quarta-feira, 3 de outubro de 2018

LARGO DO CONDE BARÃO-ALVITO [ II ]

«O PALÁCIO DO ALVITO ( 2)»
 Largo do Conde Barão-Alvito - (27.05.2007) -  Postado por  Luís Milhano - (O antigo "PALÁCIO DO ALVITO" no Largo do Conde Barão em Lisboa) (Publicado em 22.05.2008 em RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA [ II ] e em 2007 -  in ALVITO-BAIXO ALENTEJO 
 Largo do Conde Barão-Alvito  - (1909) Foto de Joshua Benolie  -    ( O "PALÁCIO DO ALVITO" com um reclame de "VIDRACEIRO" no piso térreo)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE in  AML 
 Largo do Conde Barão-ALVITO - ( Século XXI) -  ("MAQUETE" o que poderá ser futuramente o antigo "PALÁCIO DO ALVITO"  in  PALÁCIO ALVITO - LISBOA - HOTÉIS
 Largo do Conde Barão-Alvito -  (2004)   -  (O "PALÁCIO DO ALVITO" antes das obras)  in        PALÁCIO ALVITO - LISBOA - HOTÉIS
Largo do Conde Barão-Alvito  -  (2009)   -   (Estudo preliminar ao ANTEPROJECTO do antigo "PALÁCIO DO ALVITO" no "LARGO DO CONDE BARÃO", depois de concluído)  in  PALÁCIO ALVITO -LISBOA - HOTÉIS


(CONTINUAÇÃO) - LARGO DO CONDE BARÃO-ALVITO  [ II ]

«O PALÁCIO DO ALVITO ( 2 )»

A casa grande do «PALÁCIO DO ALVITO» fica com frontaria principal para o "LARGO DO CONDE BARÃO" e faz gaveto com a estreita "RUA DOS MASTROS. O edifício outrora palaciano, de arquitectura em terreno plano, construído  em finais do século XVI e  transformado em 1606, sofrendo alguns restauros nos séculos XVIII e XIX e ainda na primeira metade do século vinte. Tem três pisos, o último dos quais com janelas de sacada. Ainda é possível adivinhar-lhe uma certa nobreza e grandiosidade interior. 
Os "CONDES BARÕES" abandonaram-no logo a seguir ao TERRAMOTO DE 1755, passando o edifício por diversas mãos. A fachada principal apresenta-se visualmente bipartida,  o corpo principal, é ritmado por uma secessão de nove vãos de janelas de sacada de  "lintel" rematado em "cornija", com gradeamento de ferro fundido com coroamento de pinhas de ferro fundido, no 2.º andar e de peito no 1.º, sucessão interrompida no 6.º vão, pela bandeira de "lintel" curvo da porta principal, gradeada a ferro forjado. Quebrado pela ligeira inflexão que é demarcada pela imponente pilastra de cantaria, surge o pano onde se abrem seis vãos por piso com a mesma leitura da anterior. Este é composto por um último piso sobre o beirado de telha de canudo.
A Ocidente, a solução anterior é repetida nos cinco vão por piso que a fachada apresenta. O tardoz do edifício, irregular e mais pobre, abre-se para um antigo jardim.

Embora a última ocupação do edifício digna do seu passado, data já de um bom par de anos, de quando ali estive um dos maiores COLÉGIOS PARTICULARES DE LISBOA, a (Ver mais aqui...) «ESCOLA ACADÉMICA», estabelecimento de ensino de largas tradições que passou nomeadamente pela "CALÇADA DO DUQUE", no grande prédio que é hoje  a "C.P.". Encerrada a Escola, começou a agonia.
Esta "LARGO DO CONDE BARÃO" era sítio de bons PALÁCIOS: o do ALVITO: (VER mais aqui..)  o dos ALMADAS CARVALHAIS, na esquina para a "RUA DAS GAIVOTAS", solar que foi dos Provedores da "CASA DA ÍNDIA"; o dos ALARCÕES, na esquina fronteira, para a "RUA DA BOAVISTA" e prolongando-se pela "RUA DAS GAIVOTAS".
E tudo vai desaparecendo nem ficaram pelo menos, uns "ARMAZÉNS" que fizeram época, ditos do "CONDE BARÃO", que deram fama ao sítio - menos pela fidalguia e mais pela venda generalizada de tudo o que na imaginação cabe. Restará ver o que virá agora, depois da venda. Sabe-se que uma publicação de 25 de Maio de 2015 dizia assim: "O "PALÁCIO DO ALVITO", no "LARGO DO CONDE BARÃO", 43 a 47-A, com esquina para a "RUA DOS MASTROS", 2-2A, passaria a um HOTEL, APARTAMENTOS DE CINCO ESTRELAS".   
Num PDF da CML em apreciação, com um projecto de (2000-2006) do Arquitecto AUGUSTO VASCO, que nos apresentava: "O PALÁCIO  do século XVII com localização privilegiada no coração de LISBOA, com vistas para o TEJO. Os anteriores promotores tinham projectos para conversão de um HOTEL DE CHARME, com 44 quartos, ou um condomínio privado de 33 apartamentos e 74 lugares de estacionamento localizado".  [ Devemos avisar os menos familiarizados com assuntos desta natureza, que se trata de um ANTEPROJECTO].


BIBLIOGRAFIA

- JORNAL "A CAPITAL" - O PALÁCIO ALVITO foi à dias a haste pública - LISBOA - 2000.

- NOBREZA DE PORTUGAL E DO BRASIL - Coord. do Dr. AFONSO EDUARDO MARTINS ZUQUETE - Editorial Enciclopédia-  1960 - LISBOA.

- SÍTIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA:EQUIPAMENTOS - PALÁCIO DO CONDE BARÃO ALVITO - 2018 - LISBOA. 


(PRÓXIMO)«ANIVERSÁRIO DA REPÚBLICA PORTUGUESA".


Sem comentários: