quarta-feira, 13 de junho de 2018

JARDIM FERNANDO PESSA [ II ]

«FERNANDO PESSA MERECEU UM JARDIM COM SEU NOME EM LISBOA ( 2)»
 JARDIM FERNANDO PESSA  - ( 2017)  -  (Reportagem de capacetes usados por Fernando Pessa usados na II Guerra Mundial expostos em LONDRES)   in   DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 Jardim Fernando Pessa -  ( 2017 )  -  (Placa Toponímica TIPO IV no Campo de Jogos do JARDIM FERNANDO PESSA)    in     FREGUESIA DO AREEIRO
Jardim Fernando Pessoa -  ( 2015 ) Autor LIJEALSO  -  (Jardim FERNANDO PESSOA cuja Administração está entregue à CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA)  ( ABRE EM TAMANHO GRANDE)   in   WIKIPÉDIA


(CONTINUAÇÃO) - JARDIM FERNANDO PESSA [ II ]

«FERNANDO PESSA -  MERECEU UM JARDIM COM SEU NOME EM LISBOA ( 2 )

"FERNANDO PESSA" usando um estilo  descontraído e simples, que não era de forma alguma incompatível nem com a cultura que possuía nem com a irrepreensível postura que exibia em todos os lugares, foi aproveitado pelo CINEMA para ser a voz de "inúmeros documentários", que eram apresentados antes dos filme principal se iniciar.
Sóbrio e sério quando necessário, sabia no entanto meter a sua mordacidade subtil sempre que podia.
Chegada a TELEVISÃO, em 5 de Março de 1957, juntou popularidade a voz e a sua própria imagem. Da  entrevista à apresentação de programas, passando pelos seus trabalhos preferidos ( as reportagens no exterior), embora só tenha entrado para os quadros da RTP em 1976,  já com 74 anos de idade.
A sua faceta de «SERVIÇO A LISBOA» traduzia-se no envio de "BILHETES POSTAIS" visíveis e sonoros, dirigidos na maioria dos casos ao Presidente da Edilidade, mas onde os destinatários, podiam ser também quaisquer entidade que pudessem remediar, quantas situações anómalas se lhe deparassem. FERNANDO PESSA apareceu em cima de um pedestal que esteve no CAMPO GRANDE e do qual tinha sido retirada a estátua do MARECHAL CARMONA, ficando assim sem qualquer utilidade. Fez-se filmar também em frente do sinal que apontava a direcção da TORRE DE BELÉM, mas de cuja inscrição já tinha desaparecido o "M" final e o arco inferior do "B" (passando a "P"), pelo que a seta apontava a «TORRE DE PELÉ» (Antigo jogador Brasileiro muito famoso na modalidade de futebol).
"FERNANDO PESSA" avisava para os perigos, buracos, ruínas iminentes , percorria a cidade apontando as mazelas da época.

"JOÃO SOARES", quando Presidente da CÂMARA, prestou-lhe a merecida homenagem. A actual vereação, por recomendação da COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA, deu o nome do locutor e jornalista (que, trabalhando quase até aos cem anos de idade, foi durante longo tempo o mais antigo profissional da Comunicação a nível Mundial), ao JARDIM inaugurado em 2004, com uma área de 1,4 hectares, tendo um equipamento de parque infantil e equipamentos de "FITNESS".

Diz-nos o "JORNAL DE NOTÍCIAS" que: "a cerimónia do descerramento de uma placa toponímica tipo IV, no dia em que o jornalista fazia anos, tendo contado com as presenças de sua viúva, vice.Presidente da CML Eng.º CARMONA RODRIGUES, e da vareadora ANA SOFIA BETTENCOURT (autora da proposta n.º 945/2004 aprovada nos Paços do Concelho de LISBOA, em 25 de Novembro de 2004), e vários colegas de profissão".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«JARDIM FERNANDO PESSA [ III ]"CEM ANOS DE COMUNICAÇÃO (EXCERTOS"».

Sem comentários: