quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PRAÇA DO CHILE [ I ]

 Praça do Chile - (2012) - (Desenho adaptado da "Praça do Chile" e seu envolvente sem escala)-APS -LEGENDA - 1)-Colégio do Noviciado da Companhia de Jesus (Jesuítas) - 2)-Convento de Nossa Senhora da Imaculada Conceição - 3)-Hospital de Arroios - 4)-Antiga "Estrada de Sacavém (que iniciava no "Largo de Arroios" e seguia para Norte) - 5)-Praça do Chile - 6)-Igreja de São Jorge de Arroios - 7)-Palácio dos Senhores de PANCAS - 8)-Largo de Arroios - 9)-Cruzeiro de Arroios - 10)-Chafariz de Arroios - 11)-Palácio do Conde da Guarda - 12)-Mercado de Arroios.  
 Praça do Chile - (2011) - Foto de Maria Antónia (Estátua de "Fernão de Magalhães" uma obra oferecida a Portugal pelo Governo do CHILE) in AMOR ÚNICO
 Praça do Chile - (ant. a 1950) Foto de Judah Benoliel (A "Praça do Chile" já com o "NEPTUNO". A estátua é de 1771, anteriormente fazia parte do chafariz no "Largo do Chiado", esteve neste local até 1950 e foi nesse ano transferido para o "Largo da Estefânia", é uma obra do grande escultor "Machado de Castro" 1731-1822). in AFML
 Praça do Chile - (ant. 1950) Foto de Judah Benoliel (Estátua do "Neptuno" na "Praça do Chile" anterior a 1950) in AFML
Praça do Chile - (1942) Foto de autor não identificado (A modernização da "Praça do Chile" com o seu Lago (ainda não existia o Neptuno). Em frente na parte de cima, podemos ver a "Penha de França" com a sua Igreja). in SKYSCRAPERCITY

PRAÇA DO CHILE [ I ]

«A PRAÇA DO CHILE»

A «PRAÇA DO CHILE» pertence à freguesia de «SÃO JORGE DE ARROIOS». Está situada entre a «RUA MORAIS SOARES» e «RUA ANTÓNIO PEREIRA CARRILHO» (ambas, um troço da antiga Estrada da Circunvalação) e cortando na parte mais a norte a «AVENIDA ALMIRANTE REIS» (antiga Avenida Dona Amélia).
Foi atribuído o nome a esta "PRAÇA" em Sessão de Câmara de 25 de Outubro de 1928 por proposta do então vereador senhor «QUIRINO DA FONSECA», conforme consta das actas da edilidade. "Senhor Presidente apresento a seguinte proposta: Estando a ultimar-se a "ROTUNDA" onde actualmente chega a «AVENIDA ALMIRANTE REIS», tenho a honra de propor que, em homenagem à República Sul Americana do CHILE, essa Rotunda seja denominada "PRAÇA DO CHILE". Lida na mesa, foi admitida e aprovada a proposta do sr. "QUIRINO DA FONSECA" (...) sendo aprovada por unanimidade. [Paula Machado].
A «RUA MORAIS SOARES» anteriormente (1916) "RUA DO CONSELHEIRO MORAIS SOARES" representa um troço da antiga «ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO DE LISBOA» que percorria a cintura exterior de LISBOA da «CRUZ DA PEDRA» até «ALCÂNTARA», atravessando também, o sítio onde mais tarde a nossa «PRAÇA DO CHILE» iria aparecer, e continuava o seu caminho pela «RUA ANTÓNIO PEREIRA CARRILHO» em direcção a "Alcântara".
A «PRAÇA DO CHILE» foi estruturada em "ROTUNDA" num cruzamento de ruas, no centro da «AVENIDA ALMIRANTE REIS» mas não lhe cortando a sua passagem para o «AREEIRO». As outras duas ruas faziam parte do troço da «ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO» de 1852 (que já nos referimos). Nessa ligação com a «PRAÇA DO CHILE» as duas ruas tinham inicialmente no seu topónimo o nome de "Conselheiro", o que terá caído porque no início da 1ª República o nome de "Conselheiro" fazia lembrar os senhores da Monarquia. Por essa razão, não gostavam deste atributo representado nas novas ruas de Lisboa.
A estátua de «NEPTUNO» que inicialmente preencheu o "LAGO" da «PRAÇA DO CHILE» até 1950, é uma obra do mestre escultor «MACHADO CASTRO», foi muito viajada pela cidade de LISBOA. Sem pretender esgotar os locais da sua permanência, diga-se que este "senhor das águas" já esteve no «LARGO DO CHIADO», na «MÃE DE ÁGUA», no «MUSEU DO CARMO», no «DEPÓSITO DE ÁGUA DOS BARBADINHOS», na «PRAÇA DO CHILE», encontrando-se actualmente no «LARGO DE DONA ESTEFÂNIA».
Presentemente no centro desta "PRAÇA" (embora já não apresente a sua configuração inicial de "Lago") encontra-se erigido a Estátua de «FERNÃO DE MAGALHÃES», oferecida pela «REPÚBLICA DO CHILE», sendo idêntica à estátua que se encontra em «PUNTA ARENAS», na «REPÚBLICA DO CHILE», tendo o monumento sido inaugurado no ano de 1951.
No passado a «PRAÇA DO CHILE» foi um terminal das ligações de carros eléctricos da carris, (chapa 17-Belém-Praça do Chile).   Uns descendo a «MORAIS SOARES» ou a caminho do «ALTO DE S. JOÃO», dirigindo-se até ao «POÇO DO BISPO» (a chapa 27-Campolide-Poço do Bispo). Da «RUA ANTÓNIO PEREIRA CARRILHO» seguiam os eléctricos para o «ARCO DO CEGO» e na parte Norte da «AVENIDA ALMIRANTE REIS» passavam por esta PRAÇA os eléctricos vindos do «AREEIRO»(A chapa 8-Martim Moniz-Areeiro). Uns continuaram, muitos foram suprimidos, outros substituídos pelos autocarros.
Presentemente esta PRAÇA DO CHILE é servida pela estação de METROPOLITANO de «ARROIOS», designadamente pela sua linha VERDE.

(CONTINUA» - (PRÓXIMO) - «PRAÇA DO CHILE [ II ] - O SÍTIO DE ARROIOS»

4 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Já agora, completo a lista de carreiras de eléctricos que passaram pela Praça do Chile (de forma reduzida, no que toca às suas variadas versões):
1 - Praça do Chile-Benfica (de 1960 a 1973)
8 - M.Moniz-Areeiro (até cerca de 1970, quando se iniciaram as obras de prolongamento do ML até Alvalade)
13 - Praça do Chile-Carnide (de 1960 a 1973)
17 - Belém-Praça do Chile (mas com bandeira A.REIS), prolongada em 1973 ao Alto de São João
17A - Pr. Comércio-Alto de São João, renumerada como 6, em meados nos anos 1960 e extinta em 1973 por fusão com a 17
21 (anteriormente 24A) - S.Sebastião - Rua da Alfândega (até 1974, ano em que se fundiu com a 24)
23 - Rua da Alfândega - P. Chile (entre 1991 e 1992)
24 - Carmo-P.Chile até 1974, depois até à Rua da Alfândega e a partir de 1991 apenas até ao Alto S. João
27 - Campolide - P. Bispo

APS disse...

Caro Ricardo Moreira
Obrigado pelo complemento, é sempre uma mais-valia ao artigo.
Sei que o amigo é especialista em transportes rodoviários, e faz sempre sentido, tornar o trabalho mais esclarecedor. Eu tenho um pequeno livro de "João de Azevedo"-Lisboa 125 anos sobre carris, que por vezes me tira algumas dúvidas.
Um abraço
APS

Ricardo Moreira disse...

Agradeço as suas palavras, mas não sou nenhum especialista nesta área, apenas sou um curioso que vai lendo algumas coisas aqui e ali, tal como esse livro de que fala.
Aproveito para deixar dois links de outros tantos sites/blogs dedicados a este tema dos transportes lisboetas, ambos da autoria de Luís Cruz-Filipe e que são, a meu ver, o mais completo tratado sobre a História das carreiras da Carris:

http://historiaccfl.webatu.com/
http://historiaccfl.blogspot.pt/

jm disse...

Cuya, ty!