sábado, 13 de novembro de 2010

RUA EDITH CAVELL

Rua Edith Cavell - (2009) - (A Rua Edith Cavell junto da Rua Morais Soares) in GOOGLE EARTH
Rua Edith Cavell - (2009) - (Panorâmica da Rua Edith Cavell em Lisboa) in GOOGLE EARTH

Rua Edith Cavell - (12.10.1915) - Autor não identificado (Fuzilamento de Edith Cavell na Bélgica pelos soldados alemães) in PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Rua Edith Cavell - (1914 ou 1915) Autor não identificado (Edith Cavell enfermeira na Cruz Vermelha em Bruxelas-Bélgica) in ENFERMERIA AVANZA

Rua Edith Cavell - (1914) Fotógrafo não Identificado - (Edith Cavell) in WIKIPÉDIA



RUA EDITH CAVELL
.
«A RUA EDITH CAVELL»
.
A «RUA EDITH CAVELL» pertence a duas freguesias.
À freguesia de «SÃO JORGE DE ARROIOS» todos os números ímpares. Na freguesia de «SÃO JOÃO» todos os números pares.
A «RUA EDITH CAVELL» é uma artéria discreta e pouco comprida. Começa na «RUA MORAIS SOARES» (Antiga Estrada da Circunvalação) e termina na «RUA JOSÉ RICARDO».
Em 14 de Novembro de 1944 na reunião da « COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA DE LISBOA», lavrado na acta número dez, foi aprovado o topónimo da «RUA EDITH CAVELL».
EDITH LOUISA CAVELL
Chama-se «EDITEH CAVELL» a enfermeira inglesa da «CRUZ VERMELHA», heroína da nossa rua, que ajudou cerca de 200 soldados aliados, a fugirem da BÉLGICA (ocupada pelos alemães), durante o início da primeira Guerra Mundial.
«EDITH CAVELL» nasceu a 4 de Dezembro de 1865 em «SWARDESTON-NORFOLK» uma aldeia perto de «NORWIC» na GRÃ-BRETANHA, onde seu pai o Reverendo «FREDERICO CAVELL» foi padre durante 45 anos.
Entre os anos de 1900 a 1905 esteve como enfermeira no «ROYAL HOSPITAL DE LONDRES». Em 1907, «EDITH CAVELL» foi solicitada pelo dr. «ANTOINE DEPAGE» para ensinar numa escola recém-criada de enfermagem, que se situava na «RUA DA CULTURA» em BRUXELAS. Um ano depois, dava formação em três hospitais.
Quando em 1914 rebentou a «PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL», encontrava-se «EDITH» a visitar sua terra de «NORFOLK». Retornou de imediato para «BRUXELAS», onde a sua clínica e escola de enfermagem tinham sido intervencionadas pela «CRUZ VERMELHA».
No Outono de 1914, após a ocupação alemã de «BRUXELAS», «EDITH CAVELL» começou a ajudar soldados britânicos, canalizando-os para a «HOLANDA», que nessa altura era um país neutro. Nos meses seguintes, orientou soldados aliados que manifestamente colocou «EDITH» em violação da lei militar alemã.
Em 3 de Agosto de 1915 é presa e acusada por ajudar soldados inimigos. Foi mantida presa na prisão de «GILLES» durante 10 semanas, as últimas duas em regime de isolamento, e levada a julgamento marcial.
Dir-se-á que «EDITH CAVELL» não foi presa por espionagem como muitos foram levados a acreditar, mas por traição e foi juntamente com mais quatro, todos condenados à morte.
Apesar dos esforços de várias individualidades que pretendiam obter um indulto para «EDITH CAVELL», no dia 11 de Outubro o alemão «BARÃO VON DER LANCKEN» permitia a execução.
Um pelotão de fuzilamento composto de 16 soldados, realizaram a sentença no dia 12 de Outubro de 1915 em «SCHAERBEEK» na BÉLGICA.
Dizem que na execução de «CAVELL» ela desmaiou e caiu por causa da sua recusa em usar uma venda nos olhos, frente ao pelotão de fuzilamento, e enquanto ela estava inconsciente, o oficial alemão, comandante, assassinou-a com um tiro de revolver.
A sua execução foi a representação de um acto de barbárie alemã e de depravação moral.
Entretanto o governo britânico usa a história como propaganda política e «CAVELL» torna-se assim, na mais notável vitima feminina britânica da «PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL».
Este acontecimento teve um impacto enorme na EUROPA, daí a existência deste topónimo na cidade de LISBOA.
BIBLIOGRAFIA
- Actas da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa (1943-1974) Volume I - 2000 - Edição da C.M.L.
- Pelas Freguesias de LISBOA - São João - Beato - Marvila - Santa Maria dos Olivais - 1993 - Vários - Edição da CML -Pelouro da Educação.
- TRINDADE, António e PEREIRA, Teresa -Cord. - II Jornadas Sobre a Toponímia de Lisboa - 1997 - Edição da CML.
.
(PRÓXIMO) - «RUA BARROS QUEIRÓS [ I ] - A RUA BARROS QUEIRÓS»


4 comentários:

alfacinha disse...

Sou belga mas não conhecia esta história daquela mulher corajosa .
cumprimentos de Antuérpia

APS disse...

Cara Alfacinha

Muito bem-vinda a este blogue.
O título da sua apresentação é muito simpático.
Sempre existiu e existirão mulheres corajosas, por isso, dignas de referência.
Cumprimentos da parte mais Ocidental de "nossa" EUROPA.
APS

Patti disse...

Querido APS, esta é uma zona de Lisboa, que visito poucas vezes. Vai ser bom, saber mais dela, através dos seus conhecimentos.
Edith Cavel, também é uma quase desconhecida para mim, e acredito que para muitos lisboetas.

APS disse...

Cara Patti

Estamos aqui para divulgar quem já caiu no esquecimento ou raramente é lembrado.
É uma verdade que por vezes passamos por uma determinada rua (até aquelas muito conhecidas), sem sabermos o porquê daquele nome, quem era a personagem, o que fez etc..
Neste pequeno espaço, e se Deus me der saúde, vou tentar pesquisar o melhor que posso, e assim divulgar.

Aproveito para felicitá-la pela publicação do seu excelente livro. Espero e desejo que outros venham a seguir.

Cumprimentos
APS