sábado, 17 de abril de 2010

RUA DE XABREGAS [ XIX ]

Rua de Xabregas - (1989) - Foto de APS (O edifício onde funcionava o IPA, nos terrenos da antiga "FÁBRICA DAS VARANDAS") ARQUIVO/APS
Rua de Xabregas - (1989) - Foto de APS ( Centro Comercial instalado nos terrenos da antiga FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECIDOS ORIENTAL (vulgo) "FÁBRICA DAS VARANDAS") ARQUIVO/APS

Rua de Xabregas - (1989) - Foto de APS (Final da Calçada de Dom Gastão inicio da Rua de Xabregas, esquina com a Rua José António Lopes - que nesta altura, existia a "Farmácia Conceição" na esquina) ARQUIVO/APS
--//--
(CONTINUAÇÃO)
RUA DE XABREGAS [ XIX ]
«FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECIDOS ORIENTAL (vulgo) "FABRICA DAS VARANDAS" (3)»
---
A antiga unidade fabril era em finais do século XIX conhecida por "EMPRESA DA FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECIDOS ORIENTAL".
Em 1947 entrou para a administração o «ENGº TOMÁS DA ROCHA LEÃO DE SOUSA EIRÓ». Esta mudança parece estar relacionada com o aumento de capital e reforço do fundo de reserva. Nos últimos anos da década foram adquiridos à Inglaterra máquinas para a oficina de preparação e de fiação (abridores, batedores, cardação, penteação e torcedura).
A política social da empresa registou uma mudança significativa entre os finais de 40 e a década seguinte.
Na década de cinquenta caracterizou-se por uma grande queda nos lucros da empresa que se reflectiram nas opções industriais dos anos seguintes.
No ano de 1966 é encerrada a secção de tecelagem, que é transferida para o PORTO, para uma empresa do grupo económico a que pertencia.
A «FÁBRICA DAS VARANDAS» manteve-se em funcionamento até ao início da década de oitenta, apenas com a secção de fiação.
A história laboral da «FÁBRICA DAS VARANDAS», encontra-se recheada de múltiplos acontecimentos laborais (greves, despedimentos).
A mudança de atitude apoiada pelo ESTADO NOVO permitiu suprir parcialmente as críticas dos operários, em relação à assistência social. Constrói-se um edifício apropriado para os diversos serviços, como uma creche, um refeitório, cozinhas e um posto de socorros.
Em 1976, reflectia-se na «FÁBRICA DAS VARANDAS» os problemas económicos e sociais criados após o 25 de Abril de 1974.
Pertencia então a «MANUEL F. A. COIMBRA» e encontrava-se em laboração intermitente por falta de matéria-prima, baixa de produção e dificuldades de obtenção de acessórios para as máquinas. Os edifícios encontravam-se em mau estado de conservação, laborando ainda 254 operários, a maioria mulheres.
Finalmente, em 1983, o seu encerramento estava iminente. O conjunto fabril foi depois objecto de uma urbanização, preservando-se apenas o janelão de ferro, localizado agora no piso térreo do Centro Comercial, única testemunha desta fábrica que deu emprego a muita gente, nesta modesta zona de XABREGAS.
Como curiosidade, na «FÁBRICA DAS VARANDAS» trabalhavam os pais do grande matador de touros «MANUEL DOS SANTOS», (ver mais aqui). Sabemos que moravam no «ALTO DOS TOUCINHEIROS».
Os pais de «MANUEL DOS SANTOS» separaram-se e o Manuel, ainda pequeno foi com sua mãe para casa do avô (materno) na «GOLEGû.
Mais tarde o pai de Manuel passou a viver maritalmente com uma senhora que morava no «PÁTIO JOSÉ INGLÊS», tiveram uma filha (meia-irmã de Manuel) de nome «MANUELA».
O Toureiro «MANUEL DOS SANTOS» sempre a protegeu, tanto na sua criação como nos estudos. Mais tarde trabalhou na empresa de seu irmão «SOCIEDADE DO CAMPO PEQUENO», até à morte deste, em 1973.
---
BIBLIOGRAFIA
- Araújo, Norberto - 1992-1993 - Peregrinações em Lisboa - Livro XV - Lisboa - Vega.
- Ferreira, Jaime Alberto do Couto - 1999 - Farinhas, Moinhos e Moagens - Lisboa - Ancora.
- Ferreira, Paula Cristina - Sanchez, Paula e Figueiredo, Sandra - 1995 - A FREGUESIA DO BEATO NA HISTÓRIA - Lisboa - Junta de Freguesia do BEATO.
- Folque, Filipe - 2000 - Atlas da Carta Topográfica de Lisboa, sob a direcção de: 1856-1858 - Lisboa - CML - Departamento de Património Cultural - Arquivo Municipal de Lisboa.
- Folgado, Diolinda e Custódio, Jorge - 1999 - Caminho do Oriente - Guia do Património Industrial - Lisboa - Livros Horizonte.
- Furtado, Mário - 1997 - Do Antigo sítio de Xabregas - Lisboa - Vega.
- Matos, José Sarmento de e Paulo, Jorge Ferreira - 1999 - Caminho do Oriente - Guias Históricas II - Lisboa - Livros Horizonte.
- Matos, José Sarmento de - 1994 - Lisboa, um passeio a Oriente - Lisboa - Parque Expo'98 e Metropolitano de Lisboa
- Oliveira, Cristóvão Rodrigues - 1987 - Lisboa em 1551 - SUMÁRIO - Lisboa - Livros Horizonte.
- Santana, Francisco e Sucena, Eduardo (Coord) - 1994 - Dicionário da História de Lisboa - Lisboa - Carlos Quintas e Associados.
---
(PRÓXIMO) «RUA DO TERREIRO DE TRIGO [ I ] - A RUA DO TERREIRO DO TRIGO»



5 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Lembro-me da fábrica ainda a laborar, mas não me recordava de ter durado até "tão tarde". Aprendo sempre com a leitura destes textos.

Luisa disse...

Caro APS,

Mamarracho, é nome adequado para esse C. Comercial, Lisboa ficou a perder.

Ricardo Moreira disse...

E olhe que nestas fotos de 1989 ainda não tinha sido construído o pior de tudo, um edíficio de apartamentos enorme e metido "à pressão" entre a Linha do Norte e os outros dois edíficios do centro.

APS disse...

Caro Ricardo Moreira

A fábrica podia até ter trabalhado mais uns anos, mas a situação que se vivia na altura não lhe era favorável.

Fechou em 1983, mas em 1989 já estavam nos seus terrenos (a funcionar) aqueles dois edifícios. Faz crer que já estariam todos os estudos feitos para aquelas implantações.

Do outro edifício, que mais parece uma "torre de um navio de passageiros", nem me quero pronunciar.

Um abraço
APS

APS disse...

Cara Luísa

Inteiramente de acordo consigo. Além do mais, acaba-se com a Indústria, e só aparece para postos de trabalho... serviços e mais serviços.

Abraço
APS