sábado, 26 de julho de 2014

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ X ]

RUA EUGÉNIO SALVADOR
 Rua Eugénio Salvador - (2014) (A RUA EUGÉNIO SALVADOR o seu final liga com a ESTRADA DO PAÇO DO LUMIAR)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Eugénio Salvador - (2014) (Entrada para a RUA EUGÉNIO SALVADOR no antigo Bairro da Horta Nova)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Eugénio Salvador - (2014) (Um troço da RUA EUGÉNIO SALVADOR na freguesia de CARNIDE)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Eugénio Salvador - (2014) - (Um troço da RUA EUGÉNIO SALVADOR e sua ligação com a RUA VIRGÍLIO MARINHO)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Eugénio Salvador - (2014) - (Panorâmica de parte da freguesia de CARNIDE onde está inserida a RUA EUGÉNIO SALVADOR) in GOOGLE EARTH
 Rua Eugénio Salvador - (1952) Cartaz do filme "OS TRÊS DA VIDA AIRADA" de PERDIGÃO QUEIROGA, com a participação de EUGÉNIO SALVADOR)  in  OS ANOS DE OURO DO CINEMA PORTUGUÊS
Rua Eugénio Salvador - (1935) Desenho de Júlio Sousa ("EUGÉNIO & LINA" num dos bailados na revista "MILHO REI" de Rodrigo de Melo, Manuel Caiola, L. Ferreira, Fernando Santos e A. Amaral. Musica de Fernando Guimarães, Rafael Medina, J. Mendes e Frederico Valério apresentado no Teatro MARIA VITÓRIA no ano de 1935)  in  HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA. 

(CONTINUAÇÃO) - RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ X ]

«RUA EUGÉNIO SALVADOR»

