quarta-feira, 27 de junho de 2018

JARDINS DE LISBOA COM NOMES DE PESSOAS [ III ]

«JARDIM TEÓFILO BRAGA OU JARDIM DA PARADA - JARDIM NUNO ÁLVARES OU JARDIM DE SANTOS( 3 )»
 Jardins de LISBOA com nomes de pessoas - (Jardim de Teófilo Braga ou Jardim da Parada) - (século XXI) Foto de Francisco Falcão -  (Coreto do Jardim Teofilo Braga ou da Parada)  in  JUNGLE KEY
Jardins de LISBOA com nomes de pessoas -  (Jardim Teófilo Braga ou Jardim da Parada) - (2015) Foto de Luísa -  ( Estátua da MARIA DA FONTE colocada neste Jardim no ano de 1920)  in  O MEU BAIRRO 
 Jardins de LISBOA com nomes de pessoas - Jardim Teófilo Braga ou Jardim da Parada - 2013 - Foto de Luísa  -  (O Jardim da Parada entre a RUA TOMÁS DA ANUNCIAÇÃO e a RUA QUATRO DE INFANTARIA no BAIRRO de CAMPO DE OURIQUE)   in    O MEU BAIRRO 
 Jardins de LISBOA com nomes de pessoas -  Jardim Nuno Álvares  ou Jardim de Santos -  (2010) Foto de autor não identificado   -  (No Jardim do Largo de Santos existe uma estátua a RAMALHO ORTIGÃO, inaugurada a 23 de Setembro de 1957)  - ( ABRE EM TAMANHO GRANDE) in  CIÊNCIAS E MARCAS/RUAS DE LISBOA/16.01.2012
Jardins de LISBOA com nomes de Pessoas -  Jardim NUNO ÁLVARES ou JARDIM DE SANTOS - Foto de Margarida Bico  -  (O "JARDIM DO LARGO DE SANTOS" que oficialmente se chama  "NUNO ÁLVARES)   in     PANORÂMICO 


(CONTINUAÇÃO)-JARDINS DE LISBOA COM NOMES DE PESSOAS [ III ]

«JARDIM TEÓFILO BRAGA OU JARDIM DA PARADA -- JARDIM NUNO ÁLVARES OU JARDIM DE SANTOS ( 3 )»

Muito poucos habitantes de "CAMPO DE OURIQUE" se lembrarão também, ao passarem no seu jardim interior e ao qual sempre lhe chamaram "JARDIM DA PARADA", que aquele espaço tranquilo e de abundante variedade de flores, tem o nome do literato e republicano, (presidente em 29 de Maio de 1915, na I REPÚBLICA), o então " TEÓFILO BRAGA".
O nome de «JARDIM DA PARADA» perdeu-se de ali ter sido o antigo terreno da "PARADA" de uma unidade militar, onde em 1920 foi colocada a estátua da "MARIA DA FONTE"( 1 ),  autoria do escultor "ANTÓNIO AUGUSTO DA COSTA (TIO)".
No início deste século a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, procedeu à sua recuperação, dotando-o de novos equipamentos e recuperando alguns elementos que faziam parte do nosso património cultural.
No centro do JARDIM , um lago que alberga patos, peixes e tartarugas possuí alguma estatuária, parque infantil e CORETO. Referente à fama destacam-se algumas espécies, entre as quais; o LODÃO ( 2 ) O CIPRESTE-DE-FOLHA-CADUCA, SEQUÓIA GIGANTE ( 3 ), palmeira-das-Canárias, a Ameixeira-de-jardim a Tília-Prateada, entre outras, a GAVILEA ( 4 )  o PATO-REAL, o MELRO-PRETO, o POMBO DOMÉSTICO, o PARDAL COMUM, numa área de 0,3 ha.
Localizado entre a "RUA TOMÁS DA ANUNCIAÇÃO" e a "RUA QUATRO DE INFANTARIA" pertencia à antiga freguesia de "SANTO CONDESTÁVEL" hoje pertence à freguesia de "CAMPO DE OURIQUE".

A confusão reina também no velho "JARDIM DO LARGO DE SANTOS", ao qual a população chama apenas de ...  "JARDIM DE SANTOS" (outrora chamado de JARDIM DOS GATOS); possui no seu interior uma estátua de "RAMALHO ORTIGÃO" - o escritor de "AS FARPAS" - de bronze com dois metros e sessenta, em cima de um pedestal em granito.  A obra foi executada por "NUMIDICO BESSONE", entre os anos de 1945 e 1956, tendo sido inaugurada a 22 de Novembro de 1957. Em princípio pensava-se que alguma vereação tinha colocado para ali o escritor; nada disso; o JARDIM  chama-se oficialmente «JARDIM DE NUNO ÁLVARES», pela razão simples de, em tempos remotos, ter havido um movimento em favor da colocação naquele lugar de uma estátua do «CONDESTÁVEL».  Aconteceu que o monumento não se colocou ali nem ficou em LISBOA (foi oferecido à VILA DA BATALHA), mas a designação oficial ficou.

( 1 ) - REVOLUÇÃO DA MARIA DA FONTE: Nada fazia prever que o protesto de um grupo de mulheres fosse o primeiro acto do fim do CABRALISMO em Portugal. Assim foi, na primavera de 1846, as foices e as gadanhas minhotas estenderam o rastilho do ódio ao Reino. Tudo acabou na guerra Civil da "PATULEIA".
( 2 )LODÃO - Fruto do país dos LOTÓFAGOS, que fazia esquecer a Pátria aos estrangeiros, tão delicioso era. Nome de várias plantas Ninfáceas, especialmente da espécie nenúfar.  Árvore cuja madeira se aplica em construção."Celtis Australis" - nome popular - LODÃO BASTARDO, GINJINHA-DO-REI.
( 3 ) - SEQUÓIA GIGANTE - Género de coníferas de grande porte, pode viver milénios, e ultrapassar os 100 metros de altura.
( 4 ) -GAVILEA - É um género botânico pertencente à família das orquídeas (orchidaceae)


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«JARDINS DE LISBOA COM NOMES DE PESSOAS[ IV ]-JARDIM BRAAMCAMP FREIRE - CAMPO MÁRTIRES DA PÁTRIA-CAMPO SANTANA - JARDIM MARCELINO MESQUITA OU JARDIM DAS AMOREIRAS».

Sem comentários: