quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE [XII]

Avenida Mouzinho de Albuquerque - (2008) Autor não identificado (Claustro do Convento de Santos-o-Novo) in http://lookingaround.aminus3.com/imagem/html.
Avenida Mouzinho de Albuquerque - (2000) Foto Luís Pavão (Viaduto de Santa Apolónia sobre o Caminho-de-ferro) in revelar lx - AFML

Avenida Mouzinho de Albuquerque - (s/d) -Eduardo Portugal (Convento de Santos-o-Novo lado da Igreja) in AFML.


Avenida Mouzinho de Albuquerque - (1944-03) Foto de Eduardo Portugal (Panorâmica sobre os terrenos do Convento de Santos-o-Novo) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa.



Avenida Mouzinho de Albuquerque - (1961) - Foto de Armando Serôdio (Interior da Igreja do Convento de Santos-o-Novo) in Revelar LX - AFML.
(CONTINUAÇÃO)
AVENIDA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE
«CONVENTO DE SANTOS-O-NOVO (5)»
A este Convento de Santos-o-Novo, podemos ainda colocar uma série de múltiplas questões.
Em primeiro lugar, obriga-nos a olhar de frente esse período esbatido do mundo filipino de Lisboa, em que se ergueram alguns dos maiores conjuntos ainda hoje centrais na imagem da cidade.
Impressiona, sobretudo, a escala com que foram traçadas, caso deste recolhimento (do Mosteiro de São Vicente de Fora em 1582) cujo projecto inicial apresentava uma dimensão que só muitos anos depois em Mafra se voltaria a repetir.
No início do século XVIII, o edifício distingue-se pela "grandeza dos dormitórios, numerosas janelas nos diversos andares com deleitosa vista sobre o Tejo e da outra banda muitas quintas e povoações, largas campinas e levantados montes"(1).
Neste enorme edifício, em que a tradição refere ter tantas janelas quantos os dias do ano. No entanto, apesar da sua grandiosidade, a obra final acabou por não corresponder ao plano inicial, que conseguia ser ainda mais ambicioso.
(1) - História dos Mosteiros, Conventos e Casas Religiosas de Lisboa, Vol. II Lisboa-CML-1992, p.228.
BIBLIOGRAFIA
- Matos, José Sarmento e Jorge Ferreira Paulo - Caminho do Oriente Guia Histórico I e II - Livros Horizonte - 1999 - Lisboa.
- Portugal, Fernando e Alfredo de Matos - Lisboa em 1758 - Memórias Paroquiais de Lisboa - Lisboa 1994 - CML.
- Lello Universal - Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro-Lello e Irmãos - Porto 1976.
- Atlas da Carta Topográfica de Lisboa sob a direcção de Filipe Folque: 1856-1858-Coordenação de Inês M. Viegas e Alexandre A. Tojal-Catálogo do Arquivo Municipal de Lisboa- CML - Departamento do Património Cultural.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «A ESCOLA PATRÍCIO PRAZERES»





Sem comentários: