sábado, 15 de janeiro de 2011

CAMPO DE SANTA CLARA [ IV ]

Campo de Santa Clara - (2010) - (Palácio Barbacenas no Campo de Santa Clara esquina com a Rua da Verónica, hoje messe dos Oficiais de Lisboa) in GOOGLE EARTH
Campo de Santa Clara - (2010) - (Porta de entrada e Brasão do Palácio Barbacenas, no Campo de Santa Clara) in GOOGLE EARTH

Campo de Santa Clara - (c. 1940) Foto de Eduardo Portugal ( Palácio Barbacenas, fachada Sul e Nascente) in AFML


Campo de Santa Clara - (Entre 1890 e 1945) Foto de José Artur Leitão Bárcia (Palácio Barbacenas e Mercado de Santa Clara) in AFML
.

(CONTINUAÇÃO)
.
CAMPO DE SANTA CLARA [ IV ]
.
«O PALÁCIO DOS CONDES DE BARBACENAS»
.
O «PALÁCIO DOS CONDES DE BARBACENAS» é um belo exemplar de arte Barroca, com o risco do Arquitecto «MANUEL DA COSTA NEGREIROS».
Mandado erigir por um dos senhores de «BARBACENA», sendo o último título atribuído ao 7º Visconde e 2º Conde «FRANCISCO FURTADO DE CASTRO DO RIO DE MENDONÇA E FARO», que nasceu em LISBOA em 11.12.1780 e morreu na mesma cidade a 11.03.1854.
Esteve no BRASIL com seu pai, assentou praça ali em 1789 no Regimento de Cavalaria. Em 1797 pediu baixa, e voltou a PORTUGAL tendo estado ao serviço de «JUNOT», com a finalidade de disciplinar alguns Regimentos de Cavalaria nas províncias do Sul. No final da «GUERRA PENINSULAR» a sua patente era de coronel e, embarcando para o BRASIL, ali lhe foi conferido o generalato.
Volta ao Reino em 1818 é nomeado para sufocar a revolta liberal.
Mas o Conde preferiu demitir-se.
Em 1823 toma partido pela causa de «D.MIGUEL» e em 1825 assume a pasta da guerra um ano. No ano de 1828, foi o Conde «CHEFE DO ESTADO-MAIOR» das forças «MIGUELISTAS», até 1833 ano em que «D. MIGUEL» o fez Marechal a 11 de Junho.
Casou com sua tia materna, «D. MARIA DAS DORES JOSÉ DE MELO», que nasceu a 30.10.1783, filha do 2º casamento do «MARQUÊS DE SABUGOSA».
O Palácio passou para herdeiros colaterais, e foi depois adquirido pelo décimo «CARDEAL-PATRIARCA DE LISBOA-(1858-1869)», «D. MANUEL BENTO RODRIGUES DA SILVA-(1800-1869)» que lhe valeu por algum tempo, a denominação popular de «PALÁCIO DA MITRA».
O «PALÁCIO DOS CONDES DE BARBACENA» tem um interessante conjunto de mansardas ornadas de fogaréus. O Brasão dos «BARBACENAS» vê-se ao nível das janelas do primeiro andar. Palácio muito elegante no seu estilo "BARROCO" e com dez varandas coroadas de ática.
No interior tem admiráveis azulejos setecentistas, destacam-se o átrio, salas e escadarias, com representações de cenas de caça, bucólicas e palacianas.
Este Palácio foi também usado como «HOSPITAL-MILITAR» durante alguns anos, no final do século XIX, continuando a depender do «ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO», sendo hoje (e muito bem conservado) a «MESSE DOS OFICIAIS DE LISBOA» em «SANTA CLARA».
.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO) - «CAMPO DE SANTA CLARA [ V ] - PALÁCIO CONDES DE RESENDE-CASÃO MILITAR»



Sem comentários: