terça-feira, 20 de setembro de 2011

RUA DO SÉCULO [ VI ]

Rua do Século - (2010) (Fachada do antigo Palácio dos Carvalhos e Lançada na "RUA DO SÉCULO") in GOOGLE EARTH


Rua do Século - (2009) Foto de autor não identificado ( Antigo "Palácio Lançada" foi as instalações do jornal "O Século" e "MAMAOT") in MARCAS DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO SÉCULO [ VI ]

«O PALÁCIO DOS CARVALHOS DA RUA FORMOSA ( 1 )»

Com o presente trabalho pretendemos dar conhecimento das descobertas efectuadas no «PALÁCIO DOS CARVALHOS DA RUA FORMOSA», ou «PALÁCIO POMBAL», como normalmente também é conhecido. Este Palácio era cabeça de um vínculo denominado «MORGADO DA RUA FORMOSA», da autoria de «ANTÓNIO MIRANDA» e «HELENA PINTO JANEIRO», publicado na revista «CAMÕES - REVISTA DE LETRAS E CULTURA LUSÓFONA», números 15-16 de Janeiro a Junho de 2003, páginas 143 a 149.

A recuperação do «PALÁCIO» iniciada em 12 de Dezembro de 2002, esteve a cargo do «ENGº JOÃO APPLETON» e pela firma «ENGIL», com um valor previsto de 727 mil euros. A obra representa a empreitada Nº 5/2002/GLBA - REABILITAÇÃO ESTRUTURAL DO PALÁCIO POMBAL, para a CML, com prazo estimado de um ano.

O edifício que actualmente identificamos como «PALÁCIO POMBAL», propriedade Municipal, é apenas parte de um extenso conjunto palaciano hoje amputado e na posse de diversas entidades. O PALÁCIO primevo, de fundação seiscentista, terá sido levantado em estilo chão por «SEBASTIÃO CARVALHO E MELO», avô do futuro «MARQUÊS DE POMBAL». No seu apogeu, na segunda metade do século XVIII, apresentava uma extensa implantação em "L", constituíndo-se em quatro núcleos edificados que se articulavam com um cenográfico Jardim em patamares. Na parte edificada a norte, junto da «RUA DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS», e cavalariças anexas instalaram-se, no século XX, os escritórios de uma unidade fabril, a "COMETNA", cuja fábrica cresceu no patamar inferior do jardim. Apesar de muito transformado, este núcleo mantém algumas salas abóbadas e parte significativa da monumental cozinha do palácio.

Integra actualmente (2002) a «ESCOLA SUPERIOR DE DANÇA». A partir deste corpo estabelecia-se a ligação às hortas, no lado oposto da rua. Um pequeno aqueduto e uma casa de fresco-passadiço galgam a «RUA DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS». Esta última assegurava a ligação aos terraços sobre edifícios de apoio de onde se completavam as hortas, terrenos em que se ergueu um condomínio privado. Dobrando a esquina para a «RUA DO SÉCULO», um segundo núcleo, o edifício de menor dimensões, hoje propriedade particular e atelier de arquitectura. Dele parte a extensa fachada principal que acompanhando a ligeira inflexão da «RUA DO SÉCULO», abrangia dois outros núcleos, até ao «PALÁCIO LANÇADA» mais para sul.

O corpo externo foi sacrificado nos inícios de novecentos para dar lugar ao edifício do jornal «O SÉCULO». O que subsiste corresponde à parte central principal do PALÁCIO, na posse do município desde 1968. Apresenta três pisos, sendo um em cave, que devido ao desnível topográfico, corresponde ao andar térreo para tardoz, por onde se acede ao primeiro patamar do Jardim. Neste núcleo se pode ainda observar, entre outros elementos decorativos, magníficos estuques relevados rococó e um notável conjunto de silhares de azulejos dos séculos XVII e XVIII, alguns de proveniência desconhecida.

Um pátio interior de razoáveis dimensões, escondido por detrás da fachada-cenário onde se rasgam os portões monumentais de acesso ao «PALÁCIO», une os três núcleos que chegaram até aos nossos dias. Os jardins em degraus, a tardoz, estabeleciam ligação visual com as cercas dos Conventos de «JESUS» e dos «PAULISTAS» e os jardins do «PALÁCIO LANÇADA», possibilitando uma magnifica vista sobre os campos e o Tejo.

Uma lápide na fachada principal indica ter sido no «PALÁCIO» que nasceu o futuro Marquês, em 13 de Maio de 1699. O baptismo está documentado como tendo sido realizado, em 6 de Junho de 1699, na «IGREJA DAS MERCES» da «RUA FORMOSA», cujo padroado pertencia à família. No «PALÁCIO» o Marquês terá passado grande parte da sua infância e juventude.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO SÉCULO [ VII ] - O PALÁCIO DOS CARVALHOS DA RUA FORMOSA ( 2 )».





2 comentários:

virita disse...

Que maravilha achar gente tão interessante que se dedica a estudar e a divulgar a nossa terra. Pois vou com um grupo de gente reformada e muito curiosa visitar o que de mais interessante existe na Rua do Século e suas cercanias . O Museu Geológico já está no programa...mas como gostariamos de alguém bem informado que nos guiasse nesta visita. Quem poderá fazê- lo? Ajude

APS disse...

Cara VIRITA
Fico agradecido pelas suas palavras a este blogue.
Acho muito interessante a ideia da visita a esta RUA com bastante história. Se bem entendi, necessitava "de alguém bem informado para vos guiar", infelizmente não conheço ninguém com esse perfil. No entanto dava-lhe uma sugestão...Porque não procura na NET um "guia turístico" com habilitações na parte histórica, e disponível?
Os meus parabéns pela sua iniciativa. Até sempre!
Despeço-me com amizade
APS