quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CAMPO DE SANTA CLARA [ V ]

Campo de Santa Clara - (2005) Foto de Vitor Neves (Antigo Palácio Resende no Campo de Santa Clara, hoje O.G.F.E.) in PANORAMIO
Campo de Santa Clara - (2009) Foto de APS (Palácio Resende, Templo de Santa Engrácia, Antigo Campo da Forca hoje Praça Dr. Bernardino António Gomes, um dia de "FEIRA DA LADRA") in ARQUIVO/APS

Campo de Santa Clara - (2009) Foto de APS - (Palácio Resende e Praça Dr. Bernardino António Gomes, num dia de "FEIRA DA LADRA") in ARQUIVO/APS Campo de Santa Clara - (1968) Foto de Armando Serôdio (Palácio Resende, datado dos séculos XVII e XVIII, onde se instalou o antigo Depósito de Fardamento e Calçado do Ministério da Guerra, (vulgarmente chamado de Casão Militar) hoje O.G.F. E.) in AFML

Campo de Santa Clara - (Entre 1898 e 1908) Fotógrafo não identificado (Palácio dos Condes de Resende, Arquivo Histórico Militar) in AFML
.
(CONTINUAÇÃO)
.
CAMPO DE SANTA CLARA [ V ]
.
«PALÁCIO DOS CONDES DE RESENDE»
.
Data dos finais do século XVI o estabelecimento da família nobre dos senhores de «RORIZ E RESENDE» no «CAMPO DE SANTA CLARA», acompanhando a primeira fase da ocupação urbana deste arrabalde iniciada pela Infanta «D. MARIA». Segundo registos paroquiais, já em 1606, «D. JOÃO DE CASTRO», senhor do "MORGADO DE RESENDE", baptizou uma filha na freguesia de «SANTA ENGRÁCIA», dando como morada as "suas casas" neste Campo.
Em meados do século XVIII, encontra-se o solar na posse de um herdeiro, também chamado «D. JOÃO DE CASTRO», que assume, legado pelo avô materno, o cargo de "ALMIRANTE DE PORTUGAL".
Deste modo, a casa dos «SENHORES DE RESENDE» passa a estar ligada ao cargo de «ALMIRANTE DO REINO», o que se irá manter ao longo dos anos.
Em 1704, encontra-se detentor de ambas «D. LUÍS INOCÊNCIO DE CASTRO» e será seu filho, «D. ANTÓNIO JOSÉ DE CASTRO»(05.07.1719-10.12.1782) em 1754, que receberá o título de «1º CONDE DE RESENDE» (título criado por "D. JOSÉ I" em 09.06.1754).
Depois do terramoto de 1755, o Conde e família refugiam-se na «AJUDA», junto às «REAIS BARRACAS» onde se instalara a família real, mas depressa regressaram ao seu palácio do «CAMPO DE SANTANA», aí se encontrando no último quartel desse século.
Até 1882, os «CONDES DE RESENDE» continuaram a habitar o palácio de família, não estando definitivamente determinado quando o terão vendido e quem terá sido o primeiro comprador. Da história posterior do palácio ressaltam alguns episódios interessantes.
Assim, em parte do edifício instalou-se o «TEATRO DA SOCIEDADE THALIA», para cuja inauguração, ocorrida em 11.04.1844, «ALMEIDA GARRETT» escreveu a comédia num acto «O TIO SIMPLÍCIO», que foi um grande êxito.
Em 1873, outro espaço para espectáculos ocupou parte do Palácio: «O TEATRO POPULAR DE ALFAMA», que pouco tempo durou. Anos depois, em 1916, um grande incêndio, que se diz ter sido de origem criminosa, consumiu parte da antiga casa dos «SENHORES DE RESENDE» que, passado algum tempo foi reconstruída.
.
Data do primeiro quartel do século XX a instalação neste edifício das «OFICINAS DE FARDAMENTO E CALÇADO», e dos «ARQUIVOS DO MINISTÉRIO DA GUERRA e HISTÓRICO-MILITAR». Os arquivos não se encontram já nestas instalações e o «PALÁCIO RESENDE» é vulgarmente conhecido por «CASÃO MILITAR».
Construção muito volumosa, apresenta a fachada principal assente no lado poente da «PRAÇA DR. BERNARDINO ANTÓNIO GOMES», (antigo CAMPO DA FORCA), estendendo-se a lateral Sul pela «RUA DO PARAÍSO». É no ângulo de intersecção destas alas que se poderá ver o brasão de armas da família dos «CONDES DE RESENDE, ALMIRANTES DO REINO». Todo o edifício se apresenta muito descaracterizado, sendo de notar a imponência e dimensão do seu traçado arquitectónico que obras feitas ao longo dos anos não conseguiram alterar.
.
Com a abertura da linha férrea de «LISBOA-TORRES VEDRAS» o edifício em «ALCÂNTARA» (onde estavam guardados os arquivos), foi vendido à Companhia concessionária da Linha. Devido à urgência de construir a «ESTAÇÃO DE ALCÂNTARA», foi o arquivo transferido para a ala Sul do antigo «PALÁCIO DOS CONDES DE RESENDE», no «CAMPO DE SANTA CLARA», iniciando-se a mudança em 28 de Novembro de 1884 e com um prazo de 10 dias. Para «SANTA CLARA» foi também transferido, em Janeiro de 1885, o «ARQUIVO ADMINISTRATIVO» que se encontrava no edifício do «ARSENAL DA MARINHA» desde 1878. (1)
.
- (1) - PORTAL DO EXÉRCITO PORTUGUÊS- Versão de Acessibilidade na WEB.
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CAMPO DE SANTA CLARA [ VI ] - PALÁCIO SINEL DE CORDES-PALÁCIO GODINHO-ESCOLA BÁSICA Nº 4 - CAMPO DA FORCA.




Sem comentários: