Calçada da Cruz da Pedra (2006) Foto de Mário Martins (Prédio onde existia o Forte) in umafotopordia.blogspot.com
(CONTINUAÇÃO)
CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA
«O FORTE DA CRUZ DA PEDRA (2)»
Os pontos fortificados eram:
Repartição de Lisboa - Margem Norte.
«FORTE DE SÃO FRANCISCO DE XABREGAS» - «FORTE DA CRUZ DA PEDRA» - «FORTE DE SANTA APOLÓNIA» - «FORTIM DA RIBEIRA» - «BALUARTE DE S. JOÃO DO TERREIRO DO PAÇO» - «FORTE DO CORPO SANTO» - «FORTIM DOS REMOLARES» - «FORTIM DE S.PAULO» - «FORTE DE S.JOÃO DE DEUS» - «FORTE DO SACRAMENTO» (...).
Existia ainda a Repartição de «CASCAIS» e «SETÚBAL».
A situação de cada uma das fortificações é descrito separadamente e com bastante pormenor, mas seria possível generalizar que a maioria estava em muito mau estado de conservação (algumas mesmo em ruínas) outras transformadas em armazéns ou residências, poucas em reparação e raras em condições aceitáveis (1).
O «FORTE DA CRUZ DA PEDRA» desapareceu por volta de 1860, em parte incorporada nos terrenos da Companhia dos Caminhos de Ferro, e na parte alta substituído por um prédio de habitação do número 1 a 15 (que apresentamos na foto acima) da Calçada da Cruz da Pedra. O restante do Forte foi demolido para instalações da Companhia e não sobra o menor vestígio.
Esta linha de fortificações, que não chegou a concluir-se, era destinada apenas para a defesa da Cidade, e não para efeitos administrativos ou fiscais, que, segundo cremos, se restringiam aos limites definidos pelas circunscrições periféricas que então possuía a cidade (2).
Dizia ainda o mestre Norberto de Araújo nas suas «Peregrinações em Lisboa» "que o FORTE DA CRUZ DA PEDRA, irmão dos fortes de SANTA APOLÓNIA, de SÃO PAULO e da JUNQUEIRA , (século XVII), presume-se que assentasse sensivelmente abaixo das desaparecidas «BARREIRAS FISCAIS», na Calçada da Cruz da Pedra".
(1) - Em volta da Torre de Belém-Evolução da Zona Ocidental de Lisboa de João B.M. Néu, páginas 181-183.
(2) - DISPERSOS - Augusto Vieira da Silva -Volume I - 1968 - Lisboa - pág. 68,69.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [X] - PASSADIÇO OU ARCO DA CRUZ DA PEDRA»
5 comentários:
Bom domingo de Páscoa, APS, deixei um ovo para si no de-grau.
No de-grau recebi o ovo,
retriguí e agradeci ;).
Sabe o que esta sigla quer dizer?
Sorrisos...;) ;) simpatia etc.
Estamos sempre a aprender!
Queria dizer " retribuí "
É uma pena nos comentários não existir um corretor ortográfico!
Uma grande falha da NET.
Caro APS,
hihi. não, não sabia. onde é aprende que se isso? eu improviso:
:=)) :0)) etc. beijinhos!
Cara Popelina
Eu vendo o produto ao mesmo preço que o comprei.
No Blog RUAS DOS DIAS QUE VOAM existem adivinhas, quando tenho ocasião e paciencia tento. Por acaso era uma assunto que eu conhecia muito bem (Carcavelos), respondi e o receptor respondeu-me com ;).
Eu voltei a responder e quase a pedir explicações. Então outra colaboradora do Blogue explicou-me que ;) queria dizer sorrisos!
Modernices!!!
Tenha uma boa noite.
APS
Enviar um comentário