quarta-feira, 5 de junho de 2013

RUA DO AÇÚCAR [ IX ]

 Rua do Açúcar - (2010) Foto de Barragon ("Palácio da Mitra" visto pelo lado sul, com fachada a nascente virada para a "Rua do Açúcar") in  SKYSCRAPERCITY
 Rua do Açúcar - (2010) Foto de Luís Boléo (A fachada do "Palácio da Mitra" sobre o pátio) in  PANORAMIO
 Rua do Açúcar - ( ant. 1998) Foto de António Sacchetti (Fachada superior sobre o jardim do "Palácio da Mitra") in  LISBOA UM PASSEIO A ORIENTE
 Rua do Açúcar - (Finais da década de 70 do século XVIII (Painel de azulejos com as armas do 2º Patriarca de Lisboa, "D. FERNANDO DE SOUSA E SILVA" no jardim superior do "Palácio da Mitra". A composição de azulejos mais tardia do palácio encontra-se aplicada no muro que delimita o jardim superior, no lado oposto ao Palácio. Trata-se de um dilatado painel heráldico ladeado por duas pilastras e terminando por um arco contracurvado, que inicialmente servia de espaldar a um banco de pedra, sobre um friso de azulejos de "figuras avulsa" joanino, com cantos de "estrelinhas". Tanto o banco como os azulejos da figura avulsa desapareceram numa discutível obra de "embelezamento" realizada nos anos 60, deixando o painel desguarnecido inferiormente. Esta vasta composição não é do "começo do séc. XVIII", representa as armas de "D. Fernando de Sousa e Silva", Patriarca de Lisboa entre 1776 e 1786, o que permite datar o painel) [ J. M. ]  in   AFML 
 Rua do Açúcar - (1908) Foto de José Artur Leitão Bárcia (Interior da CAPELA edificada por "D. TOMÁS DE ALMEIDA" no "Palácio da Mitra", destruída em 1936) in  AFML
Rua do Açúcar - (ant. 1936) (Fragmento da planta do piso inferior e da escadaria do "Palácio da Mitra", com a CAPELA adjacente. Reproduzida da "Planta da Fábrica Seixas no Palácio e Quinta da Mitra") in  LISBOA REVISTA MUNICIPAL

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO AÇÚCAR [ IX ]

«O PALÁCIO DA MITRA ( 4 ) »

Em 15 de Abril de 1930 a «CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA» compra à Sociedade "SEIXAS" o Palácio com seus terrenos e anexos, tudo por quatro mil contos, para aqui instalar um Matadouro, projecto do qual depois a Câmara abandonou, por ter encontrado nos OLIVAIS no sítio de BEIROLAS (Quinta de São Bento da Letrada e do Salto) chão mais apropriado ( 1 ).
Nos terrenos da extinta "FÁBRICA SEIXAS" acomodou-se então, a "Estação de Limpeza Oriental" e, em parte dos seus anexos foi criado o «ASILO DA MITRA», inaugurado a 4 de Maio de 1933.
No Palácio que fora dos "PRELADOS DE LISBOA", esteve instalada no rés-do-chão a «BIBLIOTECA DO POÇO DO BISPO», inaugurada em 17 de Outubro de 1934. (Sabe-se que neste período foi desmantelada a primitiva cozinha do Palácio, juntamente com a CAPELA, edificada por "D. TOMÁS DE ALMEIDA", mutilação mais irreparável do conjunto, cometida antes de 1936).
Contribuiu ainda mais para a descaracterização dos espaços envolventes do Palácio, o alargamento da «RUA DO AÇÚCAR» e o aterro fronteiro, onde foram construídos armazéns no início dos anos 50 do século passado.
Em 1941, depois de várias obras de adaptação foi instalado neste Palácio o «MUSEU DA CIDADE» ( vindo do "Palácio das Galveias"), foi inaugurado no dia 24 de Abril de 1942 ( 2 ) o qual se manteve no edifício até 1973, ano em que começou a ser transferido para o "PALÁCIO PIMENTA", no "CAMPO GRANDE".
Depois de efectuada esta mudança, o andar inferior do "PALÁCIO DA MITRA" foi cedido ao «GRUPO AMIGOS DE LISBOA». Numa síntese do percurso dos «AMIGOS DE LISBOA» instituição composta de grandes olisipógrafos como: NORBERTO DE ARAÚJO, LUÍS PASTOR DE MACEDO, GUSTAVO MATOS SEQUEIRA e outros. Em 18 de Abril de 1936 realizou-se a primeira Assembleia Geral para aprovar os respectivos Estatutos. O seu primeiro Presidente da Junta Directiva foi o "Engº. AUGUSTO VIEIRA DA SILVA e o cargo de Secretário-Geral foi atribuído a "LUÍS PASTOR DE MACEDO". "ALMADA NEGREIROS" desenhou o emblema do Grupo que ainda se mantém.
O «GRUPO AMIGOS DE LISBOA» tiveram a sua primeira sede na "RUA GARRETT" no número 66-2º (Palácio Marquês de Nisa"), em Junho de 1953 passava para o "Largo Trindade Coelho", Nº 9-1º e a 15 de Julho de 1975 rumavam para o "PALÁCIO DA MITRA", deixando em Abril de 2003 para se instalarem na "RUA PORTUGAL DURÃO" Nº 58 onde ainda funciona. Em 1980 o Governo da altura considerou esta instituição de "Utilidade Pública".
Com a saída do "MUSEU DA CIDADE" do "PALÁCIO DA MITRA" o andar nobre tinha ficado reservado para cerimónias oficiais dos serviços de protocolo da CML.

A azulejaria que este edifício encerra, reveste-se do elemento mais importante da decoração do Palácio. Merecia uma leitura detalhada e pormenorizada, infelizmente não é possível de momento, com imensa pena nossa.

Em 2008 a "CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA" deliberou, em reunião de 2 de Abril a proposta Nº 166/2008, respeitante à realização do contrato de constituição do direito de superfície a favor da "ANAFRE-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FREGUESIAS", previsto desde 2005, tendo arrendado o r/c e cave do emblemático e histórico «PALÁCIO DA MITRA» pela quantia de Trezentos e cinquenta Euros mensais ( 3 ).

( 1 ) - NORBERTO DE ARAÚJO, INVENTÁRIO DE LISBOA, fasc. V. p. 16
( 2 ) - GUIA DO MUSEU DA CIDADE, CML, LISBOA - 1942

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO AÇÚCAR [ X ] A FÁBRICA DE BORRACHA LUSO-BELGA ( 1 )»

Sem comentários: