sábado, 28 de março de 2015

RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ VII ]

«A ESTAÇÃO DE CAMINHOS DE FERRO DE SANTA APOLÓNIA ( 2 )»
 Rua dos Caminhos de Ferro -(antes de 1908) Foto de autor não identificado ( A "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" ainda só com o primeiro andar) (Abre em tamanho grande) in  AML 
 Rua dos Caminhos de Ferro - (1932) Foto de autor não identificado (Fotografia Aérea da zona de SANTA APOLÓNIA e SANTA CLARA onde podemos ver a IGREJA DE SÃO VICENTE DE FORA o PANTEÃO NACIONAL DE LISBOA, ainda sem a cúpula. A ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA e no lado nascente onde mais tarde viria a surgir a AVENIDA INFANTE DOM HENRIQUE, estava cheia de Armazéns) (Abre em tamanho grande)  in   AML
 Rua dos Caminhos de Ferro - (1860) -Foto de autor não identificado (Uma "Acção de Quinhentos Francos" emitida pela "COMPANHIA REAL DOS CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES") in OS MAIAS
Rua dos Caminhos de Ferro - (2014) (Um troço da "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO) antiga RUA CAIS DOS SOLDADOS)  in  GOOGLE EARTH

(CONTINUAÇÃO) - RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ VII ]

«A ESTAÇÃO DE CAMINHOS DE FERRO DE SANTA APOLÓNIA ( 2 )»

O Edifício da ESTAÇÃO CENTRAL na época, chamou-se inicialmente do "CAIS DOS SOLDADOS", oralidade que perdurou em aduaneiros e nos ferroviários, porque no local do cais das mercadorias ao longo da "RUA DA BICA DO SAPATO", existia na primeira metade do século dezanove, mesmo junto do TEJO, um quartel de Artilharia, sendo esta área ocupada pelos soldados.

A "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" tem o risco do engenheiro JOÃO EVANGELISTA DE ABREU, tendo sido colocada a primeira pedra em 20 de Outubro de 1862. A inauguração solene foi realizada em 1 de Maio de 1865, com uma gare coberta de 117 metros de comprimento por 25 metros de largura e com apenas o primeiro andar.
O grande edifício albergando cais ferroviário e actualmente de três pisos planta em "U" e três fachadas principais viradas para cada um dos lados de serventia pública. Todas as fachadas dispõem de um corpo central com frontão classicizante ( 1 ), onde se embebeu um óculo com seu mostrador de relógio.
As fachadas Norte e Sul têm agora 135 metros de comprimento e a Ocidente 50,4 metros. A gare coberta continua a ter 25 metros de largo (1955 metros quadrados de área, tal como em 1872).
O edifício foi alterado na altura, acrescentado mais um andar. Passando da altura inicial de 13 metros, tal como foi concebido no século XIX, para aproximadamente mais oito metros em altura.
A cobertura de ferro que a caracterizava inicialmente dispunha de uma portaria metálica encimada pelas armas da casa real. Esta porta da gare foi apeada, tal como a cobertura de vigas de ferro assentes sobre cachorros de pedra, donde recebia iluminação natural através de chapas de vidraça.
Seguindo o padrão mais funcional e comum de estações, "SANTA APOLÓNIA" dispunha de uma das obras de engenharia mais importante e aquela que lhe conferia um lugar na arquitectura de ferro em PORTUGAL - a cobertura da gare de passageiros.
A obra evidenciava algum valor artístico, mas antes de 1872, dezasseis asnas de ferro da primitiva estrutura terão caído, tendo-se modificado o plano inicial.
A obra de edificação da "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" seguiu os parâmetros construtivos da arquitectura de engenheiros. Em termos de planta era um empreendimento de grande extensão, implicando o apetrechamento de uma ESTAÇÃO FERROVIÁRIA similar a outras já erguidas em capitais europeias.
Importava construir um edifício, cujo modelo fosse reconhecido pela sua funcionalidade, uma espécie de obra pública de uma empresa privada, na qual se utilizassem materiais baratos, entre os quais o ferro.
A empreitada foi adjudicada ao engenheiro OPPERMANN, que dirigia uma importante revista, através do seu representante em LISBOA, o Engenheiro "AGNÈS".
Todavia, antes da obra ter sido entregue ao construtor, o projecto foi desenhado pelo Engº. JOÃO EVANGELISTA ABREU(Engenheiro-Chefe). Esta projecto era muito harmonioso, mas as modificações que recebeu nas diversas instâncias governativas e técnicas alteraram substancialmente o conjunto e o risco.

- ( 1 ) - Que tende para o clássico.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ VIII ]-A ESTAÇÃO DE CAMINHOS DE FERRO DE SANTA APOLÓNIA ( 3 )».

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