sábado, 1 de março de 2014

RUA DO GRILO [ XVI ]

 Rua do Grilo - (2005)-Foto de autor não identificado ("Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais" com as suas viaturas estacionadas fora do quartel) in  CDS/PP-BEATO-LISBOA
 Rua do Grilo - (2005)- Foto de autor não identificado (O antigo "Largo do Beato" na versão popular, com os carros estacionados dos "Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais" in CDS/PP-BEATO-LISBOA
 Rua do Grilo - (2005) - Foto de autor não identificado (Um carro Tanque dos "Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais", estacionado junto ao quartel do Beato) in CDS/PP-BEATO-LISBOA
 Rua do Grilo - (2011) (Foto de uma notícia publicada no "JORNAL DE NOTÍCIAS" referente às más condições das instalações desta corporação em 14.01.2011) in  JORNAL DE NOTÍCIAS
 Rua do Grilo - (2013) - ("Corpo de Bombeiros Voluntários" e "Cruz Vermelha" no antigo edifício dos "Duques de Lafões" na "Rua do Grilo") in GOOGLE EARTH
 Rua do Grilo - (2012) - (Emblema do "CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BEATO", na "Rua do Grilo" antigas cocheiras do "Palácio dos Duques de Lafões")     in     BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BEATO

Rua do Grilo - (1996) Foto de Luís Fradinho (Junto da "Praça do Comércio" um carro tanque dos "Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais" no combate ao incêndio na Câmara Municipal de Lisboa em 07.11.1996)  in  AFML

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO GRILO [ XVI ]

«OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BEATO E OLIVAIS»

Os "BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BEATO E OLIVAIS" estão instalados na "RUA DO GRILO" números 38-40 desde 6 de Maio de 1932, nas antigas cavalariças do "Palácio dos Duques de Lafões".
Este "Corpo Voluntário de Bombeiros", tem o número operacional (2107), é detido pela "ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BEATO E OLIVAIS". Com área de actuação nas freguesias (antes do novo ordenamento de freguesias de Lisboa) - BEATO ; SÃO JOÃO; PENHA DE FRANÇA; ALTO DO PINA e SANTA ENGRÁCIA. (Depois da Reforma de 2013) - «BEATO» (População de 14 241 - área 1,55 Km2; «PENHA DE FRANÇA» (Absorve "S. João") (População 30 795 - área 2.20 Km2); «AREEIRO» (junta "Alto do Pina" e "S. João de Deus" (População 21 035 - área 1,76 Km2) e «SÃO VICENTE» (junta "S. Vicente de Fora", "Graça" e  "Santa Engrácia"(População 17 087 - área 1,22 Km2) (Total de população das freguesias 83 158, com a área total de 6,73 Km2), (CENSOS de 2001 - fonte: CML.
 Com esta alteração de agrupamentos de freguesias, não estamos certos se a corporação irá preencher a sua actuação nesta área tão extensa.
O "CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS" tem a classificação do tipo 4, integrando sessenta elementos.
Num artigo publicado no "JORNAL DE NOTÍCIAS" em 14.01.2011, era referido que nem a boa vontade destes bombeiros voluntários, alguns com profissões de electricistas ou de carpinteiros, conseguem "mascarar" a realidade: o quartel do BEATO não tem ponta por onde se lhe pegue.
Quando chove são eles que precisam de ajuda.
Dizem ainda: Quando a capital foi atingida por grandes chuvadas os homens escalados para pernoitar no quartel de prevenção, foram também eles vítimas da intempérie. A água entrou e molhou os colchões e cobertores de quem estava a dormir no chão. E dormiam no chão, porque não existe, naquelas instalações, outro local para pernoitar. As camaratas são exíguas, tal como todo o resto.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa da altura aprovou por unanimidade, uma proposta dos vereadores do movimento "LISBOA COM CARMONA", a qual reconhecia que o quartel não tinha quaisquer condições e propunha que as instalações fossem transferidas para um edifício (onde no passado estiveram instalados os "BOMBEIROS MUNICIPAIS"), situado junto ao "PALÁCIO DA MITRA".
A pedido dos bombeiros, a Câmara chegou a ceder, a título precário, um barracão para que a corporação pudesse guardar algum material de apoio. Sabe-se que o espaço junto ao "PALÁCIO DA MITRA" é suficientemente espaçoso para acolher também as viaturas, que estão  estacionadas na via pública.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO GRILO [ XVII ]-O PALÁCIO DOS DUQUES DE LAFÕES OU PALÁCIO DO GRILO (1)»

1 comentário:

José Louro disse...

MEMÓRIAS DO “ASQUERIVEL ADOLFO”
E DAS SUAS EXORBITÂNCIAS NA HISTÓRICA
RUA DO BEATO EM LISBOA
- Esta viatura blindada, já referida em algumas noticias esteve alguns anos guardada na garagem da “Corporação dos Bombeiros Voluntários do Beato e dos Olivais” (dos Históricos Olivais do Beato), na Rua do Beato mesmo ao lado do “Cine Pátria” do Charneca, nos anexos por baixo do “Palácio do Duque de Lafões”, (que foi o Ilustre Fundador da Academia das Ciências de Lisboa) e na dita Rua do Beato, onde eu também morei muitos anos frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários, onde eu ainda miúdo a visitava por curiosidade e nela me sentava por vezes no habitáculo dos passageiros, as portas da frente estavam sempre fechadas à chave.
- Teria sido adquirida em leilão e oferecida aquela corporação, onde aguardava oportunidade e verba para ser modificada para ambulância.
- Era uma viatura muito pesada devido às blindagens que possuía.
- O comprimento do motor, pelo que recordo era maior que a cabine dos passageiros.
- Tinha também no habitáculo, 2 bancos escamoteáveis para os seguranças e o consumo de combustível era um exagero.
- Pelo que recordo na altura, Hitler mandou executar na Mercedes 6 destas unidades, das quais ofereceu a cada um dos seus mais dilectos amigos e seguidores, que eram Mussolini, Ion Antonescu, da Roménia, Salazar, Franco e Peron, uma dessas viaturas.
- Talvez que o nosso amigo Agostinho Paiva Sobreira que também foi ali residente nos saiba contar alguma coisa sobre isto.
- Todavia no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Beato haverá fotos e documentos deste acontecimento.
- Esta viatura está actualmente no Museu do Caramulo.
José Louro 2017