quarta-feira, 9 de junho de 2010

RUA LUÍSA TODI [ III ]

Rua Luísa Todi - (1785) (Louisé Elisabeth Vigée-Lebrum) (Retrato a Óleo de Luísa Todi em Paris) in BIOCRAWLER
Rua Luísa Todi - (1944) (Eduardo Portugal) (Lápide de homenagem a "SILVA PORTO", colocada no prédio da Rua Luísa Todi no número 6, onde este pintor faleceu) in AFML

Rua Luísa Todi - (Entre 1898 e 1908) Fotógrafo não identificado ( Antiga Travessa da Estrela, hoje Rua Luísa Todi) in AFML
-
(CONTINUAÇÃO)
-
RUA LUISA TODI [ III ]
-
«LUÍSA TODI (2)»
-
Não é nosso propósito elaborar aqui uma exaustiva biografia de «LUÍSA TODI», queremos apenas realçar algumas passagens da sua brilhante vida. Interessará aqui especialmente focar as ligações da artista com LISBOA, terra onde como se disse, começou a sua carreira. Foi também em LISBOA onde muitas vezes se acolheu e onde acabou por falecer.
A traços muito largos e a título de curiosidade, lembre-se apenas que a vida da cantora não a impedia de dar muitos filhos ao mundo: sabe-se que foi mãe no «PORTO» em 1772 e 1773; em 1775, deu à luz outra criança numa localidade perto de «GUIMARÃES»; outra filha nasceu em «ARANJUEZ», ainda outra em «PARIS»; o filho que vingou, «LEOPOLDO RODRIGO», era natural de «TURIM» (viveu em LISBOA, foi dono de uma fábrica de massas alimentícias e teve casa na «RUA DO BARÃO» na freguesia da «».
A cantora despontou no «TEATRO DO BAIRRO ALTO», que juntamente com o «PÁTIO DA ÓPERA», existiu na actual «TRAVESSA DO CONDE DE SOURE», no «BAIRRO ALTO», junto à «RUA DE S. BOAVENTURA». A casa de espectáculos já era famosa, nomeadamente desde que ali tinham sido representadas as peças de «ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA-O JUDEU».
O esplendor da ópera teve lugar exactamente na época em que «LUÍSA TODI» ali fez a sua estreia como cantora, o que sucedeu em 1770 com «IL VIAGGIATORE RIDICOLO», do compositor italiano «JOSÉ SCOLARI», que viveu em «LISBOA» e dirigiu o espectáculo.
Após o casamento andou a artista pelo estrangeiro. Voltou, porém, a LISBOA em 1773 (com apenas 20 anos), sendo então contratada pelo «TEATRO DA RUA DOS CONDES», na época em que ali cantavam também as célebres «SESTINI» e «ZAMPERINI». Esta última mais conhecida ainda pelos escândalos a que deu azo do que pela própria voz, tendo sido afastada após um tórrido romance com um filho do «MARQUÊS DE POMBAL».
«LUÍSA TODI» correspondeu à sua grande projecção na EUROPA, ao tempo em que a convidaram para cantar em «PÁDUA» na «FEIRA DEL SANTO» e, pelos 15 dias de permanência, lhe pagaram 600 SEQUINS de ouro e a instalaram em casa mobilada, com mesa posta para seis pessoas durante a estadia, carruagem às ordens, liteira para as deslocações particulares e camarote privado no teatro.
-
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA LUÍSA TODI [ IV ] - LUÍSA TODI (3)»


4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante e linda aquela fotografia ali em cima. beijinhos.

Luisa disse...

Todos nós devíamos saber quem foi a pessoa que deu o nome à nossa rua. Não só sabíamos mais, como respeitaríamos as personagens da nossa história.



Cumps

Luisa

APS disse...

Luísa Todi mereceu bem, uma rua com seu nome.
Continuação das suas melhoras!

APS disse...

Cara Luísa

Eu digo mesmo que o nome da "nossa" RUA é tão importante como o nosso BI.

Cumpts
APS