sábado, 25 de agosto de 2018

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ IX ]

«PRAÇA DOM PEDRO IV (VULGO ROSSIO) ( 2 )
 Praça Dom Pedro IV - (2008)  - Foto de APS  -  (A "PRAÇA DOM PEDRO IV" ao fundo o TEATRO NACIONAL DONA MARIA II, filha deste REI)      in    ARQUIVO/APS
 Praça Dom Pedro IV - ( 2008) Foto de APS   -  (A PRAÇA DOM PEDRO IV) o CONVENTO DO CARMO a espreitar no cimo, as "floristas" nas suas casas adaptadas ao negócio)   in     ARQUIVO/APS
 Praça Dom Pedro IV - ( 19--) Foto de José Chaves Cruz  -   (PRAÇA DOM PEDRO IV -Vulgo ROSSIO) no início do século XX, com o seu original "ONDULADO DO MAR" (ABRE EM TAMANHO GRANDEin    AML  
Praça Dom Pedro IV - (191-?) foto de Joshua Beneliel  -  ( Estabelecimento de ferragens "VIÚVA THIAGO DA SILVA, na "PRAÇA DOM PEDRO IV", esquina para a RUA DO AMPARO, actual freguesia de SANTA MARIA MAIOR) (ABRE EM TAMANHO GRANDEin   AML 

(CONTINUAÇÃO)-RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ IX ]

«PRAÇA DOM PEDRO IV (VULGO ROSSIO) ( 2 ) 

«DOM PEDRO IV» (1798-1834) foi o vigésimo oitavo "REI DE PORTUGAL" e o PRIMEIRO IMPERADOR DO BRASIL. Em 1818, casou no BRASIL com "DONA LEOPOLDINA" filha do IMPERADOR FRANCISCO DA ÁUSTRIA. Deste matrimónio teve sete filhos. E, viúvo em 1826, voltou a casar em 1829 - com DONA AMÉLIA DE BEAUHARNAIS - de quem virá a ter uma filha. Com a morte da AVÓ A RAINHA DONA MARIA I, ocorrida em 1816, fica DOM PEDRO a ser o herdeiro presuntivo do trono,enquanto seu pai deixa de ser o "Príncipe-Regente" e se torna REI.
Em 1821 quando "DOM JOÃO VI regressa a PORTUGAL, ficou "DOM PEDRO" como regente do BRASIL, tornada REINO desde 1815, esta antiga COLÓNIA. Vivia-se um período de agitação popular de inspiração LIBERAL. E "DOM PEDRO" ia considerando humilhantes para a sua regência as ordens que lhe chegavam de LISBOA, designadamente quando uma esquadra portuguesa foi ao RIO DE JANEIRO para o trazer de regresso a PORTUGAL em 1822.
Então o REGENTE DO REINO DO BRASIL não se limitou à recusa de embarcar para a LISBOA. - "FICO !", foi a palavra que a tradição histórica reteve da frase que DOM PEDRO terá  proferido enquanto, em 9 de Janeiro de 1822, "JOSÉ CLEMENTE PEREIRA" Presidente do SENADO da CÂMARA DO RIO DE JANEIRO, entregou a "DOM PEDRO" uma representação assinada por oito mil BRASILEIROS.
Então, a resposta de DOM PEDRO foi esta: "como é para bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico". Tornando-se célebre , esse dia depois chamado do "FICO". Ele foi no dizer do historiador brasileiro "JOÃO RIBEIRO", "uma desobediência formal às CORTES PORTUGUESAS, uma aliança firmada com os brasileiros, e portanto palavra da próxima independência".
Entretanto as CORTES ordenaram ao príncipe que regressasse à EUROPA, "para viajar e aprimorar  a educação".
E uma frota de sete navios, sob o Comando do VICE-ALMIRANTE "FRANCISCO MAXIMIANO DE SOUSA", com tropas do Comando do CORONEL "ANTÓNIO JOAQUIM ROSADO", foi enviada ao RIO DE JANEIRO para repatriar o príncipe DOM PEDRO.
Vindo de "SÃO PAULO" recebeu os despachos de LISBOA quando regressava ao RIO DE JANEIRO, é, então que, nas margens do "RIO IPIRANGA", lançou o grito de "INDEPENDÊNCIA OU MORTE", em 7 de Setembro de 1822.
Assim, trinta anos depois da revolta que levou à execução do famoso ALFERES "TIRA DENTES" (21 de Abril de 1792), o BRASIL conseguiu a INDEPENDÊNCIA.
E, em 01 de Dezembro de 1822, foi DOM PEDRO proclamado " IMPERADOR E DEFENSOR PERPETUO DO BRASIL".
"DOM JOÃO VI" viria a reconhecer a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL em 13 de Maio de 1825.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E  INFANTES DE PORTUGAL [ X ]«PRAÇA DOM PEDRO IV(VULGO ROSSIO) ( 3 )».

Sem comentários: