quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

RUA DO BEATO [ I ]

«A RUA DO BEATO E SEU ENVOLVENTE»
 Rua do Beato - (2005) Foto de APS - (Um símbolo característico da moagem e do lugar é a ponte metálica estabelecendo a ligação entre o que hoje se designa por BEATO SUL e BEATO NORTE. Esta construção data de 1907, e tinha como principal função o transporte de cereal entre a zona portuária e a moagem, instalado no antigo "CONVENTO DO BEATO ANTÓNIO")  in ARQUIVO/APS
 Rua do Beato - (Gravura do século XVI) (Frei ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO ou BEATO ANTÓNIO. Nasceu em POMBAL em 1522 e faleceu no Convento que ajudou a construir "SÃO BENTO DE ENXOBREGAS" (hoje CONVENTO DO BEATO) com oitenta anos anos, em 11 de Maio de 1602) in MAIA DE CARVALHO
 Rua do Beato - (finalizada em 1622) (A ALAMEDA DO BEATO com a fachada ao fundo da antiga IGREJA DO CONVENTO DO BEATO, ainda com as suas duas torres sineiras) in ARCHIVO PITORESCO
 Rua do Beato - (1856-1858) Direcção de Filipe Folque (CARTA TOPOGRÁFICA DE LISBOA: Planta Nº 9 - Um pouco alterada - mostrando a zona do BEATO e as antigas instalações do CONVENTO DO BEATO, mais tarde a Fábrica de Moagem de JOÃO DE BRITO, LDA.) in  ATLAS DA CARTA TOPOGRÁFICA DE LISBOA
Rua do Beato - (2007) (Vista total das instalações da "A NACIONAL" nas instalações do antigo CONVENTO DO BEATO e nos novos edifícios projectados pelo arquitecto PARDAL MONTEIRO) in  GOOGLE EARTH  


RUA DO BEATO [ I ]

«A RUA DO BEATO E SEU ENVOLVENTE»

A «RUA DO BEATO» pertence a duas freguesias. À freguesia de «MARVILA» do número 1 a 17 e Nº 2 a 32, à freguesia do «BEATO» os restantes números.
Começa na RUA DO AÇUCAR no número noventa e finaliza na ALAMEDA DO BEATO no número quarenta e dois. 
Esta artéria tinha o nome de "RUA DIREITA DO BEATO" até o EDITAL de 8 de Junho de 1889 lhe ter retirado o qualificativo de "DIREITA", e assim, permanece até aos nossos dias.
Em 7 de Novembro de 1889, a Câmara Municipal de Lisboa deliberou delimitar esta artéria da seguinte forma: começa no "LARGO DO BEATO" (hoje com a denominação de ALAMEDA DO BEATO e termina frente do 3.º Cais ou ponte que dá para o mar, vindo do "LARGO DE DOM GASTÃO" para nascente).
Nos anos quarenta e cinquenta do século vinte era frequente chamar-se  LARGO DO BEATO ao espaço mais largo da RUA DO GRILO junto do antigo Cine-Pátria e dos Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais, embora não conste em qualquer roteiro.
Na actualidade a RUA DO BEATO terá início (como já foi dito) na RUA DO AÇÚCAR (que também tinha a designação de RUA DIREITA DO AÇÚCAR ) e termina na ALAMEDA DO BEATO.
Esta RUA DO BEATO é uma consagração ao FREI ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO (1522-1602), que ficou conhecido como BEATO ANTÓNIO e foi o responsável pela construção do novo CONVENTO DE SÃO BENTO DE XABREGAS, da Congregação dos LÓIOS, no tempo de FILIPE I.
O seu nome terá eventualmente sido tão importante que o próprio edifício ficou conhecido pelo  nome de quem dirigiu a obra, como CONVENTO DO BEATO, tal como sucede com a ALAMEDA DO BEATO, A TRAVESSA DA ALAMEDA DO BEATO, a TRAVESSA DO OLIVAL DO BEATO  e até a própria denominação da freguesia onde se insere.

«FREI ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO ou BEATO ANTÓNIO»
Este nome de BEATO vem chamar a atenção de alguns, não só para a história do edifício mas também para a personagem, um tanto misteriosa, que deu nome ao sítio.
Muito pouco se conhece, de facto, do BEATO ANTÓNIO ou "FREI ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO" para se ser mais explícito. Ficou para a posteridade com a fama de santidade que havia de o levar aos altares e dele se sabe que foi o principal impulsionador da feitura do CONVENTO, no século 16, substituindo a pequena casa de religiosos que ali existia. Embora os dados sejam escassos, ao falar-se de "MISTÉRIO", não se pretende levantar, porém, qualquer insinuação em relação ao bondoso frade. Mais exactamente, a sua modéstia e o modo como quis passar apagado no seu tempo terão acabado por prejudicar os biógrafos.
O sacerdote nasceu em POMBAL ( 1 ), provavelmente em 2 de Maio de 1522. Faleceu em LISBOA, no seu CONVENTO, já com 80 anos feitos; em 11 de Maio de 1602. Significa isto que viveu entre os reinados de D. JOÃO III e de FILIPE II (terceiro de Espanha). Pelo meio, sabe-se que estudou, Cânones na UNIVERSIDADE DE COIMBRA, especialidade em que se diploma. Foi em ÉVORA, contudo, que tomou o "hábito" dos frades LÓIOS, monges que se tornaram muito populares devido à cor azulada de suas capas e largo chapéu, que lhes valeram o nome de "padres azuis".

( 1 ) - Sabemos ainda que nasceu na "RUA DAS CANNAS" com o nome de ANTÓNIO BORGES LEITÃO. Seus pais JOÃO BORGES e sua mãe "LUCRÉCIA LEITÃO". ambas pessoas ilustres e aparentadas com casas titulares deste Reino, como refere o "PROGRESSO POMBALENSE" de 15 de Setembro de 1877. (Sobre este assunto, pode ainda o leitor consultar uma tese - LINK - intitulada "UM BEATO VIVO": o P. António da Conceição, CSJE, conselheiro e profeta no tempo de FILIPE II- de JOSÉ ADRIANO DE FREITAS CARVALHO). (PDF-50 folhas) - http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3524.pdf

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO BEATO [ II ] O BEATO ANTÓNIO ( 1 )»

2 comentários:

Lisete disse...

Cine Pátria também conhecido pelo "chagas" Depois da leitura do seu post, lá fui eu e o marido ver o Google Earth para poder entender melhor a localização do antigo convento.
Abraço

APS disse...

O Cine-Pátria era na RUA DO GRILO (nós até chamávamos o Largo do Beato nesse tempo). Mas efectivamente o CONVENTO DO BEATO está na ALAMEDA DO BEATO e RUA DO BEATO. A RUA DO BEATO não é muito longa e por isso nos possa fazer alguma confusão. O CONVENTO DO BEATO tem sido muito solicitado, ainda recentemente foi transmitido pela TV um evento desse lugar.
Fico contente por conseguir verem no GOOGLE EARTH , agora é só arrastar o Street View para ver as ruas (dentro delas). Terá que no canto inferior esquerdo do Monitor em CAMADAS meter um "V" em fronteiras, locais, estradas, edifícios em 3D e se pretender ver fotos, (verá o aspecto com outros olhos). (possivelmente já conhece estas indicações que escrevi, no entanto poderá servir para outra pessoa).
Aqui vai o link do CINE-PÁTRIA. http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/search?q=Rua+do+Grilo+%5B+XV+%5D
Despeço-me com amizade
APS