quarta-feira, 15 de agosto de 2018

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ VI ]

«RUA DOM DUARTE ( 2 )
 Rua dom Duarte - (2006) - Foto de APS  -  (Estátua de bronze com pedestal em pedra de DOM DUARTE "O Elequente", encontra-se na Praça Dom Duarte em VISEU. A obra foi executada por Álvaro de Brée, teve a sua inauguração em 1955)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)   in   ARQUIVO/APS
 Rua Dom Duarte - ( entre 1497 e 1504) - Foto de Rui Pina  -  (ILUMINURA no tempo de D. MANUEL I - Crónica de El-Rei DOM DUARTE) (Representa um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminhos Medievais( WIKI)   in   WIKIPÉDIA
 Rua Dom Duarte -  (1942)  -  ( Livro "LEAL CONSELHEIRO" de DOM DUARTE - Edição da Livraria Bertrand. Encadernação moderna em pele, títulos a ouro na lombada)   in   ELÉCTRICA LEILÕES 
 Rua Dom Duarte  - (195-)  Foto de Judah Benoliel   -   (A MOURARIA das demolições. Antigo troço final da RUA DOS FANQUEIROS,  - actual "RUA DOM DUARTE" - a entrada à direita era a Rua Silva Albuquerque já tapada, e ao fundo o início da RUA DA PALMA)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)    in  AML 
Rua Dom Duarte - (1970) - Foto de Armando Maia Serôdio    -    ( Um dos lados do HOTEL MUNDIAL, virado para a Rua dom Duarte e seguimento da RUA DA PALMA)  in   AML 


(CONTINUAÇÃO) - RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ VI ]

«RUA DOM DUARTE ( 2 ) »

A 15 de Agosto de 1433, dia seguinte ao falecimento de DOM JOÃO I, veio até DOM DUARTE o JUDEU MESTRE GUEDELHA, seu médico e astrólogo famoso, e pedi-lhe que adiasse a cerimónia de tomar o ceptro e entrar na real Sucessão, porquanto aquela hora e dia se lhe mostravam de ruins presságios, tanto para ele, rei, como para o PAÍS.
DOM DUARTE, porém, não concordou no adiamento. Em seguida reuniu CORTES em SANTARÉM, onde atendeu e desembarcou os capítulos (reclamações) e requerimentos das três ordens do ESTADO.

No seu curto reinado houve acontecimentos infelizes, como o desastre de TANGER a PESTE, que acabaria por também o vitimar em TOMAR.
DOM DUARTE convocou CORTES por cinco vezes
Promulgou a célebre "LEI MENTAL", com a qual procurou a restauração da FAZENDA DA COROA, e encarregou o jurista JOÃO MENDES, de coligir toda a legislação do REINO, trabalho de que resultariam as famosas "ORDENAÇÕES AFONSINAS".

No reinado de DOM DUARTE as navegações portuguesas ultrapassaram o CABO BOJADOR, com GIL EANES em 1434, e foram descobertas 100 léguas da COSTA AFRICANA.
Erudito, propenso à meditação, DOM DUARTE não só cultivou a poesia, mas também revelou esmerada formação humanitária. Deixou-nos uma valiosa colectânea de ensaios ético-religiosos e uma das mais belas prosas medievais num interessante manual filosófico de equitação.
A primeira destas obras será «O LEAL CONSELHEIRO» a segunda a famosa «ENSINANÇA DE BEM CAVALGAR TODA SELA» ( que não terminou motivado pelo seu falecimento 1438.
Estas obras têm mais que uma intenção didáctica, representam um propósito pedagógico e social amplo da sua época. Em contrapartida  "O LEAL CONSELHEIRO" é certamente mais moralista virado para as normas de conduta que os príncipes devem adoptar.
DOM DUARTE revelou-se homem de pensamento de tacto administrativo.
Do casamento de DOM DUARTE com D. LEONOR  nasceram nove filhos:
- 1 - DOM JOÃO, nasceu em LISBOA em Outubro de 1429 e faleceu antes da proclamação de seu pai. 
- 2 - DONA FILIPA, nasceu em SANTARÉM a 27.11.1430 e F. a 24.03.1439, com as primeiras ameaças de PESTE que assolou o REINO
- 3 - DOM AFONSO V - Sucedeu a seu pai no trono de PORTUGAL.
- 4 - DONA MARIA nasceu no SARDOAL a 07.12.1432 e F. no dia seguinte.
- 5 - DOM FERNANDO 2.º Duque de VISEU e 1.º DUQUE DE BEJA, nasceu em ALMEIRIM a 17.11.1433 e F. em SETÚBAL a 18.09.1470. Quando DOM AFONSO V ascendeu ao trono.
- 6 - DONA LEONOR, em 1434 (Casou com FREDERICO III, SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÂNICO).
- 7 - DOM DUARTE, em 1435 (Faleceu no mesmo ano).
- 8 - DONA CATARINA, em 1436, faleceu jovem.
- 9 - DONA JOANA, em 1439 (Casou com HENRIQUE IV DE CASTELA, mãe de "JOANA A BELTRANEJA" ou EXCELENTE SENHORA. 

Os restos mortais destes dois Monarcas, DOM DUARTE e DONA LEONOR, estão em belos túmulos nas "CAPELAS IMPERFEITAS", do "MOSTEIRO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA",mais conhecido pelo "MOSTEIRO DA BATALHA", na vila da "BATALHA". 

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ VII ]-AVENIDA DOM JOÃO II E A PRAÇA DO PRÍNCIPE PERFEITO».

Sem comentários: