quarta-feira, 30 de outubro de 2013

RUA DA JUNQUEIRA [ XXIV ]

Rua da Junqueira - (2008) - Foto de Dias dos Reis (O "Instituto de Higiene e Medicina Tropical", com frente para a "Rua da Junqueira") in DIAS DOS REIS
 Rua da Junqueira - (1958) Foto de Salvador de Almeida Fernandes ( O "IMT-Instituto de Medicina Tropical" nos anos cinquenta) in  AFML
 Rua da Junqueira - (1961) Foto de Arnaldo Madureira (O "IMT-Instituto de Medicina Tropical", fachada principal)  in  AFML
 Rua da Junqueira - (1961) (Fachada Sul do edifício do "IMT-Instituto de Medicina Tropical) in  AFML
 Rua da Junqueira - (1961) Foto de Arnaldo Madureira (A estátua decorativa representando "a ciência e o homem", que ladeiam as escadas da entrada principal do "Instituto de Medicina Tropical", na "Rua da Junqueira") in  AFML 
 Rua da Junqueira - (1961) Foto de Arnaldo Madureira (A estátua decorativa representando "A Medicina e a Farmácia", ladeando as escadas da entrada principal do "Instituto de Medicina Tropical) in  AFML
 Rua da Junqueira - (1966) Foto de Armando Serôdio (Entrada principal do "Instituto de Medicina Tropical", com a estátua de "Garcia de Orta")  in  AFML

(CONTINUAÇÃO) - RUA DA JUNQUEIRA [ XXIV ]

«O INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL»

O «INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL» foi criado em 24 de Abril de 1902, por carta de lei do Rei "D. CARLOS I", com a designação inicial de «ESCOLA DE MEDICINA TROPICAL».
Desde 1887, este ensino de "Medicina Tropical" era desempenhado na "ESCOLA NAVAL", destinando-se exclusivamente aos médicos do "MINISTÉRIO DA MARINHA E ULTRAMAR".
Foi no edifício da "CORDOARIA NACIONAL" na ala  nascente instalada a (primeira) "ESCOLA", sendo o ensino vocacionado para a melhoria do conhecimento cientifico dos problemas de saúde ligadas aos meios tropical e intertropical, especialmente no "ULTRAMAR PORTUGUÊS". 
No ano de 1937, a "ESCOLA DE MEDICINA TROPICAL" foi transformada em "INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL-IMT", com laboratórios, biblioteca especializada e instalações para Higiene e Patologias Exóticas.
A construção do novo edifício para o INSTITUTO deu-se entre 1954 e 1958 em terrenos que pertenciam ao "MORGADO DOS SALDANHAS".
Com a nova instalação no moderno edifício construído junto do "HOSPITAL DO ULTRAMAR" (actual Hospital Egas Moniz), o qual - como Hospital especializado em doenças tropicais - lhe servia de apoio. Estas instalações foram sendo alargadas, encontrando-se presentemente nos jardins do antigo "PALÁCIO BURNAY" (mesmo ao lado) modernos edifícios, construídos para dar apoio ao "INSTITUTO".
O "INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL" na "RUA DA JUNQUEIRA", 96 é uma instituição centenária, ímpar na academia portuguesa. Vocacionada inicialmente para o estudo, ensino e clínica das doenças tropicais, evoluiu recentemente para uma abordagem integrada que vai desde o nível molecular aos sistemas globais de saúde, adoptando, sem abandonar a sua vocação tropical, um forte empenho na resolução de problemas de saúde que, em todos os Continentes, afligem os mais pobres e os excluídos.
 Aquando da inauguração das novas instalações do "IMT" em 1958, foi também colocado na entrada da porta principal, virada para a "RUA DA JUNQUEIRA", a estátua do médico e naturalista, "GARCIA DE ORTA", figura do século XVI ligada aos DESCOBRIMENTOS e à expansão Marítima Nacional. É justamente considerado o fundador da "MEDICINA TROPICAL". Tem uma estátua de bronze, com pedestal em pedra, obra executada pelo escultor "JOAQUIM MARTINS CORREIA".
Pelo Decreto-Lei número 47 102 de 16 de Julho de 1966, o "INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL" passou a chamar-se "ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA E DE MEDICINA TROPICAL - ENSPMT", que se ocupava também da vertente da saúde pública.
No ano de 1972, com o Decreto-Lei nº 372/72 de 2 de Outubro, o "ENSPMT"  divide-se em duas instituições, dando origem ao actual "INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL" e à "ESCOLA NAVAL DE SAÚDE PÚBLICA".
O "INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL" manteve-se na dependência do "MINISTÉRIO DO ULTRAMAR até à sua extinção. Em 1980 foi integrado na «UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA».

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA JUNQUEIRA [ XXV ] A FIL-FEIRA DAS INDUSTRIAS DE LISBOA»

Sem comentários: