Rua São João da Praça - (2009) - Foto de APS (Fachada de um edifício muito bem conservado com janelas encimadas por frontão triangular no primeiro andar, na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA") in ARQUIVO/APS
Rua São João da Praça - (2009) Foto de APS - (Edifício na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" de cinco pisos tendo no primeiro andar as janelas encimadas por frontão) in ARQUIVO/APS
Rua São João da Praça - (2009) - Foto de APS - ( O "BECO DOS ARMAZÉNS DO LINHO" com entrada pelo "ARCO DE JESUS", provavelmente no século XVI seria esta a "RUA DO CONDE DE LINHARES") in ARQUIVO/APS
Rua São João da Praça - (2010) Foto de autor não identificado ( A "IGREJA SÃO JOÃO DA PRAÇA" na rua com o mesmo nome, no Bairro de ALFAMA ) in GUIA DA CIDADE
Rua São João da Praça - (entre 1898 e 1908) Foto de autor não identificado - (A "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" no sentido para Nascente, junto do "PÁTIO DO MARQUÊS DO LAVRADIO" que liga a "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" ao "CAMPO DAS CEBOLAS) ( Abre em tamanho grande) in AML
(CONTINUAÇÃO) - RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ VI ]
«NOTÍCIAS HISTÓRICAS DA FREGUESIA DE "SÃO JOÃO DA PRAÇA»
FREGUESIA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA
SÃO JOÃO BAPTISTA - SÃO JOÃO DEGOLADO
A Igreja de "SÃO JOÃO" já aparece mencionada no documento do "EPISCOPADO", o que mostra a sua existência no reinado de "D. AFONSO II" ou de "D. SANCHO II" (1209 ou 1229); um documento cita-a no ano de 1317, e consta que foi reedificada depois do ano de 1442.
O seu orago é "SÃO JOÃO BAPTISTA" ou "SÃO JOÃO DEGOLADO", mas popular e oficialmente é designada por "SÃO JOÃO DA PRAÇA".
Ficou arruinada e queimada por ocasião do Terramoto de 1755. Passou então a freguesia para a "ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO", pertencente à Irmandade da mesma denominação, situada na "RUA DA VERÓNICA" número 31, mesmo fronteira à "TRAVESSA DO ROSÁRIO" a "SANTA CLARA", e onde se encontrava instalada uma "FÁBRICA DE MALAS", enquanto se fazia no «CAIS DE SANTARÉM» (em 1763) uma barraca para a sua melhor acomodação.
Reconstruída a antiga paroquial no mesmo sítio, foi para lá transferida a freguesia em Julho de 1774; a IGREJA estava ainda inacabada, e as obras só se concluíram em 1787.
A freguesia foi anexada à de "SANTA MARIA DA SÉ PATRIARCAL", para efeitos eclesiásticos, por Decreto de 24 de Dezembro de 1885; e aí foi instituído canonicamente o pároco em 26 de Junho de 1886.
O último registo que aparece nos livros da freguesia de "SÃO JOÃO DA PRAÇA" é o de "um óbito, efectuado em 8 de Julho de 1886"; em 11 desse mês já os registos foram lavrados nos livros da " SÉ".
O Cartório da freguesia foi transferido para a "SÉ", e considerou-se extinta a freguesia de "SÃO JOÃO DA PRAÇA", cujo título desapareceu dos livros de registo paroquiais.
Continuou, porém, o exercício do culto nesta IGREJA, que em Novembro de 1934 estava servindo de paróquia da freguesia da "SÉ", "por motivos das obras de restauro que se estavam efectuando neste templo principal" .
Em 3 de Maio de 1896 foi destruída a Capela-Mor e o tecto da IGREJA de "SÃO JOÃO DA PRAÇA", pelo incêndio de uma fábrica de moagem que ficava na "RUA DO BARÃO". Foi a reedificação subsidiada pelo ESTADO, e a IGREJA novamente aberta ao culto em 10 de Junho de 1898.
Por Decreto de 3 de Maio de 1906 recebeu o título de "REAL CAPELA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA".
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA[ VII ] -A COLEGIADA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA DE LISBOA».
Sem comentários:
Enviar um comentário