sábado, 11 de agosto de 2012

PRAÇA DOS RESTAURADORES [ III ]

 Praça dos Restauradores - (2010) Foto de autor não identificado (Pormenor da figura alada "O Génio da Liberdade e da Independência", escultura de "Alberto Nunes") in STRAWBERRY WORLD LISBON
 Praça dos Restauradores - (2011) Foto de Roadrunner (Monumento erigido na "Praça dos Restauradores" para comemorar a libertação de Portugal do domínio espanhol em 1640) in OLHARES
 Praça dos Restauradores - (2010) Foto de autor não identificado (Pormenor da figura feminina, representando "O Génio da Vitória", ostentando na mão esquerda uma palma e na mão direita, erguida ao alto, a "Coroa da Glória", escultura de "Simões de Almeida" in WIKIPÉDIA
 Praça dos Restauradores - (1886) (Século XIX) Desenho de R. CHRISTINO, Gravura de Alberto (Monumento aos Restauradores da Independência de Portugal, inaugurado a 1 de Dezembro de 1886 - publicado na Revista O Ocidente) in DO PORTO E NÃO SÓ
Praça dos Restauradores - (c. 1883) Foto de José Artur Leitão Bárcia (Obras de construção do "Monumento da Independência de Portugal", ainda dentro dos muros do "Passeio Público") in AFML

(CONTINUAÇÃO) - PRAÇA DOS RESTAURADORES [ III ]

«O MONUMENTO CONSAGRADO À RESTAURAÇÃO E RECONQUISTA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL (1 )»

A «PRAÇA DOS RESTAURADORES» situada no "coração" de LISBOA é caracterizada pelo alto e belo obelisco, inaugurado em 1886, para comemorar a libertação de Portugal do domínio espanhol de 1580-1640. Trata-se de um monumento consagrado à restauração e reconquista da Independência Nacional, depois de sessenta anos de domínio Castelhano. E durou 28 anos para se atingir o tratado de paz (1640-1668).
Esta praça tem passado por várias remodelações, mostrando-nos sempre um aspecto bastante agradável e espaçoso.
Em Agosto de 1861 foi criada uma "Comissão Central 1º de Dezembro de 1640", com o objectivo de determinar a forma como devia ser celebrado o aniversário da "Revolução que tinha libertado o nome de Portugal, do jugo espanhol". Nesta Comissão integravam figuras destacadas da  época, tendo sido decidido levantar um grandioso monumento de pedra e bronze, no centro desta "PRAÇA".
A primeira pedra do «MONUMENTO» foi colocada no meio de grande cerimonial, em 1875, na presença de el-Rei «D. LUÍS». Dois anos depois, o projecto apresentado por «ANTÓNIO TOMÁS DA FONSECA» (1822-1894), professor da «ACADEMIA DE BELAS-ARTES», era aprovado, e a construção começou ainda dentro do espaço murado do «PASSEIO PÚBLICO» (já nos seus finais), sob a direcção de «SÉRGIO AUGUSTO BARROS». A obra ficou pronta em 1882 e logo começou a colocação das estátuas.
O monumento é composto basicamente por pedestal ou base, obelisco e envasamento. O pedestal está  ornado. Na face norte encontra-se uma importante figura em bronze, representando "O GÉNIO DA VITÓRIA" que ostenta na mão esquerda uma palma e na direita, erguida ao alto, a "COROA DA GLÓRIA".
Este grupo escultórico foi executado pelo escultor «SIMÕES DE ALMEIDA», considerado uma das mais belas figuras femininas da estatuária portuguesa.
No lado oposto, virado a sul, uma outra importante figura, igualmente em bronze, de um jovem alado simbolizando o "GÉNIO DA LIBERDADE E DA INDEPENDÊNCIA", dando à figura o aspecto que num arranco, quebra as grilhetas, trabalho este que foi executado pelo escultor «ALBERTO NUNES».
Nas quatro faces do obelisco, destacam-se vários elementos, em pedra, tais como; o ESCUDO REAL e o GRUPO DE ARMADURAS, ESTANDARTES e outros objectos militares, a par de variadas inscrições e datas, em referência ao feito militar que pretendem exaltar.
Numa das legendas pode ler-se; «AOS RESTAURADORES DE 1640 - 1º DE DEZEMBRO DE 1640» e na outra «EM 1886 POR SUBSCRIÇÃO NACIONAL ERIGIU A COMISSÃO CENTRAL DO PRIMEIRO DE DEZEMBRO DE 1640».
As outras inscrições constam de uma data significativa, seguida de um resumo do acontecimento (que nós ainda resumimos mais no texto). Pela sua importância histórica, consideramos pertinente transcrever algumas dessas referências, por ordem cronológica:
12 DE AGOSTO DE 1641
- Os espanhóis atacaram com forças numerosas a vila de "SANTO ALEIXO".
16 DE MARÇO DE 1642
- Os habitantes de «ANGRA DO HEROÍSMO» lutaram vitoriosamente contra os Castelhanos, o que levou «D. JOÃO IV» a conceder àquela cidade, o título de "MUITO NOBRE E SEMPRE LEAL CIDADE».
26 DE MAIO DE 1644
- Sob o comando de «MATIAS DE ALBUQUERQUE», os portugueses entraram em ESPANHA e tomaram "MONTIJO".

(CONTINUA) - (PRÓXIMA) - «PRAÇA DOS RESTAURADORES [ IV ] O MONUMENTO CONSAGRADO À RESTAURAÇÃO E RECONQUISTA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL(2)».

2 comentários:

Anónimo disse...

Nunca tinha reparado nas inscrições do Monumento?
Obrigado pela dica
Jorge

APS disse...

E na próxima semana serão publicadas mais referências.
Agradecido pela sua visita.
APS