sábado, 16 de junho de 2018

JARDIM FERNANDO PESSA [ III ]

«CEM ANOS DE COMUNICAÇÃO - EXCERTOS»
 Jardim Fernando Pessa - (15.04.2017)  - ( 15 de Abril de 1902, nasce o jovem que mais tarde seria um dos bons comunicadores de Portugal de seu nome FERNANDO PESSA, hoje é dia de homenagem)   in  PT JORNAL
 Jardim Fernando Pessa - (2017)   -   (Requalificação das redes no Jardim Fernando Pessa, na freguesia do Areeiro)   in    JUNTA DE FREGUESIA DO AREEIRO
Jardim Fernando Pessa -  (2011)  (Autor da foto - ABRUXA)  -  (Estátua de uma senhora sentada perto de um banco do JARDIM FERNANDO PESSA)    in    URBANUS  DETALHES   

(CONTINUAÇÃO)- JARDIM FERNANDO PESSA [ III ]

«CEM ANOS DE COMUNICAÇÃO - EXCERTOS»

Introdução sintetizada do  livro «CEM ANOS DE COMUNICAÇÃO» do autor "LUÍS GUIMARÃES".  «"Não é todos os dias que se comemora um centenário, e só por isso a ocasião merece ser celebrada. No caso, "FERNANDO PESSA" é o oposto do exemplo vivo de quem quisesse considerar, ( ... ) a profissão de jornalista como de desgaste rápido ou, quando muito, seria a excepção que confirmaria a regra.
O DECANO dos jornalistas portugueses, e provavelmente mesmo a nível MUNDIAL, não arrumou as botas e estar apenas a convalescer de um acidente doméstico, aborrecendo-se em casa, contando os dias para poder regressar `a "sua casa", ao ambiente que tão bem conhecia e viu evoluir, ao longo de recados a RTP. Fomos, entretanto, surpreendidos com a sua hospitalização com um problema respiratório que, da mesma forma como evitou as V1 tentónicas, saberá rapidamente contornar, para comemorar com saúde o seu século de vida. (...) Duas semanas volvidas, PESSA deixou.nos. (...) . Lá onde agora se encontra, deve olhar-nos, prazenteiro, e atira-nos  " E ESTA HEIN?", de que foi uma derradeira e inesperada travessura. Até sempre FERNANDO..."»  [AUTOR: LUÍS GUIMARÃES].



No prefácio do livro «CEM ANOS DE COMUNICAÇÃO", sobre "FERNANDO PESSA", conta-nos o escritor "JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS".
«"Conheci "FERNANDO PESSA" em LONDRES, no edifício  português foi a BBC. O Decano do Jornalismo português foi visitar a SECÇÃO PORTUGUESA em BUSH HOUSE, ao fundo da KING'S WAY, e a sua entrada encheu de magia as pessoas que ali estavam. Corria o ano de 1988, tinha de 86 anos e a sua figura era objecto de grande deferência da parte de todos os que o rodeavam.
Uma das coisas que depressa saltou à vista é que aquele homem não era um velho. Movia-se com agilidade e, sobretudo, era senhor de um raciocínio rápido, inteligente e lúcido, algo que se reflectia de forma clara na maneira como usava o humor. A sua piada e sempre a propósito eram bem o sintoma de uma saúde mental invejável, batendo neste aspecto qualquer jovem que com ele tentasse competir.  Por detrás daquele aspecto está uma pessoa especial.  "EM COISAS DE IDADE", disse-me uma vez, meditando amenamente sobre uma das ironias da sua vida, «SEMPRE FUI O "MAIS"».  Queria dizer que, em novo,
era sempre o mais jovem de qualquer grupo. Era o mais jovem locutor da E.N., era o mais jovem jornalista da SECÇÃO PORTUGUESA, era o mais jovem nisto e naquilo. E agora, por ironia do destino, é sempre o mais velho. O mais velho jornalista português, o mais velho repórter do Mundo  em actividade, o mais velho em qualquer coisa.
É também uma das velhas velhas referências. Pela sua voz passaram as notícias da E.N. e as novidades da guerra, da resistência e do desafio, transportadas pelas ondas curtas da BBC a, partir de LONDRES.  Foi a sua voz que em 1945 encheu o éter com o anúncio do fim da guerra, foi a sua voz que descreveu a parada da vitória no "THE MAIL", foi ainda a sua voz que ilustrou os documentários noticiosos da UNITED NEWSREAL que oassavam nas salas de cinema em PORTUGAL antes dos filmes protagonizados por; H. BOGART, LAUREN BACALL e GRETA GARBO.
Para a minha geração, FERNANDO PESSA confunde-se com a história da Televisão. A sua voz característica e o seu estilo inconfundível  veio acrescentar-se o seu rosto afável, a sua figura distinta, o seu porte de "GENTLEMAN". Porque é de um "gentleman", na velha e nobre da palavra, que estamos a falar. Um "gentleman" que personifica o século XX português.
"SO LONG, FERNANDO, OLD CHAP".

(PRÓXIMO) «JARDINS COM NOMES DE PESSOAS[ I ] JARDIM ANT.º NOBRE OU SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA( 1 )».

Sem comentários: