segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O 1º DE DEZEMBRO

«O 1º DE DEZEMBRO DE 2014»
 Associando-me mais uma vez ao "MOVIMENTO 1º DE DEZEMBRO" quero deixar aqui o meu inconformismo, pela perda do "FERIADO", representativo das comemorações do 1º DE DEZEMBRO (dia que assinala a data da RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL) "apagado" da nossa história, pela LEI Nº 23/2012.

 BRASÃO DE ARMAS DE PORTUGAL
Aclamação de D. João IV (1604-1656) de PORTUGAL, foi o 21º REI DE PORTUGAL, e o primeiro da quarta "DINASTIA DE BRAGANÇA". (Pintura de COLUMBANO BORDALO PINHEIRO no  MUSEU MILITAR DE LISBOA)   in  WIKIPÉDIA

UM POUCO DE HISTÓRIA

No dia 1 de Dezembro de 1640, terminava o período de 60 anos em que o REINO DE PORTUGAL, foi governado pela dinastia de origem austríaca dos "HABSBURGO ( 1 ), com o fim do reinado de FILIPE III (conhecido como "FILIPE IV" em ESPANHA).

Na realidade a dinastia do ramo hispânico dos "HABSBURGO", ficou em PORTUGAL conhecida como "FILIPINA" por todos os monarcas se chamarem "FILIPE" (AVÔ - FILHO e NETO - Reinantes -I - II - III).

Esta monarquia dos "HABSBURGO" controlava inúmeros ESTADOS, todos eles separados entre si e independentes;  PORTUGAL não era diferente da CATALUNHA, da FLANDRES, de CASTELA, de NAVARRA, de NÁPOLES ou de VALÊNCIA.
Provavelmente a monarquia dos "HABSBURGO", mais se parecia (salvo-seja!), como uma "UNIÃO EUROPEIA" .

Quando em 1640 os nobres portugueses, muito deles desiludidos com o não cumprimento das promessas dos monarcas, decidem revoltar-se, embora a decisão tomada não fosse original.
Na verdade, nesse mesmo ano de 1640, durante o VERÃO, um outro país da península IBÉRICA, a CATALUNHA, decidiu revoltar-se contra exactamente o mesmo estado de coisas e expulsar a "família" real dos "HABSBURGO". 

A monarquia hispânica estava envolvida na chamada "GUERRA DOS TRINTA ANOS(1618-1648) e não tinha, na altura, meios suficientes para esmagar a revolta na CATALUNHA, muito menos, para debelar a revolta em PORTUGAL. [Extracto de ÁREA MILITAR].

( 1 ) - HABSBURGO - ( Casa de ), antiga família da ALEMANHA, oriunda da SUÁBIA. Conquistou com ALBERTO "O RICO" (1153) territórios consideráveis entre a SUÍÇA e a ALSÁCIA e subiu ao trono IMPERIAL como "RODOLFO DE HABSBURGO", cujos descendentes possuíam ainda a BOÉMIA, a HUNGRIA, a ESPANHA, os domínios austríacos os PAÍSES BAIXOS, uma parte de ITÁLIA, e o Novo Mundo.


(PRÓXIMO)«RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO [ II ]-A RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO(2)»

Sem comentários: