Rua Vítor Cordon - (2012) - (Cruzamento da "RUA SERPA PINTO" com a "RUA VÍTOR CORDON" local onde se deu o tiroteio que vitimou o "VISCONDE DA RIBEIRA BRAVA", bisavô paterno de "D.ISABEL de HERÉDIA" esposa de "D. DUARTE PIO", DUQUE DE BRAGANÇA. in GOOGLE EARTH
Rua Vítor Cordon - (2007) - (Panorama da "RIBEIRA BRAVA" na "ILHA DA MADEIRA") in SKYSCRAPERCITY
Rua Vítor Cordon - (1905) - Gravura (Os tumultos na última sessão no Parlamento em 09.09.1905, publicado na "Ilustração Portuguesa" número 98 de 18 de Setembro de 1905) in ALMANAQUE REPÚBLICANO
Rua Vítor Cordon - (Início do século XX) foto de autor não identificado (O "VISCONDE DA RIBEIRA BRAVA" Francisco Correia de Herédia) in MUNICÍPIO DA VIDIGUEIRA
Rua Vítor Cordon - (Início do século XX) ("FRANCISCO CORREIA DE HERÉDIA" "Visconde de Ribeira Brava") in WIKIPÉDIA
(CONTINUAÇÃO) - RUA VÍTOR CORDON [ XIX]
«O VISCONDE DE RIBEIRA BRAVA»
«FRANCISCO CORREIA DE HERÉDIA» foi o único «VISCONDE DA RIBEIRA BRAVA» nasceu na «RIBEIRA BRAVA», «ILHA DA MADEIRA», a 2 de Abril de 1852 e faleceu em Lisboa vítima de um tiroteio. Filho do Conselheiro «ANTÓNIO CORREIA DE HERÉDIA», descendente de uma ilustre família espanhola fixada naquela ilha, e de sua mãe, «D. ANA BETTENCOURT DE HERÉDIA».
Fidalgo-Cavaleiro da CASA REAL, diplomado com o "CURSO SUPERIOR DE LETRAS", foi Governador Civil dos distritos de BEJA, BRAGANÇA e LISBOA, deputado da Nação (tanto no tempo da Monarquia como na República), notável desportista, proprietário e agricultor na «ILHA DA MADEIRA».
Teve uma agitada carreira política, tendo militado activamente no «PARTIDO PROGRESSISTA», até ao estabelecimento da dissidência chefiada pelo conselheiro «JOSÉ MARIA DE ALPOIM», que acompanhou. Estabelecidas ligações entre esse grupo dissidente e os «REPUBLICANOS», para o combate ao Governo de «JOÃO FRANCO», tomou parte em todos os momentos de carácter revolucionário desse agitado período. Implantada a REPÚBLICA, filiou-se no «PARTIDO REPUBLICANO PORTUGUÊS», chefiado por «AFONSO COSTA» a quem muito admirava, e deixou de usar o seu título nobiliárquico, passando a agrafar o seu nome como «FRANCISCO CORREIA DE HERÉDIA RIBEIRA BRAVA».
Evoca-se um episódio triste, aquando do "estado de sítio" decretado pelo governo e o partido ao qual pertencia ser objecto de perseguição política, no dia 16 de Outubro de 1918, quando com outros presos numa coluna que ia ser transportada do edifício do GOVERNO CIVIL para a estação dos Caminhos-de-Ferro no «CAIS DO SODRÉ», foi vítima de um tiroteio no cruzamento da «RUA SERPA PINTO» com a «RUA VÍTOR CORDON» tendo sido alvejado e falecido.
O acontecimento do seu falecimento ocorreu durante o Governo de «SIDÓNIO PAIS» e constituiu um grande "golpe" para a imagem desse governante.
A curiosidade deste facto (além de ter ocorrido na "RUA VÍTOR CORDON") será também a coincidência de o «VISCONDE DA RIBEIRA BRAVA» ser trisavô paterno de «D. ISABEL DE HERÉDIA» esposa de «D. DUARTE PIO» o «DUQUE DE BRAGANÇA», já retratado neste blogue, quando nos referimos à «RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA», localizado quase no final da «RUA VÍTOR CORDON».
O título de «VISCONDE» foi-lhe concedido por Decreto de 04.05.1871 pelo rei «D- LUÍS I».
Existiu no final da actual «RUA DE SERPA PINTO» um troço dessa mesma rua, com o nome de: «RUA 16 DE OUTUBRO» que por decisão camarária em 12.08-1937, foi incorporada na «RUA SERPA PINTO». [FINAL]
BIBLIOGRAFIA
- A Cerca Fernandina de Lisboa - Augusto Vieira da Silva - Volume II-2ªED. - CML- 1987 - LISBOA.
- As Freguesias de Lisboa - Augusto Vieira da Silva - Publicações Culturais da CML - 1943.
- Dicionário da História de Lisboa - Francisco Santana e Eduardo Sucena -1994 - Sacavém.
- Dicionário Ilustrado da História de Portugal - Coord. de José Costa Pereira - Pub. Alfa - 1986
- História de Portugal - José Matoso - Vol. V - C. Leitores- 1993 - Lisboa
- Lisboa Antiga (Bairros Orientais) de Júlio Castilho- VOL. VIII- 2ª Ed. - 1937-CML- LISBOA.
- Lisboa Antiga e Lisboa Moderna de Angelina Vidal - Vega- 2ª Ed. 1994.
- Lisboa de Lés a Lés de Luís Pastor de Macedo - Vol. II 2ª Ed. - CML - 1960 - LISBOA.
- Lisboa em 1551 - SUMÁRIO de Cristóvão Rodrigues de Oliveira - Livros Horizonte-1987 - Lisboa.
- Nobreza de Portugal e do Brasil - Ed. Enciclopédia, Lda. -Lisboa- 1961- Vol. III.
- Nova Enciclopédia Larouse - Circulo de Leitores - Vol- 11 e 22 -1997 e 1999 - Lisboa.
- O Ultimato Inglês - Nuno Severino Teixeira - Alfa - 1990 - Lisboa
- Rádio & Televisão - Revista semanal - Empresa do "Jornal do Comércio", S.A-R-L-Número especial dedicado ao Ultramar - Dezembro de 1965 - Lisboa.
INTERNET
- INATEL
(PRÓXIMO) -«AV. D. CARLOS I [ I ] -A AVENIDA D. CARLOS I»
Sem comentários:
Enviar um comentário