sábado, 19 de julho de 2014

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ VIII ]

RUA HELENA FÉLIX ( 1 )
 Rua Helena Félix - (2014) - (Entrada para a RUA HELENA FÉLIX, junto da AVENIDA DAS FORÇAS ARMADAS) in GOOGLE EARTH 
 Rua Helena Félix - (2007) - (Foto panorâmica da antiga freguesia do Campo Grande, onde está inserida a RUA HELENA FÉLIX)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Helena Félix -(2014) (A RUA HELENA FÉLIX com percurso para a direita e esquerda)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Helena Félix - (2014) - (Um troço da RUA HELENA FÉLIX no lado direito) in  GOOGLE EARTH
 Rua Helena Félix - (Século XX) - (Retrato de HELENA FÉLIX nos anos sessenta do século vinte) in  RUA DOS DIAS QUE VOAM
Rua Helena Félix - (1954) - Cartaz do filme "QUANDO O MAR GALGOU A TERRA" de Henrique Campos, onde HELENA FÉLIX teve a sua participação. Estreou-se no cinema a 27 de Abril de 1954) in DO TEMPO DA OUTRA SENHORA


(CONTINUAÇÃO) - RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES  [ VIII ]

« RUA HELENA FÉLIX ( 1 ) »

A "RUA HELENA FÉLIX" pertencia à freguesia do CAMPO GRANDE, hoje com a REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2013, juntamente com as freguesias de S. JOÃO DE BRITO e ALVALADE, passou a designar-se por «ALVALADE». Tem início na AVENIDA DAS FORÇAS ARMADAS.
Pela acta Nº4  de 30 de Abril de 1992 a COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA emitiu parecer favorável, propondo que o nome da actriz seja atribuído ao arruamento designado por "Impasse Um à AVENIDA DAS FORÇAS ARMADAS" (junto ao número 34-A), situado nas imediações do Teatro, que passará a denominar-se por: RUA HELENA FÉLIX - ACTRIZ -(1920-1991).
«MARIA HELENA DE CARVALHO FÉLIX», nasceu na cidade do PORTO em 10 de Abril de 1920, tendo falecido no ano de 1991.
Foi uma actriz do Teatro e do Cinema português. A música e o canto foram a sua grande paixão de infância, desta ilustre portuense que viria a brilhar nos palcos do teatro, na segunda metade do século XX.
No início dos seus estudos, os pais, matricularam-na no CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO PORTO, onde estudou canto durante dois anos. Mas a música a as cantigas acabariam por abrir-lhe as portas do Teatro.
A sua estreia deu-se no Teatro em LISBOA, com pouco mais de vinte anos, integrada num espectáculo musical, e durante quatro anos andou pela opereta e pela revista, em busca de uma permanência nos palcos. A tarefa não foi fácil, um longo e duro caminho teve de percorrer, esta talentosa actriz que esteve na origem de uma das mais importantes Companhias de sempre do teatro independente: O TEATRO - ESTÚDIO DE LISBOA.

O Teatro de Revista era para ela a sua principal experiência, quase sempre com simples quadros, no entanto ia acalentando o sonho de uma oportunidade no teatro declamado.
HELENA FÉLIX já em 1941 entrava numa revista "O JOGO DA LARANJINHA" de Fernando Santos, Almeida Amaral, Xavier de Magalhães e Lourenço Rodrigues. Foi musicada por JAIME MENDES, FREDERICO VALÉRIO e FERNANDO GUIMARÃES, com estreia no TEATRO DA TRINDADE. No ano de 1945 seguiu-se "ALTO LÁ COM O CHARUTO" de José Galhardo, Luís Galhardo, Vasco Santana e Carlos Lopes, com música de Raul Ferrão e Fernando de Carvalho, foi representado no "PARQUE MAYER" no TEATRO VARIEDADES".
Um dos  sucessos patrocinados também com HELENA FÉLIX, ao lado de MIRITA CASIMIRO e EUGÉNIO SALVADOR, tinha a revista o nome de "O TICO-TICO" de Amadeu do Vale, António Cruz, Manuel Santos Carvalho e Lourenço Rodrigues, com música de Raul Ferrão, Jaime Mendes e João Nobre, foi um êxito de representação no TEATRO MARIA VICTORIA no ano de 1948. Foi nesta revista que FERNANDA BAPTISTA interpretou também  o seu maior êxito, o «FADO DA CARTA», da autoria de João Nobre e Armando do Vale.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES[IX]-RUA HELENA FÉLIX(2)».

Sem comentários: