sábado, 4 de agosto de 2018

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ III ]

«RUA DOM DINIS ( 1 )»
 Rua Dom Dinis - (Século XIII) - Postado na NET por Carlos Falch  - (DOM DINIS DE PORTUGAL e sua esposa DONA ISABEL DE ARAGÃO (a Rainha Santa)-"Voz do POVO: ISABEL DE ARAGÃO de ROSAS fazia PÃO". Retrato na Universidade de Coimbra-1297)   in  WIKIPÉDIA           
Rua Dom Dinis  -  (1970) - Foto de João Hermes Cordeiro Goulart  -  A RUA DOM DINIS, na antiga freguesia de "SANTA ISABEL")   in    AML 
Rua Dom Dinis - (1968) Foto de Augusto de Jesus Fernandes  -   (A "RUA DOM DINIS" na actual freguesia de "CAMPO DE OURIQUE" "antiga SANTA ISABEL")    in    AML  
Rua Dom Dinis  -  (1933) - Foto de Fernando Martinez Pozal   -  (Um antigo Marco Fontenário ou (FONTANÁRIO) a funcionar nessa época na RUA DOM DINIS)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE in   AML 

(CONTINUAÇÃO)-RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ III ]

«RUA DOM DINIS ( 1 )»

A "RUA DOM DINIS" pertencia à freguesia de "SANTA ISABEL", com a REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012, passou a pertencer à freguesia de «CAMPO DE OURIQUE».
A «RUA DOM DINIS» começa na "RUA DE SOL AO RATO" no número 9 e finda na "RUA SARAIVA DE CARVALHO no número 1. é uma artéria um pouco curta, tendo a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA lhe atribuído o nome por EDITAL de 19 de Novembro de 1923, colocando o seu Topónimo no "BAIRRO DE CAMPO DE OURIQUE". Mais ou menos no início da RUA do seu lado esquerdo (quem vem da RUA DO SOL AO RATO no actual número 19), ainda existe a "VILA DOMINGUES", uma vila datada de 1878, que abre em arco semicircular, de raio talvez maior do que seria necessário, possivelmente. para criar uma unidade mais equilibrada. No final desta RUA vem "tocar" sensivelmente a "RUA DA ARRÁBIDA" (Ver mais aqui...) em suave tranquilidade.

O REI DOM DINIS (1261-1325) 6.º REI DE PORTUGAL da PRIMEIRA DINASTIA. filho de DOM AFONSO III(1248-1274) e de DONA BEATRIZ DE CASTELA. Aclamado REI em LISBOA a 9 de Outubro de 1279, (após a morte de seu pai), reinou durante 46 anos, tendo-se mostrado inteligente e inovador. 
Em 24 de Abril de 1281 é realizado o casamento de DOM DINIS com DONA ISABEL (a RAINHA SANTA) (1274-1336), filha de DOM PEDRO III REI DE ARAGÃO. Desta união nasceu o futuro e 7.º REI DE PORTUGAL "DOM AFONSO IV" (1291-1357) que contraiu matrimónio com "DONA BEATRIZ DE CASTELA"(1293-1359); e sua filha "DONA CONSTÂNCIA"(1290-1313) que casou com "DOM FERNANDO IV DE CASTELA".
No reinado do pai de DOM DINIS, (DOM AFONSO III, marca o triunfo da monarquia apoiada nas forças populares contra o poder dos NOBRES, volta-se à política de DOM AFONSO II). Cortes, Leis, Inquirições (1250). 
DOM DINIS na lide dos "ALFAIATES" peleja ao lado do REI "CONCELHOS DE TODA A TERRA".
LISBOA escala da Navegação entre os portos do NORTE DA EUROPA e do MEDITERRÂNEO, torna-se a primeira cidade do país e aquela em que o REI permanece mais tempo. Na  Administração e na política domina a influência dos juristas que estudaram direito ROMANO e que defendam o fortalecimento da autoridade REAL. DOM DINIS terá sido o primeiro REI a nascer em LISBOA.
DOM DINIS em 1282 reforçou o poder real, e estabeleceu, que as apelações de quaisquer juízes só podiam fazer-se junto da Corte e, em 1283, revogou as doações que fizeram anteriormente.Todas as usurpações foram condenadas em 1290.
Na altura em que DOM DINIS subiu ao trono, a coroa portuguesa estava em luta com a SANTA SÉ, em virtude de usurpações de propriedades reais pelo Clero, tendo DOM DINIS chegado a acordo assinando uma CONCORDATA. Regularizou a amortização da propriedade, proibindo às ordens e ao Clero adquirirem bens de raiz.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ IV ] - RUA DOM DINIS ( 2 )».

Sem comentários: