quarta-feira, 21 de agosto de 2013

RUA DA JUNQUEIRA [ IV ]

 Rua da Junqueira - (1965) - Foto de Armando Serôdio ( Fachada Sul do "PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE", palácio fundado no século XVIII e reedificado em meados do século XIX. Nele viveram os "Condes da Ribeira Grande" e nasceu e morreu "D. JOÃO DA CÂMARA», escritor e dramaturgo. Em 1939 foi ocupado pelo "Liceu João de Castro", chegando a funcionar também o "Liceu Rainha D. Amélia")(Abre em tamanho grande) in AFML 
 Rua da Junqueira - (1959) Foto de Armando Serôdio (Pormenor do BRASÃO encimado pelo coroado, rodeada de faixa onde se lê -  Pela Fé pelo Príncipe, pela Pátria - pertencente ao "Palácio dos Condes da Ribeira Grande", na "Rua da Junqueira") in AFML  
 Rua da Junqueira - (1935) - Foto de Eduardo Portugal ("Palácio dos Condes da Ribeira Grande" na "Rua da Junqueira") in AFML 
 Rua da Junqueira - (Século XVII) (Armas dos Câmaras referente aos "Condes da Ribeira Grande" in WIKIPÉDIA
Rua da Junqueira - (2008) Foto de autor não identificado (Ligada ao "Palácio dos Condes da Ribeira Grande" está a CAPELA de grandes dimensões, dedicada a "Nossa Senhora do Monte do Carmo") in MARCAS DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS


(CONTINUAÇÃO) - RUA DA JUNQUEIRA [ IV ]

«O PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE ( 2 )»

No lado poente do "PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE", adossado a este, surge a «CAPELA DE Nª. SENHORA DO MONTE DO CARMO", desproporcionada para uma capela de palácio. A fachada tem três corpos correspondentes à nave e capelas laterais. O corpo central é coroado por um frontão triangular. O interior da capela é original. A nave é quase quadrada e tem no tecto uma abertura circular com varandim de balaústre.
A Capela-mor tem abóbada de canhão. O Retábulo, de duas colunas, tem uma pintura de "NOSSA SENHORA DO CARMO", de "MÁXIMO PAULINO DOS REIS"(1781-1866).
Lateralmente existe um quadro que representa "NOSSA SENHORA" sentada com o "MENINO", trabalho iniciado pelo pintor açoriano "MARCIANO HENRIQUES DA SILVA"(1833-1867) e, após a sua morte, acabado por "MANUEL MARIA BORDALO PINHEIRO"(1815-1880) e datado de 1875.
Os tectos da capela-mor e da nave estão cobertos de ornatos de estuque e pinturas a têmpera representativos da invocação da capela. 

Neste palácio instalaram-se durante o século XX, diferentes ocupações relacionadas com o ensino. Na parte principal do edifício foi instalado nos anos vinte o «COLÉGIO ARRIAGA», muito frequentado por alunos vindos do Ultramar e, depois, em 1936 o «COLÉGIO NOVO DE PORTUGAL», noutra parte do edifício. Em 1939, o «LICEU D. JOÃO DE CASTRO» veio transferido de BELÉM onde funcionava no "PALÁCIO DA QUINTA DA PRAIA" desde essa data( 1 ). E transferência deve-de ao facto da necessidade de espaço para  a realização do grande evento da época a "EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS" (de 23 de Junho a 2 de Dezembro de 1940).  Seguiu-se o «LICEU RAINHA D. LEONOR» e «LICEU RAINHA D. AMÉLIA», depois de 1974 rebaptizada como "ESCOLA SECUNDÁRIA", foi transferida em 2002 para a "RUA JAU", ao (Alto de Santo Amaro).
O edifício foi profundamente alterado interiormente para albergar os vários estabelecimentos de ensino, felizmente e apesar disso, ainda conserva muitos elementos originais do primitivo Palácio, como seja a fachada monumental, os jardins e a Capela, embora todo este edifício se encontra num estado de degradação.
O «PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE» construído no início do século XVIII, está em vias de classificação pelo "INSTITUTO DE GESTÃO DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO", vai converter-se num hotel de cinco estrelas e num Museu de Arte Contemporânea. Trata-se de uma oportunidade única  para recuperar um edifício de elevado valor patrimonial, altamente degradado.
COMO CURIOSIDADE
A "FILIPA" foi estudante no "LICEU RAINHA D. AMÉLIA" neste palácio, na sequência de tudo que me referi, era bom visitar o seu blogue; «A ALFACINHA» que lá encontrará muitas fotos do interior deste palácio, além de um agradável texto.

- ( 1 )- Fonte: "EM VOLTA DA TORRE DE BELÉM -PEDROUÇOS E BOM SUCESSO" de JOÃO S. M. NÉU-Volume II - página 183-LIVROS HORIZONTE- 1998-LISBOA.


(CONTINUA)-(PRÓXIMA)«RUA DA JUNQUEIRA [ V ]-O PALÁCIO BURNAY OU PALÁCIO DOS PATRIARCAS ( 1 )» 

8 comentários:

Filipa disse...

Sinto-me lisonjeada com a referência ao meu artigo sobre o Liceu Rainha D. Amélia, obrigada! :)

Gostei muito do artigo e da ideia do blog em geral. Também gosto muito de descobrir esta minha cidade e saber os pormenores da sua história.

APS disse...

Não tem de agradecer... o mérito a quem o tem!

Cumpts.
APS

Patti disse...

E aqui estudei eu entre os anos de 1983-1986, no então liceu da Rainha D. Amélia.

Obrigada por estas lembranças!

Patti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
APS disse...

Olá cara Patti
Tenho muito gosto em te-la por estas paragens.
Então como vai os "ARES DA MINHA GRAÇA"? Acho que teve parado durante uns tempos!
O antigo "Palácio dos Condes da Ribeira Grande" albergaram durante muitos anos o "Liceu D. Amélia", depois de 1974 rebaptizado como Escola Secundária.
Não sei se já reparou no artigo da ex-aluna do "Rainha" a "FILIPA". Encontrará ali mais recordações fotográficas do interior do "seu" LICEU, além de poder conhecer o nome de alguma ex-aluna, sua colega.
Despeço-me com amizade, um abraço
APS

Rosa Machado disse...

Boa tarde,

Gostaria de dizer que o D. João de Castro não foi para Belém, vinha de Belém, por causa da Grande Exposição do Mundo Português; estava instalado no Palácio da Quinta da Praia, onde o meu Pai o frequentou.

APS disse...

Cara Rosa Machado
Os meus sinceros agradecimentos pela dica, que confirmei tratar-se de verdadeira. Por vezes basta uma troca de palavras para modificar o assunto.
Assim, em 1939 o "Liceu D. JOÃO DE CASTRO" veio transferido de BELÉM onde funcionava no "PALÁCIO DA QUINTA DA PRAIA" até essa data, ( 1 ).
A transferência do estabelecimento de ensino desta quinta deve-se ao facto dos preparativos para a "GRANDE EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS"(de 23 de Junho a 2 de Dezembro de 1940).
O "LICEU DOM JOÃO DE CASTRO" passa a fazer parte da história do "PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE" a partir de 1939, assim como outras unidades escolares que lhe antecederam e lhe sucederam.
( 1 ) -"EM VOLTA DA TORRE DE BELÉM-PEDROUÇOS E BOM SUCESSO" de JOÃO B. M. NÉU-Vol. II, página 183-LIVROS HORIZONTE-1998-LISBOA.
Despeço-me com amizade
Atentamente
APS

PS- Vou rectificar no Blogue. Vou deixar um Link para confirmação:http://lisboadeantigamente.blogspot.pt/2016/01/palacio-da-quinta-da-praia_4.html