quarta-feira, 25 de março de 2015

RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ VI ]

«A ESTAÇÃO DE CAMINHOS DE FERRO DE SANTA APOLÓNIA ( 1 )»
 Rua dos Caminhos de Ferro - (2009) Foto de APS (A "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" vista para o "Largo" e para a "AVENIDA INFANTE DOM HENRIQUE")  in  ARQUIVO/APS
 Rua dos Caminhos de Ferro - (1856) - (A "ESTAÇÃO DE CAMINHOS DE FERRO DE SANTA APOLÓNIA" - ainda só com dois pisos - publicado in O CAMINHO DE FERRO REVISITADO. O Caminho de Ferro em Portugal de 1856 a 1996, Lisboa, CP, 1996, p. 27) in CAMINHO DO ORIENTE
 Rua dos Caminhos de Ferro - (Depois de 1865) - Foto de A. S. Fonseca - (Nesta foto a "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" ainda estava muito perto do RIO TEJO, vista do lado Nascente e Sul) in QUATRO ALMAS
Rua dos Caminhos de Ferro - (Depois de 1865) Foto de A. S. Fonseca - (Vista no interior de "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" no 3º quartel do século XIX. A grande Nave do desembarcadouro do Caminho de Ferro Norte e Leste) in  RESTOS DE COLECÇÃO

(CONTINUAÇÃO) - RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ VI ]

«A ESTAÇÃO DE CAMINHOS DE FERRO DE SANTA APOLÓNIA ( 1 )»

Por iniciativa de "COSTA CABRAL", ministro de D. MARIA II existiu uma proposta datada de 1845, para o estabelecimento dum comboio de ferro que ligasse LISBOA à fronteira espanhola. 
O projecto que chegou a ser entregue à "COMPANHIA DAS OBRAS PÚBLICAS DE PORTUGAL", ficou, porém, na fase preliminar. Coube então a "FONTES PEREIRA DE MELO", Ministro das Obras Públicas, no Governo de "RODRIGO DA FONSECA MAGALHÃES", dar execução, a partir de 1852, ao primeiro «CAMINHO-DE-FERRO PORTUGUÊS", em LISBOA e que na primeira fase, não ultrapassou o CARREGADO, mas cujo projecto previa já o seu prolongamento em dois sentidos, até à fronteira espanhola e até à Cidade do PORTO.
O "COMBOIO LISBOA-CARREGADO", com locomotiva a vapor, importada de PARIS, foi inaugurada no dia 28 de Outubro de 1856, com a presença de D. PEDRO V, que nele viajou em carruagem Real.  

A primeira Estação provisória, funcionou no antigo "CONVENTO DE SANTA APOLÓNIA" defronte da "CALÇADA DOS BARBADINHOS". Entretanto, o local para a sua construção e subsequente traçado inicial da linha foi objecto de grande discussão; "O LARGO DO INTENDENTE"; o "LARGO DE ARROIOS"; o "CAIS DOS SOLDADOS" e "XABREGAS", foram algumas das alternativas mais discutidas. A escolhida foi a zona compreendida entre o "CAIS DOS SOLDADOS" e o conjunto de pequenos ancoradouros e abrigos fluviais vizinhos, ao longo da margem do TEJO (as chamadas "CALDEIRAS"), a Oeste, a "PRAIA DOS ALGARVES", e a  Leste o "CAIS DO TOJO" (ou da FORCA"), do "CAIS DO CARVÃO" e do "CAIS DO CARVÃO".
O "CONVENTO DE SANTA APOLÓNIA" pertencia então à EMPRESA CONSTRUTORA DOS CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES, por aquisição datada de 1852.
A localização de 1865 resultou de uma decisão Governamental, que deu corpo a diversas hipóteses de traçado ferroviário a partir de uma ESTAÇÃO CENTRAL, entre os interlocutores dos CAMINHOS-DE-FERRO PORTUGUESES. A decisão vinha de 1852, mas só se materializou mais tarde. 
A construção desse importante empreendimento, próprio de uma cidade que se modernizava, implicava toda a linha de costa. entre o "ARSENAL DO EXÉRCITO" (hoje MUSEU MILITAR) e a praia de XABREGAS (No século XX conhecida por "PRAIA DA MARABANA").
A escolha recaiu no antigo "CAIS DOS SOLDADOS", onde existia um quartel de artilharia. A grandiosidade do projecto determinou a destruição do "CAIS DOS ALGARVES", do "PALÁCIO DA FAMÍLIA PREGO", do "MERCADO DO TOJO", de várias pequenas Caldeiras para resguardo de embarcações, dos armazéns de Azeite de peixe e da Forca da cidade de LISBOA, que jazem por debaixo das modernas construções ferroviárias.
A extensão das obras obrigou ainda à demolição do "FORTE DA CRUZ DA PEDRA" e parte do "PALÁCIO DO BRAÇO DE PRATA". No local dos armazéns veio a surgir a rotunda das locomotivas, uma obra de enorme significado para a época, aliás sacrificada durante as mudanças de 1997-1998.

Conhece-se uma planta em papel-tela da "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA", com edifício dos passageiros e nível da plataforma, datada de 1856, cuja distribuição de espaços foi parcialmente respeitada. 

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ VII ]-A ESTAÇÃO DE CAMINHOS DE FERRO DE SANTA APOLÓNIA ( 2 )».  

Sem comentários: