sábado, 7 de setembro de 2013

RUA DA JUNQUEIRA [ IX ]

 Rua da Junqueira - (2010) Foto de autor não identificado ("Palácio da Ega" vulgarmente chamado de "Palácio do Pátio do Saldanha", na "Calçada da Boa-Hora, hoje as instalações do "Arquivo Histórico Ultramarino" (Abre em tamanho grande) in MARCAS DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS
 Rua da Junqueira - (ant. 1931) Foto de José Bárcia (O "Palácio da Ega" ou "Palácio do Pátio do Saldanha", com entrada pela "Calçada da Boa-Hora", remonta no seu núcleo primitivo ao século XVII. Em 1758 "Manuel Saldanha e Albuquerque"  Vice-REI da Índia, recebeu o título de "Conde da Ega" que passou a constituir a designação do edifício) (Abre em tamanho grande) in  AFML
 Rua da Junqueira - (início do séc. XX) Foto Joshua Benoliel ( Gradeamento da "Quinta do Saldanha" "Palácio da Ega" que chegavam até à "Rua da Junqueira". Nos extremos da antiga cerca do Palácio, encontram-se (podemos ver na entrada principal  do actual Hospital Egas Moniz)  dois pavilhões Neogótico de construção igual e simétrica, de calcário branco e planta quadrada) (Abre em tamanho grande) in  AFML 
Rua da Junqueira - (anos 30 do séc. XX) Foto de Eduardo Portugal ("Palácio da Ega" e Jardim; o torreão mais elevado que o corpo do edifício é constituído por três vãos, com um falso andar de mezanino coberto por telhado barroco de quatro águas, com robustos acrotérios (1) nos cantos terminando por uma torre-mirante de planta rectangular. Este torreão deve pertencer à ampliação dos finais de seiscentos e princípios do século XVIII. In Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. V (Lisboa) 3º tomo pág. 129. Assembleia Distrital de Lisboa - 1988.) (Abre em tamanho grande) in  AFML 


(CONTINUAÇÃO) - RUA DA JUNQUEIRA [ IX ]

«O PALÁCIO DO PÁTIO DO SALDANHA OU PALÁCIO DA EGA ( 1 )»

O «PALÁCIO DA EGA» à Junqueira, tem a sua história ligada à família "SALDANHA", que se notabilizou ao serviço de PORTUGAL durante três séculos.
Os "SALDANHAS" estabeleceram-se em Portugal cerca do ano de 1475, quando "DIOGO DE SALDANHA" acompanhou como mordomo-mor e secretário a princesa «D. JOANA DE CASTELA», noiva de «D. AFONSO V». "AIRES DE SALDANHA", neto deste "DIOGO DE SALDANHA", foi quem introduziu, com sua mulher, "D. JOANA DE ALBUQUERQUE", o «MORGADO DA JUNQUEIRA» por escritura de 24 de Março de 1600.
Este Morgado foi administrado pelos seus descendentes até ao 4º e último - "CONDE DA EGA", "ANTÃO JOSÉ JOAQUIM SALDANHA ALBUQUERQUE COUTINHO MATOS E NORONHA", que faleceu em 1855 e com quem se extinguiu o título.

Anteriormente um dos descendentes dos "SALDANHAS", administrador do MORGADO, era também (na altura) presidente do SENADO DE LISBOA, "JOÃO DE SALDANHA ALBUQUERQUE COUTINHO MATOS DE NORONHA" que, em 1701 conseguiu de «D. PEDRO II" licença para doar terras e ainda fazer aforamentos "para nelas edificarem casas".
E assim começou a nascer a JUNQUEIRA urbana que, de sítio passa a bairro.
Vendeu terrenos, ficou com outros para ele - MORGADO - construindo casas para arrendar; um seu irmão "JOSÉ DE SALDANHA" adquire também uns terrenos, assim como alguns nobres da altura; "D. JOSÉ CÉSAR" e o "MARQUÊS DE NISA".

Grandes factos históricos de exteriorização militar, se desenrolaram na JUNQUEIRA no século XVIII; festas, cavalhadas e até uma célebre tourada que durou três dias ( 29 a 31 de Março de 1738), quando do vigésimo terceiro aniversário de «D. MARIANA VITÓRIA», já esposa do príncipe herdeiro, futuro REI «D. JOSÉ». A tourada foi organizada pelo "DUQUE DO CADAVAL", "D. JAIME DE MELO" tendo mandado construir para o efeito uma deslumbrante "PRAÇA" já de arena circular.
O Governo pombalino, mostrou-se-lhe no início favorável e foi, em 1754, nomeado governador da «MADEIRA», onde permaneceu com sua família até 1758, data que foi mandado regressar ao Reino para receber uma nova comissão. Foi de grande vulto e honra que «MANUEL DE SALDANHA E ALBUQUERQUE», foi nomeado VICE-REI DA ÍNDIA, recebeu o título de "1º CONDE DA EGA"(1758) (que passou a constituir a designação vulgar do edifício da JUNQUEIRA.
Existia guerra naquele domínio da Coroa, que o novo VICE-REI conduziu com perfeição, fazendo uma paz vantajosa com os "MARATAS"( 2 )
As sua divergências com o "MARQUÊS DE POMBAL" devem-se ao facto da expulsão dos PADRES JESUÍTAS, e o regresso à METRÓPOLE de 221 padres que viviam no "ESTADO DA ÍNDIA", bem como seu irmão o "CARDEAL SALDANHA".
"MANUEL SALDANHA" "VICE-REI da ÍNDIA foi demitido abandonando "GOA" em 25.12.1765 a bordo do navio "Nossa Senhora de Brotas" que o trouxe a LISBOA, onde logo à chegada, foi preso e encarcerado na "TORRE DO OUTÃO".
O "CONDE DA EGA" esteve preso dois anos e dezassete dias dos quais vinte meses no segredo. Atacado duma grave doença de olhos, pediu com esse fundamento para ser libertado, o que lhe veio a ser concedido a 27.12.1768. Tinha cegado, faleceu anos depois na sua "CASA DA JUNQUEIRA".

( 1 ) - ACROTÉRIO - Pequeno soco ou pedestal liso, colocado sobre uma cornija, em especial nas extremidades e no cimo dos frontões clássicos; também é utilizado nas balaustradas para as dividir em secções.

( 2 ) - MARATAS - Povos guerreiros do Indostão (DECÃO). Os seus últimos independentes foram dominados por "WELLINGTON" em (1803).

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA JUNQUEIRA [ X ] O PALÁCIO DO PÁTIO DO SALDANHA OU PALÁCIO DA EGA ( 2 )».   

2 comentários:

Arlindo Lopes Corrêa disse...

Gosto imenso dos seus escritos, que me trazem ótimas recordações do Rio e de Lisboa. Arlindo Lopes Corrêa

APS disse...

Caro Arlindo Lopes Corrêa
São de certa maneira elogiantes as suas palavras a este blogue que, só me resta agradecer.

É salutar quando os escritos nos trazem boas recordações, principalmente para quem está longe do cenário.
Despeço-me com amizade, volte sempre que desejar.
Cumprimentos
APS