A «RUA EUGÉNIO SALVADOR» pertence à freguesia de «CARNIDE». Está instalada na antiga "RUA - A" do "BAIRRO DA HORTA" (troço compreendido entre a "ESTRADA PAÇO DO LUMIAR" e o LOTE 11). O referido topónimo foi atribuído pela Acta 5/93 de 04 de Junho de 1993 da COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA DE LISBOA, tendo sido marcada a cerimónia e o descerramento da placa, para o dia 29 de Novembro de 1993 às 16,00 horas. Assim, esta rua terá o seu início junto da RUA VIRGÍLIO MARTINHO e finaliza na ESTRADA PAÇO DO LUMIAR.
«EUGÉNIO SALVADOR MARQUES DA SILVA» nasceu em LISBOA a 31 de Março de 1908 e faleceu também em LISBOA, a 1 de Janeiro de 1992.
Foi um actor bastante dinâmico na comédia revisteira, embora a sua primeira actividade artística tenha começado como dançarino, tendo passado também pelo desporto, como jogador de futebol, fazendo parte da equipe principal do "SPORT LISBOA E BENFICA".
Casou com "LINA DUVAL" de quem teve um filho de nome ANTÓNIO MANUEL SALVADOR MARQUES. Com sua mulher, formou um par em dança denominado "EUGÉNIO & LINA".
Formou-se no Conservatório e profissionalizou-se em 1927 na comédia, género que nunca mais abandonaria. Figura notável do Teatro de Revista, tendo representado mais de cem peças e nos anos 50, introduzido um novo alento de parcerias com outros autores e interpretes de nomeada.
Data de 1930 a sua primeira interpretação no cinema, uma rábula ao lado do grande CHABY PINHEIRO e da actriz BEATRIZ COSTA em "LISBOA, CRÓNICA ANEDÓTICA" de LEITÃO DE BARROS, tendo participado em mais de 20 longas-metragens.
A Companhia que EUGÉNIO SALVADOR manteve no TEATRO MARIA VITÓRIA de 1953 a 1961, assume a dupla função de actor-produtor e dirige com outros actores os Teatros; APOLO e MARIA VITÓRIA.
Normalmente quase todos os grandes actores dessa época e algumas das maiores vedetas internacionais, passaram pelos elencos dos espectáculos que produziu naquelas salas. ANTÓNIO SILVA; BEATRIZ COSTA; IRENE ISIDRO; HUMBERTO MADEIRA; MAX; CAMILO DE OLIVEIRA e RAUL SOLNADO, foram alguns dos actores que contracenaram com Eugénio Salvador, nessas produções.
Passaram pelo "TEATRO MARIA VITÓRIA" (que, no minúsculo palco se conseguia "Milagres" no dizer de PAVÃO DOS SANTOS) o teatro mais antigo do "PARQUE MAYER" tendo sido inaugurado no ano de 1922. As REVISTAS, como actor-produtor e em algumas no texto - MILHO REI(1935); ANIMA-TE ZÉ(1935);O QUE SE LEVA DESTA VIDA(1949); SEMPRE EM FESTA(1950) Teatro VARIEDADES; Ó ROSA ARREDONDA A SAIA(1952) de "Velhos e Novos"-Amadeu do Vale, M. Santos Carvalho, Eugénio Salvador e R. Martins, com música de FERNANDO CARVALHO e A. TAVARES BELO; CANTIGAS Ó ROSA(1953) de "Novos e Velhos" - A. do Vale, Eugénio Salvador, R. Martins e Pedro Teixeira, música de Fernando de Carvalho, José Nobre, Tavares Belo e Melo Júnior,(apresentava como vedeta HELGA LINÉ, faziam ainda parte do elenco TERESA GOMES, ANTÓNIO SILVA, COSTINHA, HUMBERTO MADEIRA e MAX) ; SAIAS CURTAS(1953); CALA O BICO(1954); FESTA É FESTA(1955); FONTE LUMINOSA(1956) no COLISEU DOS RECREIOS; Ó ZÉ APERTA O LAÇO(1955); PERNAS À VELA(1958); TACO A TACO(1960); PÃO, PÃO, QUEIJO, QUEIJO!(1967) e TOMA LÁ REVISTA(1987) entre muitas outras.
NO CINEMA, quando podia, também fez alguns registos: 
CAIS DO SODRÉ(1946) de Alejandro Perla. no elenco além de EUGÉNIO SALVADOR, BARRETO POEIRA, COSTINHA e VIRGÍLIO TEIXEIRA; FADO-HISTÓRIA DE UMA CANTADEIRA(1947) de Perdigão Queiroga, com AMÁLIA RODRIGUES, ANTÓNIO SILVA, RAUL DE CARVALHO, VASCO SANTANA e VIRGÍLIO TEIXEIRA; "SONHAR É FÁCIL"(1951) de Perdigão Queiroga, com LAURA ALVES, ANTÓNIO SILVA, EMÍLIO CORREIA, MANUEL SANTOS CARVALHO e VASCO SANTANA; "ERAM 200 IRMÃOS(1952) de Constantino Esteves, Fernando Garcês e Armando Vieira Pinto, no elenco LUCÍLIA SIMÕES, EUGÉNIO SALVADOR, HUMBERTO MADEIRA, RUY DE CARVALHO e VASCO SANTANA; "O DESTINO MARCA A HORA(1970) de Henrique Campos com TONY DE MATOS, ISABEL DE CASTRO etc. Uma comédia no cinema com "A MALUQUINHA DE ARROIOS"(1970) de Henrique Campos, no elenco ALINA VAZ, ARTUR SEMEDO, HELENA ISABEL, EUGÉNIO SALVADOR e IVONE SILVA. E o último filme em que EUGÉNIO SALVADOR participou chamava-se "AQUI D' EL-REI"(1992) de António Pedro de Vasconcelos, um filme de argumento histórico, tinha no elenco além de SALVADOR, FERNANDO MENDES, JOSÉ VIANA, RAUL SOLNADO e VARELA SILVA.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XI ]-RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA» 

Sem comentários: