quarta-feira, 4 de março de 2009

RUAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [III]

Rua Luís Fernandes - (2006) - Foto de Pedro Rodrigues (Palacete onde está instalado o British Council na Rua Luís Fernandes-antiga travessa de São Marçal) in http://pedrito1974.blogspot.pt/126941.html
Rua Pedro Calmon, 2 a 18 - (1968) - Foto de Arnaldo Madureira (Antiga Rua Avelar Brotero) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa

Rua Pedro Calmon - (1945) - Fotógrafo não identificado (Imagem de Pedro Calmon) in www.academia.org.br/
(CONTINUA)
«RUAS (3)»
RUA LUÍS FERNANDES (Capitalista e Coleccionador) - RUA PEDRO CALMON (Escritor e Advogado)
RUA LUÍS FERNANDES (1923)
Pertence à freguesia de «SÃO MAMEDE», com início na Rua de São Marçal e finaliza na Rua do Monte Olivete, 16.
Esta Rua teve como designações anteriores, Travessa de São Marçal e Travessa de São Francisco de Borja.
Luís Fernandes Capitalista e Coleccionador brasileiro (Baía/30.11.1850 - 06.02.1922/Paris), conhecido como «Menino de Ouro» que era o dono do Palacete onde hoje se encontra o Instituto Britânico e que dá nome a esta rua.
Coleccionador de objectos de arte e presidente do grupo dos Amigos do Museu de Arte Antiga, retirou-se para Paris em 1886 e legou as suas colecções ao Museu Nacional de Arte Antiga que as tem agrupadas numa sala com o seu nome, bem como à Academia de Belas-Artes do Rio de Janeiro e aos Instituto Geográfico e Histórico da Baía. Foi o organizador e principal doador da Secção Portuguesa do Museu e Biblioteca da Grande Guerra de Paris.
A ele se deve, em grande parte, a elaboração do 1º curso de Hotelaria em Portugal (1908) que funcionava na Casa Pia (1).
RUA PEDRO CALMON (1987)
Pertence à freguesia de «ALCÂNTARA», tem início na Rua dos Lusíadas e termina na Calçada da Tapada.
Teve como designação anterior «RUA AVELAR BROTERO».
Com edital de 07.09.1987 foi homenageado com o nome de rua, por sugestão da Academia Portuguesa de História.
PEDRO CALMON MONIZ DE BETTENCOURT nasceu em «MARAGASA» em 23.12.1902 e faleceu no Rio de Janeiro em 18.06.1985. Historiador brasileiro que se celebrizou com a sua «HISTÓRIA DO BRASIL», em 7 volumes.
Licenciado em Direito, desde 1924, foi professor Catedrático e escritor bem como sócio de mérito da Academia Portuguesa de História, reitor honorário da Universidade Federal, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e uma das maiores figuras intelectuais do Brasil contemporâneo (1).
Nada mais justo do que a atribuição do topónimo. Talvez, no entanto, o ilustre advogado e escritor, não ficasse muito contente ao ser-lhe atribuída a rua, se tivesse sabido que, para que o seu nome figurasse ao pé do jardinzinho do Alto de Santo Amaro, foi sacrificado o topónimo de «BROTERO», há muito consagrado naquele bairro. Diga-se na verdade que o nosso botânico não ficou lesado porque tem outra Rua com o seu nome na Ajuda - e tudo acabou, aparentemente, em bem - mas ninguém gosta de ser glorificado à custa alheia.
(1) - Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa - http://toponimia.cm-lisboa.pt/
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - (RUAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [IV] - RUA RUI BARBOSA).

2 comentários:

Popelina disse...

Bom dia caro APS,
Que bom ver aí uma rua do bairro e ficar a saber mais sobre ela!
Um abraço!

Francisco Tavares disse...

Bem podiam ter posto o Calmon noutro sítio...ele há tantos...... e deixarem em paz a velha rua Avelar Brotero com os seus 4 chalés (que dizem já estão na mira do "progresso", vulgo darem origem a mais prédios), dois dos quais bem cheios de famílias animadas durante muitos anos.....os Cardoso Pinto e os Guerra Tavares.

Francisco Tavares