quarta-feira, 2 de maio de 2012

RUA VÍTOR CORDON [ XI ]

 Rua Vítor Cordon - (2012) -("Hospital da Ordem Terceira" na "Rua Serpa Pinto,7"). in GOOGLE EARTH
 Rua Vítor Cordon - (2012) -("Hospital da Ordem Terceira" na "Rua Serpa Pinto" frente ao "Museu do Chiado") in GOOGLE EARTH
 Rua Vítor Cordon - (2012) - (Panorama das instalações do "Hospital da Ordem Terceira" na "Rua de Serpa Pinto", com a entrada para o estacionamento automóvel a ser feito pela "Rua dos Duques de Bragança") in GOOGLE EARTH
Rua Vítor Cordon - (2011) - Foto de autor não identificado ("Hospital da Ordem Terceira" na "Rua Serpa Pinto", convergente com a "Rua Vítor Cordon") in HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA

(CONTINUAÇÃO) - RUA VÍTOR CORDON [ XI ]

«HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA»

A «VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA CIDADE» foi fundada em 1615.
No ano de 1672 é inaugurado pelo «FREI DOMINGOS DA CRUZ» (Comissário da Ordem Terceira), um hospital na «RUA DO SACO», em substituição do velho hospício que funcionava no «CONVENTO DE SÃO FRANCISCO», com três enfermarias para entrevados e entrevadas e ainda para estranhos à Ordem. Foi assim nascendo o «HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA», do qual foi primeiro enfermeiro-mor o «DUQUE DO CADAVAL» e enfermeira-mor a «MARQUESA DE NISA».
O terramoto de 1755 terá destruído o Hospital que, em 1779 já se encontrava reedificado neste local, sendo novamente transformado e ampliado em 1874, ano em que no segundo andar se construiu uma Capela, pois a "Venerada Ordem" desde 1834 andava, por empréstimos em várias casas religiosas.

O «HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA CIDADE» com entrada pelo número sete da «RUA SERPA PINTO» pertence à «Fraternidade da Venerável Ordem de S. Francisco da Cidade» fundada no ano de 1615. Esta instituição fica entre a já citada «RUA SERPA PINTO» e «RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA», que dá acesso ao estacionamento automóvel, é uma instituição com 339 anos. O «HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA» tem recebido grandes obras de beneficiação, tanto nas instalações como se tem apetrechado condignamente na parte clínica. Este hospital encontra-se a poucos metros da «RUA VÍTOR CORDON».


A «RUA DO SACO»
A nossa «RUA DO SACO» era um longo "beco" sem passagem, onde visivelmente lhe proveio o nome. Quem nos explica é o mestra «JÚLIO CASTILHO» no seu livro «LISBOA ANTIGA-BAIRROS ORIENTAIS» 2ª Ed. Vol. VIII-CML-1936. "onde ficava? Tínhamos a «RUA DO OUTEIRO»(actual RUA PAIVA DE ANDRADE), que ainda lá está alargada e moderna. Seguia-se-lhe para nascente a «RUA DA AMETADE» (hoje a parte do meio da "Rua Serpa Pinto") onde corre o lanço da «RUA NOVA DOS MÁRTIRES» (hoje Rua Serpa Pinto). Seguindo-se-lhe a «RUA DA FIGUEIRA»(actual Rua Anchieta). 
Todas três desembocam, como hoje, na «RUA DAS PORTAS DE SANTA CATARINA» ou «RUA DO CHIADO»(hoje Rua Garrett).
O prolongamento da «RUA DA AMETADE» cortada pela «RUA DA OLIVEIRINHA»(depois Parreirinha)(actual Rua Capelo), era a «RUA DO SACO». Correspondia a um fragmento da parte sul da «RUA NOVA DOS MÁRTIRES», (actual Rua Serpa Pinto).
Foi na «RUA DO SACO», como é ainda nas sua sucessoras «RUA NOVA DOS MÁRTIRES» e «RUA SERPA PINTO», o «HOSPITAL DOS TERCEIROS DE S. FRANCISCO» fundado pelo padre comissário o «FREI DOMINGOS DA CRUZ»".
Existe presentemente uma «RUA DO SACO» que derivou da transformação do antigo "BECO", na freguesia da «PENA», entre a «RUA NOVA DO DESTERRO» e o «LARGO DO MASTRO», mas esta não é a «RUA DO SACO» que nos referimos.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«RUA VÍTOR CORDON [ XII ] -CASA DO TESOURO-HOTEL BRAGANÇA».



Sem comentários: