sábado, 29 de novembro de 2014

RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO [ I ]

«A RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO ( 1 )»
 Rua Luís Pastor de Macedo - ( 2014) (A "RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO" inserida na urbanização dos terrenos da antiga "Tobis Portuguesa")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Luís Pastor de Macedo - ( 2007 ) - (Vista Panorâmica da "QUINTA DAS CONCHAS" e a urbanização dos terrenos da "TOBIS PORTUGUESA", onde se insere a "RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO") in GOOGLE EARTH
 Rua Luís Pastor de Macedo - ( 2014 ) - (A RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO" no sentido Nascente, vendo-se no seu lado esquerdo o Estúdio da antiga "TOBIS PORTUGUESA") in GOOGLE EARTH
Rua Luís Pastor de Macedo - (2014) - (Entrada Norte para a "RUA LUÍS DE MACEDO", vindo da "RUA SILVA TAVARES") in GOOGLE EARTH

RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO [ I ]

«A RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO ( 1 )»

A «RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO» pertence *a freguesia do «LUMIAR». Tem início na "RUA SILVA TAVARES" existindo também uma Entrada/Saída pela "AVENIDA MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA" e finaliza novamente na "RUA SILVA TAVARES". Tem no seu lado esquerdo a "RUA TOBIS PORTUGUESA" que lhe é convergente.

Em reunião numa das salas dos Paços do Concelho foi registado na Acta Nº.105 de 26 de Janeiro de 1972 ( 1 ), o pedido feito por Sua Exª. o Presidente sobre a consagração do nome de "LUÍS PASTOR DE MACEDO" na Toponímia de Lisboa. A Comissão foi de parecer que a "RUA-A" do plano de urbanização dos terrenos da TOBIS PORTUGUESA, na QUINTA DAS CONCHAS, incluindo o troço da "RUA-B" que lhe fica paralelo, se denomine - RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO - OLISIPÓGRAFO- (1901-1971).

"LUÍS PASTOR DE MACEDO" nasceu na antiga freguesia da "MADALENA" hoje "SANTA MARIA MAIOR" a 23 de Fevereiro de 1901 e faleceu em 13 de Novembro de 1971.
PASTOR DE MACEDO, de ascendência espanhola, pertencia a uma família de comerciantes. Aliás, a conhecida e velha "CASA DOS PANOS", da "RUA DOS FANQUEIROS", provavelmente continua na posse de familiares seus.
Não foi a comerciar que veio a distinguir-se: desde muito cedo se dedicou a saber quanto pudesse sobre a sua cidade. Ia anotando todos os seus estudos as suas leituras e investigações em pequenos rectângulos de papel, que cortava à medida, aproveitando cadernos, papel almaço, cartolinas, sobretudo folhas quadriculadas, que serviam possivelmente para as contas.
Eram as suas fichas e encheu, durante a vida, muitos milhares delas. De certa forma, este ficheiro foi a obra da sua existência. Afinal, foi destes apontamentos, tirados em todas as circunstâncias, recolhidas na mais vetusta biblioteca ou na pressa de uma anotação obtida em plena rua, que proveio não só a obra vasta que nos deixou, como muitos trabalhos feitos por outros, especialmente sobre a TOPONÍMIA DE LISBOA.
O ficheiro existe: cuidadosamente conservado por familiares do Olisipógrafo, veio a ser entregue ao GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES, onde está praticamente quase todo informatizado.
O contacto com milhares de verbetes - enchem as gavetas de dois móveis amplos - é impressionante, quase comovente; o número e a qualidade das informações recolhidas pelo Mestre, é revelador de uma curiosidade insaciável, ligada a um amor muito grande.
O resultado desse trabalho de uma vida ficou expressa em livros e escritos dispersos; salientem-se os estudos sobre a "RUA DAS PEDRAS NEGRAS", o antigo "TERREIRO DO TRIGO", a "BAIXA POMBALINA", a "RUA DAS CANASTRAS", a primeira "RUA DA IMPRENSA", a "IGREJA DA MADALENA", a casa onde nasceu o jornalista e estadista "ANTÓNIO ENES".

( 1 ) - ACTAS - 1943/1974 - COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA DE LISBOA - CML - 2000 - LISBOA.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO [ II ]A RUA PASTOR DE MACEDO ( 2 )».

Sem comentários: