quarta-feira, 20 de junho de 2012

AVENIDA D. CARLOS I [ VI ]

 Avenida D. Carlos I - (2012) (Um troço da "Avenida D. Carlos I" no sentido sul,  próximo do antigo "Largo da Esperança") in GOOGLE EARTH
 Avenida D. Carlos I - (2004) -Foto de Gonçalo Lopes (Antigo "Convento de S. Bento da Saúde" actual "Assembleia da República", na parte norte da "Avenida D. Carlos I") in TREKEARTH
 Avenida D. Carlos I - (1969) Foto de António Duarte (Imagem de Nossa Senhora da Esperança) in AFML
 Avenida D. Carlos I - (Século XIX) (Planta do "Mosteiro da Esperança" em meados do século XIX - escala 1:2000, extraída da planta da cidade de Lisboa de 1856/58. O traçado a vermelho mostra a "Avenida D. Carlos I" e a "Rua dos Industriais", que se abriram através do terreno do Mosteiro. A indicação a tracejado da "Galeria da Esperança" era o abastecimento ao "Chafariz da Esperança") in  DISPERSOS VOLUME I
Avenida D. Carlos I - (Desenho do início do século XX) Foto de Eduardo Portugal em 195_) (Desenho do "Chafariz da Esperança" e do seu "Cruzeiro". À direita o "Convento da Esperança" à espera de ser demolido. Em primeiro plano a grande "Avenida" que vinha do "Aterro" para as "Cortes", ainda não existiam os grandes prédios na parte Oriental da artéria) in AFML

(CONTINUAÇÃO) - AVENIDA D. CARLOS I [ VI ]

«O CONVENTO DA ESPERANÇA ( 1 )»

O chamado vulgarmente «CONVENTO DA ESPERANÇA» teve inicialmente o nome de «CONVENTO DE Nª Srª. DA PIEDADE DA BOAVISTA», por ficar próximo do sítio assim designado, na parte ocidental de LISBOA junto do outeiro da BOAVISTA, numa Quinta chamada de "SICANA" ou "SIZANA" local de magnifico panorama sobre o rio TEJO.
Esta Quinta que se estende de norte e nordeste, pertencia na época ao senhorio do Prior e Beneficiados da «IGREJA DE SANTA JUSTA», bem assim como toda a parte oeste-sudeste com o seu olival. A sul e sudeste com caminhos públicos que vinham  das «PORTAS DE SANTA CATARINA» com destino a «ALCÂNTARA» ou «BELÉM».
Deve-se a fundação deste Convento a «D. ISABEL DE MENDANHA» filha de «PEDRO DE ABENDANO» que passou a este reino, vindo da «BISCAIA», onde a família era nobre e ilustre, muito acreditada nessa província de «CASTELA».
«PEDRO ABENDANO» terá combatido os «REIS CATÓLICOS» ao lado do nosso rei «D. AFONSO V», beneficiando mais tarde de privilégios de «El-Rei D. JOÃO II».
«D. ISABEL DE MENDANHA» (esposa de "D. JOÃO DE MENESES") fidalga com ascendência "Castelhana", foi efectivamente a fundadora deste Convento que primitivamente se destinava a senhoras aristocratas. Embora a Igreja Conventual tivesse, no entanto, desde cedo, sido frequentada pela gente trabalhadora do rio e do mar.
O pedido de «D. ISABEL» para autorização do funcionamento do dito Convento, foi formulado ao «PAPA CLEMENTE VII»  e à sede da ORDEM à qual pretendia recolher-se; a "ORDEM SERÁFICA, CONGREGAÇÃO DOS RELIGIOSOS FRANCISCANOS". Em 1524 tinha sido autorizada para efectivar o seu CONVENTO.
As obras de construção foram iniciadas em 1527 e três anos depois já estava habitável.
A área do «CONVENTO» dotado de grande cerca, com hortas, pomares e vinha ocupava o espaço de construção onde se encontra actualmente o «REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS», abrangendo também a cerca perto da «RUA DA ESPERANÇA, chegando perto do «CONVENTO DE S. BENTO DA SAÚDE», estendendo-se até à antiga «RUA FLOR DE MURTA» (Actual "RUA DE SÃO BENTO") junto à «RUA DO POÇO DOS NEGROS», ficando a fachada principal do Convento virada a sul para a antigo «LARGO DA ESPERANÇA».
O edifício ocupava uma vasta área dentro dos limites da cerca. Tinha corpos distintos, alguns de dois pisos e outros de pavimento térreo. A Igreja com  a respectiva Capela-mor, era de nave única, "abobada de lançaria lavrada e dourada", as paredes eram revestidas de bons azulejos.
No livro "LISBOA EM 1551 - SUMÁRIO" de «CRISTÓVÃO RODRIGUES DE OLIVEIRA», refere que nesta data o "MOSTEIRO DE Nª. SRª. DA ESPERANÇA" existiam nele 37 freiras e vinte e oito servidores. Tem uma capela de Administrador com um capelão que diz missa quotidiana. Há na Igreja duas confrarias: uma de «NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA» governada por leigos homens do mar, vale em esmolas 180 cruzados; a outra confraria de «NOSSA SENHORA DA PIEDADE», vale de esmolas 80 cruzados. Vale a renda deste Mosteiro 500 cruzados.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«AVENIDA D. CARLOS I [ VII ] - O CONVENTO DA ESPERANÇA ( 2 )».    

Sem comentários: