Praça Luís de Camões - (2007) - Fotógrafo não identificado (Estátua a Luís de Camões) in OLHARES
Praça Luís de Camões - (2002) - Foto de Andres Lejona (O Monumento a Luís de Camões, ao fundo as duas Igrejas) in AFML
Praça Luís de Camões - (1965-03) -Foto de Armando Serôdio (A Praça vendo-se a estátua do Poeta) in AFML
PRAÇA LUÍS DE CAMÕES [IV]
«A ESTÁTUA DO POETA (1)»
Lisboa estava em dívida para com o poeta maior de nacionalidade: «Luís Vaz de Camões» não tinha uma estátua na capital.
O escultor Victor Bastos modelou em gesso um primeiro projecto e levou-o ao Rei D. Pedro V, em 1860. Ao que parece, o jovem monarca gostou. Mas morreu cedo (com 24 anos a 11 de Novembro de 1861) e foi já seu irmão e sucessor, D. Luís, quem presidiu à colocação da primeira pedra do futuro monumento.
A cerimónia foi levada a sério: perante um Largo engalanado, estiveram presentes, além do monarca, a família real, o corpo diplomático, os ministros, a corte e a Câmara de Lisboa.
O Duque de Saldanha procedeu à leitura do auto: Em 9 de Outubro de 1867, teve lugar a inauguração, com igual luzimento, sendo então presidente do Conselho de Ministros «JOAQUIM ANTÓNIO DE AGUIAR».
A estátua de bronze tem quatro metros de altura assenta sobre um pedestal de sete metros e meio, tendo quase dois metros e meio as figuras que se encontram à roda do monumento e provocou algumas polémicas.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «PRAÇA LUÍS DE CAMÕES [IV]-A ESTÁTUA DO POETA (2)»
1 comentário:
Por influência de D.João V de Portugal, para agradar o poder papal, o estilo barroco está presente em algumas construções, da época do Brasil colônia, em várias cidades do Brasil.
Vendo esses postais,consigo identificar algumas aqui no Rio.
Bom fim de semana!Um abraço.
Enviar um comentário