sábado, 21 de fevereiro de 2009

PRAÇAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [II]

Praça D. Pedro IV (Vulgo Rossio) - (200_) Fotografo não identificado (Vista aérea da Praça D.Pedro IV).
Praça D. Pedro IV (Vulgo Rossio) - (2005) Foto de APS (Praça vendo-se a estátua de D. Pedro IV e ao fundo, o Teatro Nacional D.Maria II)

Praça João do Rio - (c. 1953) Foto de António Passaporte (Praça João do Rio e Avenida Almirante Reis) in AFML.


Praça João do Rio - (1953) Foto de António Passaporte (Jardim e Praça) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa

(CONTINUAÇÃO)
«PRAÇAS (2)»
PRAÇA D. PEDRO IV (Vulgo ROSSIO) - PRAÇA JOÃO DO RIO (Escritor)
PRAÇA DOM PEDRO IV (Vulgo ROSSIO) - (1971)
Pertence a duas freguesias. À freguesia de S. NICOLAU do número 1 a 14, à freguesia de SANTA JUSTA dos números 15 a 22. Fica entre as ruas: da Betesga, Augusta, dos Sapateiros, Áurea (Ouro), Primeiro de Dezembro, Calçada do Carmo, Praça de D. João da Câmara, Largo de São Domingos e Rua do Amparo.
Na sua designação anterior era chamada por «PRAÇA DO ROSSIO», com Edital de 26.03.1971 passou a designar-se por PRAÇA D. PEDRO IV.
Dom Pedro IV nasceu no Palácio de Queluz a 12 de Outubro de 1798.
Foi o 1º Imperador do Brasil. de 1822 a 1831, abdicando do trono para vir à Europa defender os direitos de sua filha D. Maria da Glória ao trono português. Guardou então para si o título de Duque de Bragança (1).
Existe um quadro no Museu Imperial de Petrópolis, em que regista «O GRITO DO IPIRANGA», referente à proclamação da Independência do Brasil a 7 de Setembro de 1822.
PRAÇA JOÃO DO RIO - (1948)
Pertence à freguesia de SÃO JOÃO DE DEUS, fica na Avenida Almirante Reis junto do número 231, por Edital de 29.07.1948.
João Paulo Emílio Coelho Barreto, escritor e jornalista brasileiro, (Carioca) que usou o pseudónimo de «JOÃO DO RIO» e outros nomes como «GODOFREDO DE ALENCAR», «JOSÉ ANTÓNIO».
Natural do Rio de Janeiro nasceu em 5 de Agosto de 1881, faleceu na mesma cidade em 23 de Junho de 1921.
Escreveu e publicou muitas obras sem usar o seu próprio nome. Redactor de Jornais importantes como «GAZETA DE NOTÍCIAS», «O PAÍS», fundou ainda o jornal diário «A PÁTRIA» que dirigiu até aos seus últimos dias.
Autor teatral, contista e romancista, foi membro da Academia Brasileira de Letras, tendo deixado muitos livros publicados, de entre tantos destacamos um: «A ALMA ENCANTADA DAS RUAS» publicada em 1808 (1).
(1) - Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - (PRAÇAS (3) - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [III] - PRAÇA OLEGÁRIO MARIANO - PÁTIOS - PÁTIO DO BRASILEIRO)

Sem comentários: