quarta-feira, 8 de abril de 2009

CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [IX]

Calçada da Cruz da Pedra - (2006) foto de APS (Entrada da Casa Pia no início da Calçada da Cruz da Pedra) in Arquivo APS
Calçada da Cruz da Pedra (2006) Foto de Mário Martins (Prédio onde existia o Forte) in umafotopordia.blogspot.com
(CONTINUAÇÃO)
CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA
«O FORTE DA CRUZ DA PEDRA (2)»
Os pontos fortificados eram:
Repartição de Lisboa - Margem Norte.
«FORTE DE SÃO FRANCISCO DE XABREGAS» - «FORTE DA CRUZ DA PEDRA» - «FORTE DE SANTA APOLÓNIA» - «FORTIM DA RIBEIRA» - «BALUARTE DE S. JOÃO DO TERREIRO DO PAÇO» - «FORTE DO CORPO SANTO» - «FORTIM DOS REMOLARES» - «FORTIM DE S.PAULO» - «FORTE DE S.JOÃO DE DEUS» - «FORTE DO SACRAMENTO» (...).
Existia ainda a Repartição de «CASCAIS» e «SETÚBAL».
A situação de cada uma das fortificações é descrito separadamente e com bastante pormenor, mas seria possível generalizar que a maioria estava em muito mau estado de conservação (algumas mesmo em ruínas) outras transformadas em armazéns ou residências, poucas em reparação e raras em condições aceitáveis (1).
O «FORTE DA CRUZ DA PEDRA» desapareceu por volta de 1860, em parte incorporada nos terrenos da Companhia dos Caminhos de Ferro, e na parte alta substituído por um prédio de habitação do número 1 a 15 (que apresentamos na foto acima) da Calçada da Cruz da Pedra. O restante do Forte foi demolido para instalações da Companhia e não sobra o menor vestígio.
Esta linha de fortificações, que não chegou a concluir-se, era destinada apenas para a defesa da Cidade, e não para efeitos administrativos ou fiscais, que, segundo cremos, se restringiam aos limites definidos pelas circunscrições periféricas que então possuía a cidade (2).
Dizia ainda o mestre Norberto de Araújo nas suas «Peregrinações em Lisboa» "que o FORTE DA CRUZ DA PEDRA, irmão dos fortes de SANTA APOLÓNIA, de SÃO PAULO e da JUNQUEIRA , (século XVII), presume-se que assentasse sensivelmente abaixo das desaparecidas «BARREIRAS FISCAIS», na Calçada da Cruz da Pedra".
(1) - Em volta da Torre de Belém-Evolução da Zona Ocidental de Lisboa de João B.M. Néu, páginas 181-183.
(2) - DISPERSOS - Augusto Vieira da Silva -Volume I - 1968 - Lisboa - pág. 68,69.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [X] - PASSADIÇO OU ARCO DA CRUZ DA PEDRA»

5 comentários:

popelina disse...

Bom domingo de Páscoa, APS, deixei um ovo para si no de-grau.

APS disse...

No de-grau recebi o ovo,

retriguí e agradeci ;).

Sabe o que esta sigla quer dizer?
Sorrisos...;) ;) simpatia etc.
Estamos sempre a aprender!

APS disse...

Queria dizer " retribuí "

É uma pena nos comentários não existir um corretor ortográfico!

Uma grande falha da NET.

Popelina disse...

Caro APS,
hihi. não, não sabia. onde é aprende que se isso? eu improviso:
:=)) :0)) etc. beijinhos!

APS disse...

Cara Popelina

Eu vendo o produto ao mesmo preço que o comprei.

No Blog RUAS DOS DIAS QUE VOAM existem adivinhas, quando tenho ocasião e paciencia tento. Por acaso era uma assunto que eu conhecia muito bem (Carcavelos), respondi e o receptor respondeu-me com ;).
Eu voltei a responder e quase a pedir explicações. Então outra colaboradora do Blogue explicou-me que ;) queria dizer sorrisos!
Modernices!!!
Tenha uma boa noite.
APS