «PRAÇA OLEGÁRIO MARIANO» - prolongamento da Rua Pascoal de Melo, nas proximidades da Praça do Chile -à «AVENIDA CORONEL EDUARDO GALHARDO» e esta a uma nova Rotunda a construir na «AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE», que constitui o troço final da primeira circular de Lisboa.
Recordo-me que o início deste túnel na Praça Olegário Mariano, já era visível nos anos 50 do século XX, quando eu diariamente transitava na Passos Manuel, Rua Cavaleiro de Oliveira em direcção à Morais Soares.
O novo túnel tinha por objectivo aliviar o intenso tráfego na zona da Avenida Almirante Reis/Praça do Chile/Rua Morais Soares com uma nova ligação directa à primeira circular de Lisboa, que ligava pelo interior da Cidade às Avenidas de Ceuta a Infante D. Henrique, junto à Estação de Santa Apolónia. (2)
(1) - Actas - 1943-1974 da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa página 159.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «O CONVENTO DE SANTOS-O-NOVO (1)»



Sem comentários: