sábado, 17 de janeiro de 2015

JARDIM GUERRA JUNQUEIRO [ IV ]

«(VULGO) JARDIM DA ESTRELA ( 4 )»
 Jardim Guerra Junqueiro - JARDIM DA ESTRELA - (2011) Foto de Filipe Amorim (Uma vista do interior do "JARDIM DA ESTRELA" para a sua porta principal, ao fundo a BASÍLICA DA ESTRELA) in  PASSEIOS (CÁ DENTRO)
 Jardim Guerra Junqueiro - JARDIM DA ESTRELA - (2011) Foto de Filipe Amorim (A estátua de "ANTERO DE QUENTAL"(1842-1891), uma obra de SALVADOR BARATA FEIO entre 1946-50, inaugurado no JARDIM DA ESTRELA em 1951)  in  PASSEIOS (CÁ DENTRO)
 Jardim Guerra Junqueiro - JARDIM DA ESTRELA - (2010) Foto de Maria Amélia (A magnifica peça "O CAVADOR" uma obra do escultor "COSTA MOTA"(Tio), encontra-se neste JARDIM desde o ano de 1913) in SIMECQ. CULTURA
 Jardim Guerra Junqueiro - JARDIM DA ESTRELA - (2007) Foto de João Carvalho (Estátua de bronze de "JOÃO DE DEUS"(1830-1896), uma obra do escultor "JOSÉ LARANJEIRA SANTOS", segundo original de "LEOPOLDO DE ALMEIDA". Está no JARDIM DA ESTRELA desde 14 de Novembro de 1996) (Abre em tamanho grande)  in  WIKIPÉDIA
Jardim Guerra Junqueiro - JARDIM DA ESTRELA - (2007) Foto de autor não identificado (Busto de bronze do "ACTOR TABORDA", escultura de "ANTÓNIO AUGUSTO DA COSTA MONTEIRO"(Sobrinho), instalada no JARDIM DA ESTRELA desde 1914)  in  SÍTIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

(CONTINUAÇÃO) - JARDIM GUERRA JUNQUEIRO [ IV ]

«(VULGO) JARDIM DA ESTRELA ( 4 )»

Este espaço verde lisboeta que apresentava uma abundante vegetação, onde se misturavam os ALAMOS, ÁRVORE DA BORRACHA (Australiana), ARAUCÁRIAS, BANANEIRAS, COQUEIRO-DOS-JARDINS, DRAGOEIROS, OLAIAS e TÍLIAS (algumas já desaparecidas motivado por fenómenos atmosféricos), abundam ainda muitas rosas na primavera e verão entre outras espécies de flora. Sobre a fauna uma palavra para destacar os guardas-rios, pavões, cisnes, alvécia-cinzenta, periquito-de-colar e garça nocturna.
Na estatuária encontramos um busto de bronze do "ACTOR TABORDA" (1824-1909), assente em pilar de pedra decorado com ramo de palmeira. A obra foi executada por "ANTÓNIO AUGUSTO DA COSTA MOTA(SOBRINHO)" no ano de 1906 e inaugurada neste JARDIM em 1914.
Estátua em mármore de ANTERO DE QUENTAL (1842-1891) foi executada por; "SALVADOR BARATA FEIO" entre 1946 e 1950, sendo inaugurada no ano de 1951.
Estátua de bronze de "JOÃO DE DEUS" (1830-1896) com dois metros e meio de altura e com o peso  de dois mil e novecentos quilos, com pedestal em pedra. A obra foi executada por "JOSÉ LARANJEIRA SANTOS", segundo original do escultor "LEOPOLDO DE ALMEIDA". A iniciativa partiu da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA em colaboração com a ASSOCIAÇÃO DE JARDINS-ESCOLA JOÃO DE DEUS. Localiza-se neste JARDIM desde 14 de Novembro de 1996.
Estão a embelezar este JARDIM, além das placas de verdura, algumas peças de ARTE, que merecem citação: "A FILHA DO REI GUARDANDO PATOS" ou "A GUARDADORA DE PATOS" de COSTA MOTA (Sobrinho) e FRANCISCO SANTOS (1914), localizada num dos lagos do JARDIM. "O CAVADOR" de (1913) sendo o seu autor "COSTA MOTA"(Tio), "O DESPERTAR" de (1911-1921) da autoria de "JOSÉ SIMÕES DE ALMEIDA(Sobrinho). Junto a uma das entradas que dão para a "AVENIDA ÁLVARES CABRAL", existe um elemento escultural em madeira, denominado "TRONCO ESCULPIDO", efectuado precisamente na parte inferior de um tronco da árvore.

O JARDIM DA ESTRELA encontra-se rodeado por um gradeamento e cinco portas de serviço, sendo que a principal fica frente a frente à BASÍLICA DA ESTRELA. Existem duas portas para a "PRAÇA DA ESTRELA", e uma para cada RUA envolvente ou seja: AVENIDA ÁLVARES CABRAL; RUA DA ESTRELA e  RUA DE SÃO BERNARDO. A sua dimensão permitiu a instalação de um JARDIM DE INFÂNCIA e um CENTRO DE DIA PARA IDOSOS.

Ainda no período dos anos 40 e 41 do século passado, o JARDIM DA ESTRELA sofreu uma remodelação motivada pela necessidade do prolongamento da AVENIDA ÁLVARES CABRAL e alargar a RUA DA ESTRELA, remodelação em que a CML teve a preocupação de não retirar muito espaço ao JARDIM, modificar a defeituosa construção dos pavimentos interiores e tirar o maior partido das espécies existentes.
O ciclone de 1941 também fez alguns estragos no JARDIM, tendo derrubado muitas árvores, talvez as mais bonitas, obrigando a novos estudos e a novos projectos.
O JARDIM DA ESTRELA palco de festejos e celebrações, de saraus de beneficência , de festivais da Imprensa, de Exposições de Floricultura, o JARDIM foi até uma provisória "FEIRA POPULAR" em 1958 e 1959, marcando a transição entre a permanência em PALHAVÃ  e o sítio de ENTRECAMPOS onde acabou os seus dias.
Em Novembro de 2006 este JARDIM passou a fazer parte da rede de "JARDINS DIGITAIS DE LISBOA", onde é possível navegar sem fios e sem pagar,  através da criação de pontos de acesso (hotspots) em locais públicos, financiados por três empresas de Novas Tecnologias da Informação. [FINAL]

BIBLIOGRAFIA

- ARAÚJO, Norberto de - PEREGRINAÇÕES EM LISBOA - Livro XI - Vega-2ª Ed. 1993-LISBOA.
- DICIONÁRIO DA  HISTÓRIA DE LISBOA - Direcção de Francisco Santana e Eduardo Sucena - Carlos Quintas & Associados-Consultores,Lda. - 1994 - SACAVEM
- OLHARES DE PEDRA - PROSAFEITA - 2004 - LISBOA
- PARQUES E JARDINS DE LISBOA - CML - Direcção Municipal do Ambiente e Urbanismo  2007.

INTERNET

- ARTE PÚBLICA
- JARDIM DA ESTRELA
- MYGUIDE-COMUNIDADE
- LIFECOOLER
- WIKIPÉDIA

(PRÓXIMO)«RUA DO BEATO [ I ] -A RUA DO BEATO E SEU ENVOLVENTE»

2 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Depois de ler esta série de artigos, fiquei com vontade de voltar a visitar um jardim onde não vou há largos anos.

APS disse...

Caro amigo Ricardo Moreira
Espero que não dê por "tempo perdido", sabe que hoje em dia existe muito vandalismo e, o que hoje está bonito, amanhã poderá não estar.
Obrigado pela visita e bom passeio.
Um abraço
APS