terça-feira, 21 de abril de 2009

CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [XV]

Calçada da Cruz da Pedra - (2007) - Fotógrafo não identificado (Forte de Santa Apolónia) in WIKIPEDIA
Calçada da Cruz da Pedra - (2008) Foto gentilmente cedida pelo Blogue LISBOA S.O.S. (O terrapleno do Forte de Santa Apolónia) in LISBOA S.O.S.
(CONTINUAÇÃO)
CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA
«BALUARTE OU FORTE DE SANTA APOLÓNIA (5)»
Retirado dentro de uma quinta, num ambiente tranquilo, o «BALUARTE DE SANTA APOLÓNIA», conquanto sem valor militar, mostra-nos um espécime da nossa arquitectura militar do século de seiscentos, e fazemos votos para que os seus futuros possuidores o saibam conservar e respeitar com o seu aspecto de velho guerreiro, tão bem e com o mesmo carinho com que por ele olham os seus actuais proprietários, a quem agradecemos a visita que se dignaram facultar-nos, e as informações que tão amavelmente nos prestaram.

Estas eram as palavras finais que nos deixava (no início do terceiro quartel do século XX) o engenheiro Augusto Vieira da Silva no seu livro «DISPERSOS» volume I, Lisboa 1968 - CML.

O conjunto do Forte de Santa Apolónia encontra-se classificado pelo IPPAR como Imóvel de Interesse Público (IIP), Decreto 2/96 DR 56, de 06.03.1996. No entanto, aguardava a implementação de um projecto de preservação e recuperação encomendado à época, pela Câmara Municipal de Lisboa, à Associação dos Amigos dos Castelos.

O «FORTE OU BALUARTE DE SANTA APOLÓNIA» é propriedade da Câmara Municipal de Lisboa desde 1968 (1).

Em 05 de Março de 2008 é apresentado uma proposta pela organização CIDADÃOS POR LISBOA, proposta 159/08-PO45.08 - BALUARTE DE SANTA APOLÓNIA, onde apresentam algumas considerações.

A 11 de Março de 2008 o "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" publica um artigo com o título: «TASK FORCE» para cuidar forte de Santa Apolónia, onde se referia a uma torre de 12 pisos dentro das muralhas do Monumento.

(1) - Lisboa Popular-Forum Lisboeta

(PRÓXIMO) - «RUA GUALDIM PAIS [ I ] - QUINTA DA AMOROSA»

4 comentários:

Pedro Jesus disse...

Em primeiro lugar, muitos parabéns pela pesquisa que faz.

Devo confessar que me interessa bastante visto que foca as ruas da Freguesia de São João, onde já fui funcionário.

Apenas um reparo ao seu post. O Baluarte fica situado na Rua de Santa Apolónia/Calçada das Lages/Av. Afonso III e não na Calçada da Cruz da Pedra.

Cumprimentos e bom trabalho!

APS disse...

Caro Pedro Jesus

Obrigado pelas suas palavras de apreço.
Quanto ao reparo - eu nunca disse que o Baluarte de Santa Apolónia se situava na Calçada da Cruz da Pedra. Eu refiro-me à Calçada no seu envolvente, e quem ler os capítulos para trás, verifica que ele se situa na «QUINTA DO MANIQUE», com a parte norte a topejar com a Calçada das Lajes. (Embora a Quinta do Manique envolva alguma parte do dita Calçada).
Quanto à Rua de Santa Apolónia fica muito fora do local onde o Baluarte agoniza.
De qualquer maneira estamos sempre receptiveis a corrigir algum erro que eventualmente possa surgir.
Um abraço
APS

Malu disse...

Gostaria tanto de encontrar uma fotografia do colégio que existia na Calçada da Cruz da Pedra, chamado casa mãe... era uma rua junto ao tejo com gradeamento e via-se passar os comboios que partiam de Santa Apolónia... á porta desse colégio tinha um marco do correio faz parte da minha infância... quem souber, ou tiver alguma foto agradecia que me enviasse!
Por detrás do desse colégio era o colégio Sidónio Pais
Cumprimentos e Obrigada

APS disse...

Cara Malu

A sua informação é pouco completa para uma informação tão importante.
Eu sou dessa zona e não me lembro desse Colégio. Seria a Escola Primária que construíram nos anos 50 ao fundo da Calçada das Lajes e esquina para a Calçada da Cruz da Pedra?

A Calçada da Cruz da Pedra começa junto da "Rua da Madre de Deus" e termina na "Rua de Santa Apolónia". Possui poucas casas no seu lado esquerdo, algumas só no início.
Podia eventualmente ter indicado uma data (aquando da sua estadia na CASA MÃE) e fiquei mais baralhado quando diz "por detrás desse Colégio era o Colégio Sidónio Pais".

Existe outra hipótese poderá ser no quarteirão do lado direito que começa ao fundo da Calçada das Lajes, e termina na Avenida Mouzinho de Albuquerque. Na parte de trás desse quarteirão temos o Convento de Santos-o-Novo, onde eventualmente poderia ter existido uma escola de Sidónio Pais. E desse ponto, frente existe um gradeamento da CP bastante longo e possivelmente se possa observar os comboios.

Peço desculpa não a poder ajudar mais, despeço-me com amizade,
cumprimentos
Agostinho Paiva Sobreira-APS